Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29753 |
Resumo: | A oferta de saúde pública é de extrema importância para a comunidade, principalmente para a população residente em regiões de maior vulnerabilidade social. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde que atende a todos os brasileiros, independente de classe social. A superlotação em emergências hospitalares levou à criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com atendimento de 24 horas, todos os dias de semana, servindo de um elo intermediário entre as unidades de atenção básica e as de média e alta complexidade. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população realizando um estudo de Caso na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo. Para isso, foram feitas visitas técnicas e entrevistas para o levantamento de problemas, com foco na melhoria ao atendimento dos pacientes. Para analisá-los, priorizá-los e selecioná-los utilizou-se a matriz GUTFI em conjunto com o Ishikawa. Essa análise permitiu delinear os pontos de atuação para a resolução da maioria dos problemas. Como resultado, foi possível construir um plano de ação para resolução de problemas, mapeando também pontos de melhorias futuras. |
id |
UFF-2_f05f01f6c1dabb38c34f7f4e67e3f401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/29753 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São GonçaloSaúde públicaSUSQualidade em serviços de saúdeGUTFIFerramentas da qualidadeQualidade da assistência à saúdeServiço médico de emergênciaPesquisa operacionalPublic healthSUSQuality in healthcare servicesGUTFIQuality toolsA oferta de saúde pública é de extrema importância para a comunidade, principalmente para a população residente em regiões de maior vulnerabilidade social. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde que atende a todos os brasileiros, independente de classe social. A superlotação em emergências hospitalares levou à criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com atendimento de 24 horas, todos os dias de semana, servindo de um elo intermediário entre as unidades de atenção básica e as de média e alta complexidade. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população realizando um estudo de Caso na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo. Para isso, foram feitas visitas técnicas e entrevistas para o levantamento de problemas, com foco na melhoria ao atendimento dos pacientes. Para analisá-los, priorizá-los e selecioná-los utilizou-se a matriz GUTFI em conjunto com o Ishikawa. Essa análise permitiu delinear os pontos de atuação para a resolução da maioria dos problemas. Como resultado, foi possível construir um plano de ação para resolução de problemas, mapeando também pontos de melhorias futuras.The provision of public health services is of utmost importance to the community, especially for the population residing in regions of greater social vulnerability. In Brazil, the Unified Health System (SUS) is the healthcare system that serves all Brazilians, regardless of social class. The overcrowding in hospital emergency departments has led to the creation of Emergency Care Units (UPA), providing 24- hour service every day of the week, serving as an intermediary link between primary care units and those of medium and high complexity. In this context, the present study aims to contribute to the improvement of the quality of care provided to the population by conducting a Case study at the municipal emergency care unit (UMPA) in the city of São Gonçalo. For this purpose, technical visits and interviews were conducted to identify problems, with a focus on improving patient care. The GUTFI matrix, in conjunction with the Ishikawa diagram, was used to analyze, prioritize, and select these problems. This analysis helped outline the areas of action to address the majority of the issues. As a result, it was possible to develop an action plan for problem resolution, also identifying areas for future improvements.84 p.Bergiante, Níssia Carvalho RosaQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesLima, Gilson Brito AlvesZeferino, Ana Carolina SanchesFigueiredo, Luiz Guilherme de Mello2023-08-03T14:31:16Z2023-08-03T14:31:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFIGUEIREDO, Luiz Guilherme de Mello. Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo. 2023. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023http://app.uff.br/riuff/handle/1/29753CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-03T14:31:21Zoai:app.uff.br:1/29753Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:47.055034Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo |
title |
Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo |
spellingShingle |
Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo Figueiredo, Luiz Guilherme de Mello Saúde pública SUS Qualidade em serviços de saúde GUTFI Ferramentas da qualidade Qualidade da assistência à saúde Serviço médico de emergência Pesquisa operacional Public health SUS Quality in healthcare services GUTFI Quality tools |
title_short |
Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo |
title_full |
Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo |
title_fullStr |
Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo |
title_full_unstemmed |
Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo |
title_sort |
Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo |
author |
Figueiredo, Luiz Guilherme de Mello |
author_facet |
Figueiredo, Luiz Guilherme de Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bergiante, Níssia Carvalho Rosa Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves Lima, Gilson Brito Alves Zeferino, Ana Carolina Sanches |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Luiz Guilherme de Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde pública SUS Qualidade em serviços de saúde GUTFI Ferramentas da qualidade Qualidade da assistência à saúde Serviço médico de emergência Pesquisa operacional Public health SUS Quality in healthcare services GUTFI Quality tools |
topic |
Saúde pública SUS Qualidade em serviços de saúde GUTFI Ferramentas da qualidade Qualidade da assistência à saúde Serviço médico de emergência Pesquisa operacional Public health SUS Quality in healthcare services GUTFI Quality tools |
description |
A oferta de saúde pública é de extrema importância para a comunidade, principalmente para a população residente em regiões de maior vulnerabilidade social. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde que atende a todos os brasileiros, independente de classe social. A superlotação em emergências hospitalares levou à criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com atendimento de 24 horas, todos os dias de semana, servindo de um elo intermediário entre as unidades de atenção básica e as de média e alta complexidade. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população realizando um estudo de Caso na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo. Para isso, foram feitas visitas técnicas e entrevistas para o levantamento de problemas, com foco na melhoria ao atendimento dos pacientes. Para analisá-los, priorizá-los e selecioná-los utilizou-se a matriz GUTFI em conjunto com o Ishikawa. Essa análise permitiu delinear os pontos de atuação para a resolução da maioria dos problemas. Como resultado, foi possível construir um plano de ação para resolução de problemas, mapeando também pontos de melhorias futuras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-03T14:31:16Z 2023-08-03T14:31:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Luiz Guilherme de Mello. Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo. 2023. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023 http://app.uff.br/riuff/handle/1/29753 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Luiz Guilherme de Mello. Melhorias de processos na unidade municipal de pronto atendimento (UMPA) na cidade de São Gonçalo. 2023. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823600759472128 |