De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Greice Duarte de Brito
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15206
Resumo: Conhecer as histórias de formação de professoras da Educação Infantil, para identificar e dar visibilidade à dimensão estética constituída em seus percursos, foi o objetivo central da presente pesquisa. Nessa direção, pretendendo analisar a presença da arte nas experiências formativas docentes, para reconhecer tempos e espaços que marcaram tais experiências, abriu espaço para a escuta e acolhimento das memórias e narrativas de quatro professoras de Educação Infantil que participaram do programa “Arte e aprendizagem na primeira infância”, oferecido pela Casa Daros, instituição cultural do Rio de Janeiro. A formação é aqui concebida a partir do desenvolvimento da identidade profissional, conectada à dimensão humana da pessoa professor e professora, abarcando sua inteireza de ser no mundo. As abordagens (auto)biográficas, por valorizarem as histórias de vida e formação no processo de fazer-se docente, foram assumidas como pressupostos teórico-metodológicos que sustentaram a realização de entrevistas narrativas com as participantes da pesquisa. O material biográfico produzido foi organizado em pequenas histórias, capturando experiências sensíveis consideradas significativas pelas narradoras, configurando itinerários de formação estética. Em tais itinerários percebe-se que a formação do gosto, a apreciação da arte e do fazer artístico, a ampliação dos sentidos, não foram propiciadas pela escola, mas fertilizadas na natureza, marcadamente na infância, com a família; o olhar que vai passear no museu e instituições culturais, experimentado em tempos-espaços de formação continuada e na relação profissional, é igualmente uma marca nos percursos em diálogo. A análise do lugar da arte nas trajetórias de vida das professoras-narradoras apontou a necessidade de se pensar propostas de formação que provoquem todos os sentidos – aisthesis –, ajudando a mobilizar saberes sensíveis, potencializando a imaginação e o poder de criação de professoras e professores; indicou, por fim, que a aproximação aos itinerários e processos formativos docentes pode contribuir para se (re)pensar propostas de formação, inicial e continuada, no contexto da Educação Infantil atual, a qual está a exigir profissionais que incorporem as questões artísticas, culturais, éticas e estéticas na prática pedagógica com as crianças
id UFF-2_ee215c4cb4d21d58b9ba59ecee959cbb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15206
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantilEducação estéticaArte e infânciaNarrativas autobiográficasFormação de professoresEducação InfantilEstética (Arte)Formação de professorEducação infantilNarrativa pessoalAesthetic educationArt and childhoodAutobiographical narrativesTeacher trainingChild educationConhecer as histórias de formação de professoras da Educação Infantil, para identificar e dar visibilidade à dimensão estética constituída em seus percursos, foi o objetivo central da presente pesquisa. Nessa direção, pretendendo analisar a presença da arte nas experiências formativas docentes, para reconhecer tempos e espaços que marcaram tais experiências, abriu espaço para a escuta e acolhimento das memórias e narrativas de quatro professoras de Educação Infantil que participaram do programa “Arte e aprendizagem na primeira infância”, oferecido pela Casa Daros, instituição cultural do Rio de Janeiro. A formação é aqui concebida a partir do desenvolvimento da identidade profissional, conectada à dimensão humana da pessoa professor e professora, abarcando sua inteireza de ser no mundo. As abordagens (auto)biográficas, por valorizarem as histórias de vida e formação no processo de fazer-se docente, foram assumidas como pressupostos teórico-metodológicos que sustentaram a realização de entrevistas narrativas com as participantes da pesquisa. O material biográfico produzido foi organizado em pequenas histórias, capturando experiências sensíveis consideradas significativas pelas narradoras, configurando itinerários de formação estética. Em tais itinerários percebe-se que a formação do gosto, a apreciação da arte e do fazer artístico, a ampliação dos sentidos, não foram propiciadas pela escola, mas fertilizadas na natureza, marcadamente na infância, com a família; o olhar que vai passear no museu e instituições culturais, experimentado em tempos-espaços de formação continuada e na relação profissional, é igualmente uma marca nos percursos em diálogo. A análise do lugar da arte nas trajetórias de vida das professoras-narradoras apontou a necessidade de se pensar propostas de formação que provoquem todos os sentidos – aisthesis –, ajudando a mobilizar saberes sensíveis, potencializando a imaginação e o poder de criação de professoras e professores; indicou, por fim, que a aproximação aos itinerários e processos formativos docentes pode contribuir para se (re)pensar propostas de formação, inicial e continuada, no contexto da Educação Infantil atual, a qual está a exigir profissionais que incorporem as questões artísticas, culturais, éticas e estéticas na prática pedagógica com as criançasTo know the stories of the formation of teachers of Early Childhood Education, to identify and give visibility to the aesthetic dimension constituted in their courses, was the central objective of the present research. In this direction, intending to analyze the presence of art in teacher training experiences, to recognize times and spaces that marked such experiences, opened space for listening and receiving the memories and narratives of four teachers of Early Childhood Education who participated in the program "Art and learning in First childhood, "offered by Casa Daros, a cultural institution in Rio de Janeiro. The formation is conceived here from the development of the professional identity, connected to the human dimension of the person teacher and teacher, embracing its wholeness of being in the world. The (self) biographical approaches, by valuing the life histories and formation in the process of becoming a teacher, were assumed as theoretical and methodological assumptions that supported the accomplishment of narrative interviews with the participants of the research. The biographical material