Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Souza da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9983
Resumo: Esse trabalho, de caráter exploratório e propositivo, teve como objetivo apresentar uma possível forma de sistematizar o conteúdo tênis de campo nas aulas de educação física considerando princípios presentes na pedagogia crítico-emancipatória que baliza a proposta pedagógica defendida pelo professor Elenor Kunz. A preocupação e o compromisso com o processo de ensino-aprendizagem que assegure ao aluno tomar decisões e resolver problemas, tanto em relações a situações vivenciadas no esporte como na vida, nos levou a priorizar a emancipação do aluno a partir da reflexão crítica no “se movimentar” humano como referência da proposta pedagógica aqui apresentada. Nessa perspectiva é que o tênis de campo é apresentado como uma prática esportiva capaz de contribuir para o desenvolvimento social e motor dos alunos na busca de transformações na sociedade
id UFF-2_ef113f22da5e503f323911e63d37d0cf
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9983
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatóriaEducação física escolarFormação crítica-emancipatóriaTênis de campoTênis (Jogo)EsporteEnsino-aprendizagemSchool physical educationCritical training-emancipatoryField tennisEsse trabalho, de caráter exploratório e propositivo, teve como objetivo apresentar uma possível forma de sistematizar o conteúdo tênis de campo nas aulas de educação física considerando princípios presentes na pedagogia crítico-emancipatória que baliza a proposta pedagógica defendida pelo professor Elenor Kunz. A preocupação e o compromisso com o processo de ensino-aprendizagem que assegure ao aluno tomar decisões e resolver problemas, tanto em relações a situações vivenciadas no esporte como na vida, nos levou a priorizar a emancipação do aluno a partir da reflexão crítica no “se movimentar” humano como referência da proposta pedagógica aqui apresentada. Nessa perspectiva é que o tênis de campo é apresentado como uma prática esportiva capaz de contribuir para o desenvolvimento social e motor dos alunos na busca de transformações na sociedadeThis work, with exploratory and propositional character, had the purpose of presenting a possible way to systematize the field tennis in a physical education classes considering principles present in the critical-emancipatory pedagogy that beacon the pedagogical proposal defended by teacher Elenor Kunz. The concem and commitment to the teaching-learning process that assures the student to make decisions and solve problems, both in relation to situations experienced in sports and in life, led us to prioritize the student’s emancipation from the critical reflection on human “moving” as a reference of the pedagogical proposal presented here. In this perspective, field tennis is presented as a sport practice capable of contributing tu the social and motor development of students in search of changes in societyMuniz, Neyse LuzVianna, Aurélio PitangaDutra, Sérgio Ricardo AboudSilva, Guilherme Souza da2019-06-17T13:20:33Z2019-06-17T13:20:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Guilherme Souza da. Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9983http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-09T20:02:42Zoai:app.uff.br:1/9983Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:40.325700Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória
title Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória
spellingShingle Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória
Silva, Guilherme Souza da
Educação física escolar
Formação crítica-emancipatória
Tênis de campo
Tênis (Jogo)
Esporte
Ensino-aprendizagem
School physical education
Critical training-emancipatory
Field tennis
title_short Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória
title_full Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória
title_fullStr Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória
title_full_unstemmed Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória
title_sort Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória
author Silva, Guilherme Souza da
author_facet Silva, Guilherme Souza da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz, Neyse Luz
Vianna, Aurélio Pitanga
Dutra, Sérgio Ricardo Aboud
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Guilherme Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Formação crítica-emancipatória
Tênis de campo
Tênis (Jogo)
Esporte
Ensino-aprendizagem
School physical education
Critical training-emancipatory
Field tennis
topic Educação física escolar
Formação crítica-emancipatória
Tênis de campo
Tênis (Jogo)
Esporte
Ensino-aprendizagem
School physical education
Critical training-emancipatory
Field tennis
description Esse trabalho, de caráter exploratório e propositivo, teve como objetivo apresentar uma possível forma de sistematizar o conteúdo tênis de campo nas aulas de educação física considerando princípios presentes na pedagogia crítico-emancipatória que baliza a proposta pedagógica defendida pelo professor Elenor Kunz. A preocupação e o compromisso com o processo de ensino-aprendizagem que assegure ao aluno tomar decisões e resolver problemas, tanto em relações a situações vivenciadas no esporte como na vida, nos levou a priorizar a emancipação do aluno a partir da reflexão crítica no “se movimentar” humano como referência da proposta pedagógica aqui apresentada. Nessa perspectiva é que o tênis de campo é apresentado como uma prática esportiva capaz de contribuir para o desenvolvimento social e motor dos alunos na busca de transformações na sociedade
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-17T13:20:33Z
2019-06-17T13:20:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Guilherme Souza da. Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9983
identifier_str_mv SILVA, Guilherme Souza da. Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823657783132160