Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9983 |
Resumo: | Esse trabalho, de caráter exploratório e propositivo, teve como objetivo apresentar uma possível forma de sistematizar o conteúdo tênis de campo nas aulas de educação física considerando princípios presentes na pedagogia crítico-emancipatória que baliza a proposta pedagógica defendida pelo professor Elenor Kunz. A preocupação e o compromisso com o processo de ensino-aprendizagem que assegure ao aluno tomar decisões e resolver problemas, tanto em relações a situações vivenciadas no esporte como na vida, nos levou a priorizar a emancipação do aluno a partir da reflexão crítica no “se movimentar” humano como referência da proposta pedagógica aqui apresentada. Nessa perspectiva é que o tênis de campo é apresentado como uma prática esportiva capaz de contribuir para o desenvolvimento social e motor dos alunos na busca de transformações na sociedade |
id |
UFF-2_ef113f22da5e503f323911e63d37d0cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9983 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatóriaEducação física escolarFormação crítica-emancipatóriaTênis de campoTênis (Jogo)EsporteEnsino-aprendizagemSchool physical educationCritical training-emancipatoryField tennisEsse trabalho, de caráter exploratório e propositivo, teve como objetivo apresentar uma possível forma de sistematizar o conteúdo tênis de campo nas aulas de educação física considerando princípios presentes na pedagogia crítico-emancipatória que baliza a proposta pedagógica defendida pelo professor Elenor Kunz. A preocupação e o compromisso com o processo de ensino-aprendizagem que assegure ao aluno tomar decisões e resolver problemas, tanto em relações a situações vivenciadas no esporte como na vida, nos levou a priorizar a emancipação do aluno a partir da reflexão crítica no “se movimentar” humano como referência da proposta pedagógica aqui apresentada. Nessa perspectiva é que o tênis de campo é apresentado como uma prática esportiva capaz de contribuir para o desenvolvimento social e motor dos alunos na busca de transformações na sociedadeThis work, with exploratory and propositional character, had the purpose of presenting a possible way to systematize the field tennis in a physical education classes considering principles present in the critical-emancipatory pedagogy that beacon the pedagogical proposal defended by teacher Elenor Kunz. The concem and commitment to the teaching-learning process that assures the student to make decisions and solve problems, both in relation to situations experienced in sports and in life, led us to prioritize the student’s emancipation from the critical reflection on human “moving” as a reference of the pedagogical proposal presented here. In this perspective, field tennis is presented as a sport practice capable of contributing tu the social and motor development of students in search of changes in societyMuniz, Neyse LuzVianna, Aurélio PitangaDutra, Sérgio Ricardo AboudSilva, Guilherme Souza da2019-06-17T13:20:33Z2019-06-17T13:20:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Guilherme Souza da. Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9983http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-09T20:02:42Zoai:app.uff.br:1/9983Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:40.325700Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória |
title |
Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória |
spellingShingle |
Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória Silva, Guilherme Souza da Educação física escolar Formação crítica-emancipatória Tênis de campo Tênis (Jogo) Esporte Ensino-aprendizagem School physical education Critical training-emancipatory Field tennis |
title_short |
Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória |
title_full |
Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória |
title_fullStr |
Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória |
title_full_unstemmed |
Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória |
title_sort |
Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória |
author |
Silva, Guilherme Souza da |
author_facet |
Silva, Guilherme Souza da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Muniz, Neyse Luz Vianna, Aurélio Pitanga Dutra, Sérgio Ricardo Aboud |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Guilherme Souza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Formação crítica-emancipatória Tênis de campo Tênis (Jogo) Esporte Ensino-aprendizagem School physical education Critical training-emancipatory Field tennis |
topic |
Educação física escolar Formação crítica-emancipatória Tênis de campo Tênis (Jogo) Esporte Ensino-aprendizagem School physical education Critical training-emancipatory Field tennis |
description |
Esse trabalho, de caráter exploratório e propositivo, teve como objetivo apresentar uma possível forma de sistematizar o conteúdo tênis de campo nas aulas de educação física considerando princípios presentes na pedagogia crítico-emancipatória que baliza a proposta pedagógica defendida pelo professor Elenor Kunz. A preocupação e o compromisso com o processo de ensino-aprendizagem que assegure ao aluno tomar decisões e resolver problemas, tanto em relações a situações vivenciadas no esporte como na vida, nos levou a priorizar a emancipação do aluno a partir da reflexão crítica no “se movimentar” humano como referência da proposta pedagógica aqui apresentada. Nessa perspectiva é que o tênis de campo é apresentado como uma prática esportiva capaz de contribuir para o desenvolvimento social e motor dos alunos na busca de transformações na sociedade |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-06-17T13:20:33Z 2019-06-17T13:20:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Guilherme Souza da. Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9983 |
identifier_str_mv |
SILVA, Guilherme Souza da. Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823657783132160 |