Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31521 |
Resumo: | Considerando a importância da fotossíntese para o combate do aquecimento global,o desinteresse por parte de alunos e professores com o ensino de botânica, bem como a subtração de parte do conteúdo dessa disciplina na BNCC, relatamos nesse trabalho uma pesquisa qualitativa e de natureza aplicada para o ensino e aprendizagem do tema fotossíntese. Assim, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática ancorada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco e tomando como referencial a teoria sociocultural de Vigotski. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma estratégia educacional para a apresentação de conteúdos de botânica, especialmente fotossíntese, buscando mostrar a importância desse processo no combate ao aquecimento global. A sequência didática foi aplicada para alunos do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Considerando os resultados satisfatórios alcançados desenvolvemos, como consequência, um produto educacional composto pela sequência didática e um manual de instruções esugestões para a sua aplicação. A aplicação e a avaliação da sequência foram importantes para a construção das orientações e instruções do manual que compõe o produto educacional. O resultado da aplicação e avaliação da sequência didática demonstrou que os alunos ressignificaram a importância das plantas para si e para o meio ambiente. Por fim o produto educacional é válido para ser utilizado por professores do ensino fundamental a fim de valorizar o ensino e a aprendizagem da botânica e fotossíntese especificamente. |
id |
UFF-2_f0f0ec216dd6415928100527b66bf8a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/31521 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossínteseSequência didáticaMomentos pedagógicos de Delizoivoc, Angotti e PernanbucoTeoria sociocultural de VigotskiFotossínteseAquecimento globalProcesso de ensino-aprendizagemEnsino de botânicaEnsino fundamentalMeio ambienteDidatic sequencePedagogical moments of Delizoicov, Angotti e PernambucoVigotski's sociocultural theoryPhotosynthesisGlobal warmingConsiderando a importância da fotossíntese para o combate do aquecimento global,o desinteresse por parte de alunos e professores com o ensino de botânica, bem como a subtração de parte do conteúdo dessa disciplina na BNCC, relatamos nesse trabalho uma pesquisa qualitativa e de natureza aplicada para o ensino e aprendizagem do tema fotossíntese. Assim, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática ancorada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco e tomando como referencial a teoria sociocultural de Vigotski. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma estratégia educacional para a apresentação de conteúdos de botânica, especialmente fotossíntese, buscando mostrar a importância desse processo no combate ao aquecimento global. A sequência didática foi aplicada para alunos do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Considerando os resultados satisfatórios alcançados desenvolvemos, como consequência, um produto educacional composto pela sequência didática e um manual de instruções esugestões para a sua aplicação. A aplicação e a avaliação da sequência foram importantes para a construção das orientações e instruções do manual que compõe o produto educacional. O resultado da aplicação e avaliação da sequência didática demonstrou que os alunos ressignificaram a importância das plantas para si e para o meio ambiente. Por fim o produto educacional é válido para ser utilizado por professores do ensino fundamental a fim de valorizar o ensino e a aprendizagem da botânica e fotossíntese especificamente.Considering the facts of the importance of photosynthesis for combating global warming, the lack of interest on the part of students and professors with teaching botany, as well as the subtraction of part of the content of this discipline from the BNCC, we report in this work a qualitative research of a nature applied to the teaching and learning of photosynthesis. Thus, we developed and applied a didactic sequence on the subject anchored in the three pedagogical moments of Delizoicov, Angotti and Pernanbuco and taking Vigotski's sociocultural theory as a reference. Therefore, the objective of this research was to develop an educational strategy for the presentation of botany content, seeking to show the importance of photosynthesis in combating global warming for students in the seventh and eighth grade of elementary school in a public school located in the municipality of Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Considering the satisfactory results achieved, we developed, as a consequence, an educational product composed of a didactic sequence and an instruction manual and suggestions for its application.The application and evaluation of the sequence were important for the construction of guidelines and instructions for the manual that makes up the educational product. The result of the application of the didactic sequence through all the activities of the sequence and mainly the diagnostic evaluations showed that the students resignified the importance of plants for themselves and for the environment. Finally, the educational product is valid for use by elementary school teachers in order to enhance the teaching and learning of botany and photosynthesis specifically.106 f.Farias, Florence Moellmann Cordeiro deCardoso, Sheila PressentinCova, Rose Mary LatiniChupin, Ana Monique Barra2023-12-19T12:53:25Z2023-12-19T12:53:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCHUPIN, Ana Monique Barra. Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31521CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-19T12:53:29Zoai:app.uff.br:1/31521Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-12-19T12:53:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese |
title |
Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese |
spellingShingle |
Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese Chupin, Ana Monique Barra Sequência didática Momentos pedagógicos de Delizoivoc, Angotti e Pernanbuco Teoria sociocultural de Vigotski Fotossíntese Aquecimento global Processo de ensino-aprendizagem Ensino de botânica Ensino fundamental Meio ambiente Didatic sequence Pedagogical moments of Delizoicov, Angotti e Pernambuco Vigotski's sociocultural theory Photosynthesis Global warming |
title_short |
Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese |
title_full |
Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese |
title_fullStr |
Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese |
title_sort |
Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese |
author |
Chupin, Ana Monique Barra |
author_facet |
Chupin, Ana Monique Barra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farias, Florence Moellmann Cordeiro de Cardoso, Sheila Pressentin Cova, Rose Mary Latini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chupin, Ana Monique Barra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática Momentos pedagógicos de Delizoivoc, Angotti e Pernanbuco Teoria sociocultural de Vigotski Fotossíntese Aquecimento global Processo de ensino-aprendizagem Ensino de botânica Ensino fundamental Meio ambiente Didatic sequence Pedagogical moments of Delizoicov, Angotti e Pernambuco Vigotski's sociocultural theory Photosynthesis Global warming |
topic |
Sequência didática Momentos pedagógicos de Delizoivoc, Angotti e Pernanbuco Teoria sociocultural de Vigotski Fotossíntese Aquecimento global Processo de ensino-aprendizagem Ensino de botânica Ensino fundamental Meio ambiente Didatic sequence Pedagogical moments of Delizoicov, Angotti e Pernambuco Vigotski's sociocultural theory Photosynthesis Global warming |
description |
Considerando a importância da fotossíntese para o combate do aquecimento global,o desinteresse por parte de alunos e professores com o ensino de botânica, bem como a subtração de parte do conteúdo dessa disciplina na BNCC, relatamos nesse trabalho uma pesquisa qualitativa e de natureza aplicada para o ensino e aprendizagem do tema fotossíntese. Assim, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática ancorada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco e tomando como referencial a teoria sociocultural de Vigotski. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma estratégia educacional para a apresentação de conteúdos de botânica, especialmente fotossíntese, buscando mostrar a importância desse processo no combate ao aquecimento global. A sequência didática foi aplicada para alunos do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Considerando os resultados satisfatórios alcançados desenvolvemos, como consequência, um produto educacional composto pela sequência didática e um manual de instruções esugestões para a sua aplicação. A aplicação e a avaliação da sequência foram importantes para a construção das orientações e instruções do manual que compõe o produto educacional. O resultado da aplicação e avaliação da sequência didática demonstrou que os alunos ressignificaram a importância das plantas para si e para o meio ambiente. Por fim o produto educacional é válido para ser utilizado por professores do ensino fundamental a fim de valorizar o ensino e a aprendizagem da botânica e fotossíntese especificamente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19T12:53:25Z 2023-12-19T12:53:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CHUPIN, Ana Monique Barra. Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/31521 |
identifier_str_mv |
CHUPIN, Ana Monique Barra. Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838846614765568 |