produced was organized in small histories, capturing sensitive experiences considered significant by the narrators, forming itineraries of aesthetic formation. In such itineraries one can perceive that the formation of taste, the appreciation of art and artistic work, the expansion of the senses, were not propitiated by the school, but fertilized in nature, markedly in childhood, with the family; The look that is going to stroll in the museum and cultural institutions, experienced in times-spaces of continuous formation and in the professional relation, is also a mark in the routes in dialogue. The analysis of the place of art in the life trajectories of the teacher-narrators pointed out the need to think of training proposals that provoke all the senses - aisthesis -, helping to mobilize sensitive knowledge, potentiating the imagination and the power to create teachers and teachers ; Finally, it was pointed out that the approach to the educational itineraries and training processes can contribute to (re) thinking about proposals for initial and continuing training in the context of the current Early Childhood Education, which is demanding professionals who incorporate artistic, cultural , Ethical and aesthetic in pedagogical practice with children174 f.Ostetto, Luciana EsmeraldaMello, Marisol Barenco deAlbano, Ana Angélica MedeirosGuedes, Adrianne Ogêdahttp://lattes.cnpq.br/4266653110288879http://lattes.cnpq.br/7470127128501920Silva, Greice Duarte de Brito2020-10-12T13:51:27Z2020-10-12T13:51:27Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Greice Duarte de Brito. De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15206openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T21:52:59Zoai:app.uff.br:1/15206Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:25.852443Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil
title De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil
spellingShingle De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil
Silva, Greice Duarte de Brito
Educação estética
Arte e infância
Narrativas autobiográficas
Formação de professores
Educação Infantil
Estética (Arte)
Formação de professor
Educação infantil
Narrativa pessoal
Aesthetic education
Art and childhood
Autobiographical narratives
Teacher training
Child education
title_short De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil
title_full De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil
title_fullStr De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil
title_full_unstemmed De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil
title_sort De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil
author Silva, Greice Duarte de Brito
author_facet Silva, Greice Duarte de Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ostetto, Luciana Esmeralda
Mello, Marisol Barenco de
Albano, Ana Angélica Medeiros
Guedes, Adrianne Ogêda
http://lattes.cnpq.br/4266653110288879
http://lattes.cnpq.br/7470127128501920
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Greice Duarte de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estética
Arte e infância
Narrativas autobiográficas
Formação de professores
Educação Infantil
Estética (Arte)
Formação de professor
Educação infantil
Narrativa pessoal
Aesthetic education
Art and childhood
Autobiographical narratives
Teacher training
Child education
topic Educação estética
Arte e infância
Narrativas autobiográficas
Formação de professores
Educação Infantil
Estética (Arte)
Formação de professor
Educação infantil
Narrativa pessoal
Aesthetic education
Art and childhood
Autobiographical narratives
Teacher training
Child education
description Conhecer as histórias de formação de professoras da Educação Infantil, para identificar e dar visibilidade à dimensão estética constituída em seus percursos, foi o objetivo central da presente pesquisa. Nessa direção, pretendendo analisar a presença da arte nas experiências formativas docentes, para reconhecer tempos e espaços que marcaram tais experiências, abriu espaço para a escuta e acolhimento das memórias e narrativas de quatro professoras de Educação Infantil que participaram do programa “Arte e aprendizagem na primeira infância”, oferecido pela Casa Daros, instituição cultural do Rio de Janeiro. A formação é aqui concebida a partir do desenvolvimento da identidade profissional, conectada à dimensão humana da pessoa professor e professora, abarcando sua inteireza de ser no mundo. As abordagens (auto)biográficas, por valorizarem as histórias de vida e formação no processo de fazer-se docente, foram assumidas como pressupostos teórico-metodológicos que sustentaram a realização de entrevistas narrativas com as participantes da pesquisa. O material biográfico produzido foi organizado em pequenas histórias, capturando experiências sensíveis consideradas significativas pelas narradoras, configurando itinerários de formação estética. Em tais itinerários percebe-se que a formação do gosto, a apreciação da arte e do fazer artístico, a ampliação dos sentidos, não foram propiciadas pela escola, mas fertilizadas na natureza, marcadamente na infância, com a família; o olhar que vai passear no museu e instituições culturais, experimentado em tempos-espaços de formação continuada e na relação profissional, é igualmente uma marca nos percursos em diálogo. A análise do lugar da arte nas trajetórias de vida das professoras-narradoras apontou a necessidade de se pensar propostas de formação que provoquem todos os sentidos – aisthesis –, ajudando a mobilizar saberes sensíveis, potencializando a imaginação e o poder de criação de professoras e professores; indicou, por fim, que a aproximação aos itinerários e processos formativos docentes pode contribuir para se (re)pensar propostas de formação, inicial e continuada, no contexto da Educação Infantil atual, a qual está a exigir profissionais que incorporem as questões artísticas, culturais, éticas e estéticas na prática pedagógica com as crianças
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-12T13:51:27Z
2020-10-12T13:51:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Greice Duarte de Brito. De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15206
identifier_str_mv SILVA, Greice Duarte de Brito. De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823675427520512