Oportunidade para as organizações devido ao surgimento de uma nova classe média no Brasil: um estudo de caso de uma rede de salões de beleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Maria Luísa Garcia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2463
Resumo: Diante de uma mudança na configuração do cenário econômico brasileiro, no qual a chamada Nova Classe Média detém maior poder econômico, esta monografia busca caracterizar es a classe socioeconômica com dados obtidos por meio de uma revisão bibliográfica, bem como nortear as estratégias a serem adotadas por empresas que visam atend·er a esse grupo, com um estudo de caso de uma rede de salões de beleza que tem a classe média como público-alvo. O estudo fundamenta-se em Teorias do Comportamento do Consumidor - que abrangem fatores econômicos, emocionais e sociais -, na definição de estratégia empresarial e no levantamento de dados sobre as classes sociais brasileiras, com ênfase para Nova Classe Média, utilizando, principalmente, a delimitação dada pela Secretaria de Assunstos Estratégicos da Presidência da República. Ao longo do texto, é possível constatar o poder de compra dessa classe, seus hábitos de consumo e como se deu sua evolução. A apresentação do caso específico do Instituto Beleza Natural mostra como uma empresa com foco nesse público se posiciona no mercado para obter sucesso dentro desse cenário
id UFF-2_f10b35baffafe4822074ff4624b9046a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2463
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Oportunidade para as organizações devido ao surgimento de uma nova classe média no Brasil: um estudo de caso de uma rede de salões de belezaNova classe média brasileiraComportamento do consumidorEstratégia empresarialClasse médiaComportamento do consumidorEstratégia empresarialNew brazilian middle-classConsumer behaviorBusiness strategyDiante de uma mudança na configuração do cenário econômico brasileiro, no qual a chamada Nova Classe Média detém maior poder econômico, esta monografia busca caracterizar es a classe socioeconômica com dados obtidos por meio de uma revisão bibliográfica, bem como nortear as estratégias a serem adotadas por empresas que visam atend·er a esse grupo, com um estudo de caso de uma rede de salões de beleza que tem a classe média como público-alvo. O estudo fundamenta-se em Teorias do Comportamento do Consumidor - que abrangem fatores econômicos, emocionais e sociais -, na definição de estratégia empresarial e no levantamento de dados sobre as classes sociais brasileiras, com ênfase para Nova Classe Média, utilizando, principalmente, a delimitação dada pela Secretaria de Assunstos Estratégicos da Presidência da República. Ao longo do texto, é possível constatar o poder de compra dessa classe, seus hábitos de consumo e como se deu sua evolução. A apresentação do caso específico do Instituto Beleza Natural mostra como uma empresa com foco nesse público se posiciona no mercado para obter sucesso dentro desse cenárioFaced with a new configuration of Brazilian economic scenario, in which the New Middle- Class possesses greater economic power, this paper aims to characterize this socioeconomic class with data obtained through a literature review and guide the strategies to be adopted by companies that aim to cater to this group, with a case study of a network of beauty parlours, whose target is the middle-class. The study is based on the Consumer Behavior Theories that cover economic, emotional and social factors, in the definition ofbusiness strategy and survey data on Brazilian social classes, with emphasis on the New Middle-Class, mainly using the definition given by the Secretariat of Strategic Issues of Presidency. Throughout the text, it is possible to see the purchasing power of this class, their consumption habits and how this evolution took place. The presentation of the specific case of Instituto Beleza Natural shows how a company with a focus on public positions itself in the market to achieve success with in this scenarioMartins, Carlos José VieiraAbegão, Luís HenriqueLobianco, Terezinha Maria Folhadela BenevidesLeal, Maria Luísa Garcia2016-10-13T21:24:38Z2016-10-13T21:24:38Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2463CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-02T20:46:52Zoai:app.uff.br:1/2463Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:22.764966Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Oportunidade para as organizações devido ao surgimento de uma nova classe média no Brasil: um estudo de caso de uma rede de salões de beleza
title Oportunidade para as organizações devido ao surgimento de uma nova classe média no Brasil: um estudo de caso de uma rede de salões de beleza
spellingShingle Oportunidade para as organizações devido ao surgimento de uma nova classe média no Brasil: um estudo de caso de uma rede de salões de beleza
Leal, Maria Luísa Garcia
Nova classe média brasileira
Comportamento do consumidor
Estratégia empresarial
Classe média
Comportamento do consumidor
Estratégia empresarial
New brazilian middle-class
Consumer behavior
Business strategy
title_short Oportunidade para as organizações devido ao surgimento de uma nova classe média no Brasil: um estudo de caso de uma rede de salões de beleza
title_full Oportunidade para as organizações devido ao surgimento de uma nova classe média no Brasil: um estudo de caso de uma rede de salões de beleza
title_fullStr Oportunidade para as organizações devido ao surgimento de uma nova classe média no Brasil: um estudo de caso de uma rede de salões de beleza
title_full_unstemmed Oportunidade para as organizações devido ao surgimento de uma nova classe média no Brasil: um estudo de caso de uma rede de salões de beleza
title_sort Oportunidade para as organizações devido ao surgimento de uma nova classe média no Brasil: um estudo de caso de uma rede de salões de beleza
author Leal, Maria Luísa Garcia
author_facet Leal, Maria Luísa Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Carlos José Vieira
Abegão, Luís Henrique
Lobianco, Terezinha Maria Folhadela Benevides
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Maria Luísa Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Nova classe média brasileira
Comportamento do consumidor
Estratégia empresarial
Classe média
Comportamento do consumidor
Estratégia empresarial
New brazilian middle-class
Consumer behavior
Business strategy
topic Nova classe média brasileira
Comportamento do consumidor
Estratégia empresarial
Classe média
Comportamento do consumidor
Estratégia empresarial
New brazilian middle-class
Consumer behavior
Business strategy
description Diante de uma mudança na configuração do cenário econômico brasileiro, no qual a chamada Nova Classe Média detém maior poder econômico, esta monografia busca caracterizar es a classe socioeconômica com dados obtidos por meio de uma revisão bibliográfica, bem como nortear as estratégias a serem adotadas por empresas que visam atend·er a esse grupo, com um estudo de caso de uma rede de salões de beleza que tem a classe média como público-alvo. O estudo fundamenta-se em Teorias do Comportamento do Consumidor - que abrangem fatores econômicos, emocionais e sociais -, na definição de estratégia empresarial e no levantamento de dados sobre as classes sociais brasileiras, com ênfase para Nova Classe Média, utilizando, principalmente, a delimitação dada pela Secretaria de Assunstos Estratégicos da Presidência da República. Ao longo do texto, é possível constatar o poder de compra dessa classe, seus hábitos de consumo e como se deu sua evolução. A apresentação do caso específico do Instituto Beleza Natural mostra como uma empresa com foco nesse público se posiciona no mercado para obter sucesso dentro desse cenário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-13T21:24:38Z
2016-10-13T21:24:38Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2463
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823679626018816