O ensino do tênis na infância : concepões pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulso, Rodrigo Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133102
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura das concepções pedagógicas que norteiam o ensino do tênis na infância. Para tanto, o estudo foi organizado em dois capítulos. O capítulo I aborda os aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança, e a importância das adequações pedagógicas ao treinamento e à competição infantil. Outra questão abordada neste capítulo são as concepções pedagógicas relacionadas ao ensino dos esportes, ressaltando como são estruturados e sistematizados os processos de ensino-aprendizagem segundo diferentes autores da Pedagogia do Esporte. O capítulo II trata do ensino do tênis na infância, trazendo um panorama geral de como ocorre a iniciação esportiva na modalidade. Outra questão apresentada nesse capítulo são as duas principais abordagens que compõem o cenário do ensino do tênis para crianças: a Abordagem Clássica e as novas concepções no ensino do tênis. As adequações referentes ao ensino do tênis e às propostas competitivas na infância também são abordadas nesse capítulo. Como considerações finais, percebeu-se um processo de transformação no ensino do tênis para crianças. Durante décadas, a iniciação ao tênis caracterizou-se pela reprodução de modelos de treinamento adulto, baseado em concepções tecnicistas. Porém, nos últimos anos, foi possível observar um processo de inserção de novas tendências pedagógicas no ensino do tênis na infância, em acordo com as abordagens segundo os autores da Pedagogia do Esporte.
id UFRGS-2_885892dd38943b862a6a607692e60598
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133102
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bulso, Rodrigo VieiraBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2016-03-01T02:06:07Z2015http://hdl.handle.net/10183/133102000983900O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura das concepções pedagógicas que norteiam o ensino do tênis na infância. Para tanto, o estudo foi organizado em dois capítulos. O capítulo I aborda os aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança, e a importância das adequações pedagógicas ao treinamento e à competição infantil. Outra questão abordada neste capítulo são as concepções pedagógicas relacionadas ao ensino dos esportes, ressaltando como são estruturados e sistematizados os processos de ensino-aprendizagem segundo diferentes autores da Pedagogia do Esporte. O capítulo II trata do ensino do tênis na infância, trazendo um panorama geral de como ocorre a iniciação esportiva na modalidade. Outra questão apresentada nesse capítulo são as duas principais abordagens que compõem o cenário do ensino do tênis para crianças: a Abordagem Clássica e as novas concepções no ensino do tênis. As adequações referentes ao ensino do tênis e às propostas competitivas na infância também são abordadas nesse capítulo. Como considerações finais, percebeu-se um processo de transformação no ensino do tênis para crianças. Durante décadas, a iniciação ao tênis caracterizou-se pela reprodução de modelos de treinamento adulto, baseado em concepções tecnicistas. Porém, nos últimos anos, foi possível observar um processo de inserção de novas tendências pedagógicas no ensino do tênis na infância, em acordo com as abordagens segundo os autores da Pedagogia do Esporte.The purpose of this study is to conduct a literature review of pedagogical concepts that guide tennis education during childhood. The project was organized in to two chapters. The first Chapter involves aspects related to child development and the importance of adaptations for children in trainings and competitions. Another subject discussed in Chapter 1 are the pedagogical concepts related to sports education, emphasizing how they are structured and systematized in the teaching-learning processes according to different authors of Sports Pedagogy. The second chapter deals with tennis education during childhood. This Chapter gives an overview of how sport initiation occurs in tennis. Another issue that is brought up in Chapter 2 questions the two elements that compose the teaching of tennis to children: Classic Theory and new concepts in the teaching of tennis. Adjustments for tennis education and new proposals for childhood competitions are also covered in this Chapter. These adjustments and new proposals showed a transformation in the process of teaching tennis to children. For decades, the initiation of tennis was characterized by the reproduction models of adult training, based on concept technicalities. In accordance with the approaches of the authors from Sports Pedagogy, the process of inclusion of new pedagogical trends in children’s tennis education were observed during the last few years.application/pdfporTênis (Esporte)CriançasPedagogy of sportTennisTennis EducationO ensino do tênis na infância : concepões pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983900.pdf000983900.pdfTexto completoapplication/pdf669250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133102/1/000983900.pdf5e665fd7a4a837ec14e170b6ffdcf573MD51TEXT000983900.pdf.txt000983900.pdf.txtExtracted Texttext/plain96820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133102/2/000983900.pdf.txt296a411e28a18954eea635248cccfe38MD52THUMBNAIL000983900.pdf.jpg000983900.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133102/3/000983900.pdf.jpg792cf953b16285e5176218bf6410c5d1MD5310183/1331022018-10-26 09:54:14.39oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133102Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:54:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino do tênis na infância : concepões pedagógicas
title O ensino do tênis na infância : concepões pedagógicas
spellingShingle O ensino do tênis na infância : concepões pedagógicas
Bulso, Rodrigo Vieira
Tênis (Esporte)
Crianças
Pedagogy of sport
Tennis
Tennis Education
title_short O ensino do tênis na infância : concepões pedagógicas
title_full O ensino do tênis na infância : concepões pedagógicas
title_fullStr O ensino do tênis na infância : concepões pedagógicas
title_full_unstemmed O ensino do tênis na infância : concepões pedagógicas
title_sort O ensino do tênis na infância : concepões pedagógicas
author Bulso, Rodrigo Vieira
author_facet Bulso, Rodrigo Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bulso, Rodrigo Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
contributor_str_mv Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
dc.subject.por.fl_str_mv Tênis (Esporte)
Crianças
topic Tênis (Esporte)
Crianças
Pedagogy of sport
Tennis
Tennis Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogy of sport
Tennis
Tennis Education
description O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura das concepções pedagógicas que norteiam o ensino do tênis na infância. Para tanto, o estudo foi organizado em dois capítulos. O capítulo I aborda os aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança, e a importância das adequações pedagógicas ao treinamento e à competição infantil. Outra questão abordada neste capítulo são as concepções pedagógicas relacionadas ao ensino dos esportes, ressaltando como são estruturados e sistematizados os processos de ensino-aprendizagem segundo diferentes autores da Pedagogia do Esporte. O capítulo II trata do ensino do tênis na infância, trazendo um panorama geral de como ocorre a iniciação esportiva na modalidade. Outra questão apresentada nesse capítulo são as duas principais abordagens que compõem o cenário do ensino do tênis para crianças: a Abordagem Clássica e as novas concepções no ensino do tênis. As adequações referentes ao ensino do tênis e às propostas competitivas na infância também são abordadas nesse capítulo. Como considerações finais, percebeu-se um processo de transformação no ensino do tênis para crianças. Durante décadas, a iniciação ao tênis caracterizou-se pela reprodução de modelos de treinamento adulto, baseado em concepções tecnicistas. Porém, nos últimos anos, foi possível observar um processo de inserção de novas tendências pedagógicas no ensino do tênis na infância, em acordo com as abordagens segundo os autores da Pedagogia do Esporte.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-01T02:06:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133102
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983900
url http://hdl.handle.net/10183/133102
identifier_str_mv 000983900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133102/1/000983900.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133102/2/000983900.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133102/3/000983900.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e665fd7a4a837ec14e170b6ffdcf573
296a411e28a18954eea635248cccfe38
792cf953b16285e5176218bf6410c5d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224499351257088