Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Luiz Guilherme de Mello
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29753
Resumo: A oferta de saúde pública é de extrema importância para a comunidade, principalmente para a população residente em regiões de maior vulnerabilidade social. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde que atende a todos os brasileiros, independente de classe social. A superlotação em emergências hospitalares levou à criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com atendimento de 24 horas, todos os dias de semana, servindo de um elo intermediário entre as unidades de atenção básica e as de média e alta complexidade. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população realizando um estudo de Caso na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo. Para isso, foram feitas visitas técnicas e entrevistas para o levantamento de problemas, com foco na melhoria ao atendimento dos pacientes. Para analisá-los, priorizá-los e selecioná-los utilizou-se a matriz GUTFI em conjunto com o Ishikawa. Essa análise permitiu delinear os pontos de atuação para a resolução da maioria dos problemas. Como resultado, foi possível construir um plano de ação para resolução de problemas, mapeando também pontos de melhorias futuras.
id UFF-2_f05f01f6c1dabb38c34f7f4e67e3f401
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29753
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São GonçaloSaúde públicaSUSQualidade em serviços de saúdeGUTFIFerramentas da qualidadeQualidade da assistência à saúdeServiço médico de emergênciaPesquisa operacionalPublic healthSUSQuality in healthcare servicesGUTFIQuality toolsA oferta de saúde pública é de extrema importância para a comunidade, principalmente para a população residente em regiões de maior vulnerabilidade social. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde que atende a todos os brasileiros, independente de classe social. A superlotação em emergências hospitalares levou à criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com atendimento de 24 horas, todos os dias de semana, servindo de um elo intermediário entre as unidades de atenção básica e as de média e alta complexidade. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população realizando um estudo de Caso na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo. Para isso, foram feitas visitas técnicas e entrevistas para o levantamento de problemas, com foco na melhoria ao atendimento dos pacientes. Para analisá-los, priorizá-los e selecioná-los utilizou-se a matriz GUTFI em conjunto com o Ishikawa. Essa análise permitiu delinear os pontos de atuação para a resolução da maioria dos problemas. Como resultado, foi possível construir um plano de ação para resolução de problemas, mapeando também pontos de melhorias futuras.The provision of public health services is of utmost importance to the community, especially for the population residing in regions of greater social vulnerability. In Brazil, the Unified Health System (SUS) is the healthcare system that serves all Brazilians, regardless of social class. The overcrowding in hospital emergency departments has led to the creation of Emergency Care Units (UPA), providing 24- hour service every day of the week, serving as an intermediary link between primary care units and those of medium and high complexity. In this context, the present study aims to contribute to the improvement of the quality of care provided to the population by conducting a Case study at the municipal emergency care unit (UMPA) in the city of São Gonçalo. For this purpose, technical visits and interviews were conducted to identify problems, with a focus on improving patient care. The GUTFI matrix, in conjunction with the Ishikawa diagram, was used to analyze, prioritize, and select these problems. This analysis helped outline the areas of action to address the majority of the issues. As a result, it was possible to develop an action plan for problem resolution, also identifying areas for future improvements.84 p.Bergiante, Níssia Carvalho RosaQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesLima, Gilson Brito AlvesZeferino, Ana Carolina SanchesFigueiredo, Luiz Guilherme de Mello2023-08-03T14:31:16Z2023-08-03T14:31:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFIGUEIREDO, Luiz Guilherme de Mello. Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo. 2023. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023http://app.uff.br/riuff/handle/1/29753CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-03T14:31:21Zoai:app.uff.br:1/29753Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:47.055034Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo
title Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo
spellingShingle Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo
Figueiredo, Luiz Guilherme de Mello
Saúde pública
SUS
Qualidade em serviços de saúde
GUTFI
Ferramentas da qualidade
Qualidade da assistência à saúde
Serviço médico de emergência
Pesquisa operacional
Public health
SUS
Quality in healthcare services
GUTFI
Quality tools
title_short Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo
title_full Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo
title_fullStr Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo
title_full_unstemmed Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo
title_sort Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo
author Figueiredo, Luiz Guilherme de Mello
author_facet Figueiredo, Luiz Guilherme de Mello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bergiante, Níssia Carvalho Rosa
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
Lima, Gilson Brito Alves
Zeferino, Ana Carolina Sanches
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Luiz Guilherme de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde pública
SUS
Qualidade em serviços de saúde
GUTFI
Ferramentas da qualidade
Qualidade da assistência à saúde
Serviço médico de emergência
Pesquisa operacional
Public health
SUS
Quality in healthcare services
GUTFI
Quality tools
topic Saúde pública
SUS
Qualidade em serviços de saúde
GUTFI
Ferramentas da qualidade
Qualidade da assistência à saúde
Serviço médico de emergência
Pesquisa operacional
Public health
SUS
Quality in healthcare services
GUTFI
Quality tools
description A oferta de saúde pública é de extrema importância para a comunidade, principalmente para a população residente em regiões de maior vulnerabilidade social. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde que atende a todos os brasileiros, independente de classe social. A superlotação em emergências hospitalares levou à criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com atendimento de 24 horas, todos os dias de semana, servindo de um elo intermediário entre as unidades de atenção básica e as de média e alta complexidade. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população realizando um estudo de Caso na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo. Para isso, foram feitas visitas técnicas e entrevistas para o levantamento de problemas, com foco na melhoria ao atendimento dos pacientes. Para analisá-los, priorizá-los e selecioná-los utilizou-se a matriz GUTFI em conjunto com o Ishikawa. Essa análise permitiu delinear os pontos de atuação para a resolução da maioria dos problemas. Como resultado, foi possível construir um plano de ação para resolução de problemas, mapeando também pontos de melhorias futuras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-03T14:31:16Z
2023-08-03T14:31:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Luiz Guilherme de Mello. Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo. 2023. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29753
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Luiz Guilherme de Mello. Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo. 2023. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823600759472128