O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sestari, Adriane Rogéria da Veiga
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000htbn
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19666
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.
id UFSM_6f2f533533a5470c1288934e5193b1a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/19666
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantilThe musical play of very small children: organizing a space for vocalize in early childhood educationEducação infantilMúsicaProtagonismo infantilChildhood educationMusicChildren's protagonistCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.This monograph focuses on the experience of music and the creation of children's sonorities. As a general objective, it sought to enhance the musical play of children by exploiting an organized environment to vocalize. Specifically, reflect on the processes of creation and audio production of children; and analyze the musical exploration on the interaction of children with each other and the teacher. As a methodological approach was used action research, developed with children from 18 to 24 months old, of a public institution of Early Childhood Education. As a methodological strategy was used the intervention, which was the organization of a different environments prepared to stimulate the musical play of children. The results observed and analyzed indicated that the contact with organized environment based in intervention, the very young children are competent in their musical creations, as were actors in their actions and sound buildings. Demonstrated creative and inventive capacities, re-creating new meanings for materials or objects that have been placed at their disposal. With this study, it can be concluded that very young children in their actions and body postures reveal the ability to explore the different elements of music as well as indicate intrinsic knowledge of these elements. I also observed that the sound functioning procedures of objects favored children's relationships with each other. In this process, the children shared experiences they have lived, seized in their cultures and with their peers, signify reality through their actions, producing cultures for the Children. Therefore, in my role as a teacher it was fundamental in creating a space, enhancing these sound and musical surveys.A presente monografia, focaliza a experiência da música e a construção de sonoridades infantis. Como objetivo geral, buscou-se potencializar o brincar musical das crianças através da exploração de um ambiente organizado para sonorizar. Especificamente, refletir sobre os processos de criação e produção sonora das crianças; e analisar a exploração musical na interação das crianças entre si e com a professora. Como abordagem metodológica foi utilizada a pesquisa-ação, desenvolvida com as crianças de 18 a 24 meses, de uma instituição pública de Educação Infantil. Como estratégia metodológica utilizou-se a intervenção, que constituiu na organização de um ambiente diferente preparado para estimular o brincar musical das crianças. Os resultados observados e analisados indicam que, em contato com o ambiente organizado na intervenção, as crianças bem pequenas são competentes em suas criações musicais, pois foram protagonistas em suas ações e construções sonoras. Demonstraram capacidades criativas e criadoras, recriando novos sentidos para os materiais ou objetos que foram colocados à sua disposição. Com este estudo concluo que as crianças bem pequenas em suas ações e atitudes corporais, revelam a capacidade de explorar os diferentes elementos da música, bem como indicam conhecimentos intrínsecos destes elementos. Observei também que os processos de exploração sonora dos objetos, favoreceram as relações das crianças entre si. Nesse processo as crianças partilham experiências, já vividas, apreendidas em suas culturas e junto aos seus pares, ressignificam a realidade através de suas ações, produzindo culturas da Infância. Para tanto, o meu papel como professora foi de fundamental importância na criação de um espaço, potencializando essas explorações sonoras e musicais.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoWerle, KellySestari, Adriane Rogéria da Veiga2020-02-27T15:07:21Z2020-02-27T15:07:21Z2016-09-232016Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19666ark:/26339/001300000htbnporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-02-28T06:03:37Zoai:repositorio.ufsm.br:1/19666Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-02-28T06:03:37Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantil
The musical play of very small children: organizing a space for vocalize in early childhood education
title O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantil
spellingShingle O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantil
Sestari, Adriane Rogéria da Veiga
Educação infantil
Música
Protagonismo infantil
Childhood education
Music
Children's protagonist
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantil
title_full O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantil
title_fullStr O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantil
title_full_unstemmed O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantil
title_sort O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantil
author Sestari, Adriane Rogéria da Veiga
author_facet Sestari, Adriane Rogéria da Veiga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Werle, Kelly
dc.contributor.author.fl_str_mv Sestari, Adriane Rogéria da Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Música
Protagonismo infantil
Childhood education
Music
Children's protagonist
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação infantil
Música
Protagonismo infantil
Childhood education
Music
Children's protagonist
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-23
2016
2020-02-27T15:07:21Z
2020-02-27T15:07:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19666
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000htbn
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19666
identifier_str_mv ark:/26339/001300000htbn
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172346844020736