Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chupin, Ana Monique Barra
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31521
Resumo: Considerando a importância da fotossíntese para o combate do aquecimento global,o desinteresse por parte de alunos e professores com o ensino de botânica, bem como a subtração de parte do conteúdo dessa disciplina na BNCC, relatamos nesse trabalho uma pesquisa qualitativa e de natureza aplicada para o ensino e aprendizagem do tema fotossíntese. Assim, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática ancorada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco e tomando como referencial a teoria sociocultural de Vigotski. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma estratégia educacional para a apresentação de conteúdos de botânica, especialmente fotossíntese, buscando mostrar a importância desse processo no combate ao aquecimento global. A sequência didática foi aplicada para alunos do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Considerando os resultados satisfatórios alcançados desenvolvemos, como consequência, um produto educacional composto pela sequência didática e um manual de instruções esugestões para a sua aplicação. A aplicação e a avaliação da sequência foram importantes para a construção das orientações e instruções do manual que compõe o produto educacional. O resultado da aplicação e avaliação da sequência didática demonstrou que os alunos ressignificaram a importância das plantas para si e para o meio ambiente. Por fim o produto educacional é válido para ser utilizado por professores do ensino fundamental a fim de valorizar o ensino e a aprendizagem da botânica e fotossíntese especificamente.
id UFF-2_f0f0ec216dd6415928100527b66bf8a8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31521
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossínteseSequência didáticaMomentos pedagógicos de Delizoivoc, Angotti e PernanbucoTeoria sociocultural de VigotskiFotossínteseAquecimento globalProcesso de ensino-aprendizagemEnsino de botânicaEnsino fundamentalMeio ambienteDidatic sequencePedagogical moments of Delizoicov, Angotti e PernambucoVigotski's sociocultural theoryPhotosynthesisGlobal warmingConsiderando a importância da fotossíntese para o combate do aquecimento global,o desinteresse por parte de alunos e professores com o ensino de botânica, bem como a subtração de parte do conteúdo dessa disciplina na BNCC, relatamos nesse trabalho uma pesquisa qualitativa e de natureza aplicada para o ensino e aprendizagem do tema fotossíntese. Assim, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática ancorada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco e tomando como referencial a teoria sociocultural de Vigotski. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma estratégia educacional para a apresentação de conteúdos de botânica, especialmente fotossíntese, buscando mostrar a importância desse processo no combate ao aquecimento global. A sequência didática foi aplicada para alunos do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Considerando os resultados satisfatórios alcançados desenvolvemos, como consequência, um produto educacional composto pela sequência didática e um manual de instruções esugestões para a sua aplicação. A aplicação e a avaliação da sequência foram importantes para a construção das orientações e instruções do manual que compõe o produto educacional. O resultado da aplicação e avaliação da sequência didática demonstrou que os alunos ressignificaram a importância das plantas para si e para o meio ambiente. Por fim o produto educacional é válido para ser utilizado por professores do ensino fundamental a fim de valorizar o ensino e a aprendizagem da botânica e fotossíntese especificamente.Considering the facts of the importance of photosynthesis for combating global warming, the lack of interest on the part of students and professors with teaching botany, as well as the subtraction of part of the content of this discipline from the BNCC, we report in this work a qualitative research of a nature applied to the teaching and learning of photosynthesis. Thus, we developed and applied a didactic sequence on the subject anchored in the three pedagogical moments of Delizoicov, Angotti and Pernanbuco and taking Vigotski's sociocultural theory as a reference. Therefore, the objective of this research was to develop an educational strategy for the presentation of botany content, seeking to show the importance of photosynthesis in combating global warming for students in the seventh and eighth grade of elementary school in a public school located in the municipality of Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Considering the satisfactory results achieved, we developed, as a consequence, an educational product composed of a didactic sequence and an instruction manual and suggestions for its application.The application and evaluation of the sequence were important for the construction of guidelines and instructions for the manual that makes up the educational product. The result of the application of the didactic sequence through all the activities of the sequence and mainly the diagnostic evaluations showed that the students resignified the importance of plants for themselves and for the environment. Finally, the educational product is valid for use by elementary school teachers in order to enhance the teaching and learning of botany and photosynthesis specifically.106 f.Farias, Florence Moellmann Cordeiro deCardoso, Sheila PressentinCova, Rose Mary LatiniChupin, Ana Monique Barra2023-12-19T12:53:25Z2023-12-19T12:53:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCHUPIN, Ana Monique Barra. Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31521CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-19T12:53:29Zoai:app.uff.br:1/31521Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-12-19T12:53:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese
title Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese
spellingShingle Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese
Chupin, Ana Monique Barra
Sequência didática
Momentos pedagógicos de Delizoivoc, Angotti e Pernanbuco
Teoria sociocultural de Vigotski
Fotossíntese
Aquecimento global
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino de botânica
Ensino fundamental
Meio ambiente
Didatic sequence
Pedagogical moments of Delizoicov, Angotti e Pernambuco
Vigotski's sociocultural theory
Photosynthesis
Global warming
title_short Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese
title_full Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese
title_fullStr Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese
title_full_unstemmed Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese
title_sort Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese
author Chupin, Ana Monique Barra
author_facet Chupin, Ana Monique Barra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
Cardoso, Sheila Pressentin
Cova, Rose Mary Latini
dc.contributor.author.fl_str_mv Chupin, Ana Monique Barra
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Momentos pedagógicos de Delizoivoc, Angotti e Pernanbuco
Teoria sociocultural de Vigotski
Fotossíntese
Aquecimento global
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino de botânica
Ensino fundamental
Meio ambiente
Didatic sequence
Pedagogical moments of Delizoicov, Angotti e Pernambuco
Vigotski's sociocultural theory
Photosynthesis
Global warming
topic Sequência didática
Momentos pedagógicos de Delizoivoc, Angotti e Pernanbuco
Teoria sociocultural de Vigotski
Fotossíntese
Aquecimento global
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino de botânica
Ensino fundamental
Meio ambiente
Didatic sequence
Pedagogical moments of Delizoicov, Angotti e Pernambuco
Vigotski's sociocultural theory
Photosynthesis
Global warming
description Considerando a importância da fotossíntese para o combate do aquecimento global,o desinteresse por parte de alunos e professores com o ensino de botânica, bem como a subtração de parte do conteúdo dessa disciplina na BNCC, relatamos nesse trabalho uma pesquisa qualitativa e de natureza aplicada para o ensino e aprendizagem do tema fotossíntese. Assim, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática ancorada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco e tomando como referencial a teoria sociocultural de Vigotski. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma estratégia educacional para a apresentação de conteúdos de botânica, especialmente fotossíntese, buscando mostrar a importância desse processo no combate ao aquecimento global. A sequência didática foi aplicada para alunos do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Considerando os resultados satisfatórios alcançados desenvolvemos, como consequência, um produto educacional composto pela sequência didática e um manual de instruções esugestões para a sua aplicação. A aplicação e a avaliação da sequência foram importantes para a construção das orientações e instruções do manual que compõe o produto educacional. O resultado da aplicação e avaliação da sequência didática demonstrou que os alunos ressignificaram a importância das plantas para si e para o meio ambiente. Por fim o produto educacional é válido para ser utilizado por professores do ensino fundamental a fim de valorizar o ensino e a aprendizagem da botânica e fotossíntese especificamente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19T12:53:25Z
2023-12-19T12:53:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHUPIN, Ana Monique Barra. Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31521
identifier_str_mv CHUPIN, Ana Monique Barra. Uma sequência didática para o ensino de botânica com enfoque em fotossíntese. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838846614765568