Perspectiva psicopedagógica: afetividade e aprendizagem na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Wagner Luiz Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22329
Resumo: Este trabalho, de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo analisar a relação entre afetividade e o processo de aprendizagem, com base teórica na pedagogia história-crítica na sua interseccionalidade com a psicologia histórico-cultural. O trabalho está estruturado em quatro capítulos, além da Introdução e das considerações finais. No primeiro capítulo, sinaliza as características do universo ideológico neoliberal, pós-moderno e as interfaces entre construtivismo e pós-modernismo, bem como as tentativas de unificação das ideias de Piaget e Vygotsky, no segundo capítulo apresenta alguns fragmentos relacionados as teorias psicogenéticas de Piaget e Vygotsky e Wallon com relação aos fatores biológicos e sociais com o lugar da interação desembocando nos temas da afetividade, cognição e o desenvolvimento do juízo moral. No terceiro capítulo discorre sobre a prática pedagógica histórico-crítica e questões das vulnerabilidades entre o homem e o trabalho, alienação docente e as implicações na construção do conhecimento e a reflexão sobre a escola, um espaço de possibilidades. No quarto e último capítulo, reforça os benefícios da mediação pelo docente das ações psicopedagógicas e o emprego da afetividade a fim de melhorar o desempenho escolar e o desenvolvimento cognitivo dos discentes. Nas considerações finais avigora o desafio do educador de não ter uma visão da escola apenas como o local de transmissão de um saber objetivo sobre a realidade natural e social, mas em oportunizar as condições para um processo coletivo e interativo de compartilhamento e edificação de significados pessoais, sociais e culturais conforme um contexto interativo e como proposta uma reflexão nos próximos trabalhos nos estudos de sucesso educacional em classes desfavorecidas inclinadas ao fracasso escolar
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