A prática do turismo pedagógico no contexto dos museus: a experiência de museus das cidades do Rio de Janeiro e Niterói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rubim, Ana Carolina Barroso
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1546
Resumo: O turismo pedagógico como modalidade que atende às escolas em suas atividades educativas extraclasse possui potencial para aproximar teoria e prática e estimular a absorção de conhecimentos relacionados às diversas áreas de conhecimento, inclusive a consciência sobre a importância do patrimônio histórico-cultural. O museu visto como lugar de encontro com a cultura pode propiciar as condições para que o aprendizado aconteça na complementaridade entre ensino formal e não formal, se encaixando nessa proposta como atrativo à prática do turismo pedagógico. Para comprovar tal possibilidade, buscou-se conhecer a relação entre turismo pedagógico e museus sob a ótica dos profissionais que atuam no desenvolvimento e aplicação dos projetos pedagógicos dos museus, anteriores ao segmento turístico em questão. Após a realização de entrevistas com representantes do setor educativo de seis museus do Rio de Janeiro e um de Niterói – RJ, pôde-se perceber que essa relação é complexa e que o turismo pedagógico realizado em museus precisa de alguns ajustes para atingir os resultados possíveis e esperados
id UFF-2_f148171e669399c879b8fecabc37cd65
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1546
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A prática do turismo pedagógico no contexto dos museus: a experiência de museus das cidades do Rio de Janeiro e NiteróiTurismoEducaçãoTurismo pedagógicoMuseuPatrimônio histórico-culturalTurismoMuseuTurismo educacionalRio de Janeiro (RJ)Niterói (RJ)TourismEducationPedagogical tourismMuseumHistorical and cultural heritageO turismo pedagógico como modalidade que atende às escolas em suas atividades educativas extraclasse possui potencial para aproximar teoria e prática e estimular a absorção de conhecimentos relacionados às diversas áreas de conhecimento, inclusive a consciência sobre a importância do patrimônio histórico-cultural. O museu visto como lugar de encontro com a cultura pode propiciar as condições para que o aprendizado aconteça na complementaridade entre ensino formal e não formal, se encaixando nessa proposta como atrativo à prática do turismo pedagógico. Para comprovar tal possibilidade, buscou-se conhecer a relação entre turismo pedagógico e museus sob a ótica dos profissionais que atuam no desenvolvimento e aplicação dos projetos pedagógicos dos museus, anteriores ao segmento turístico em questão. Após a realização de entrevistas com representantes do setor educativo de seis museus do Rio de Janeiro e um de Niterói – RJ, pôde-se perceber que essa relação é complexa e que o turismo pedagógico realizado em museus precisa de alguns ajustes para atingir os resultados possíveis e esperadosThe Pedagogical Tourism as a modality that assists schools in their educational extracurricular activities has the potential to put theory and practice together and encourage the absorption of knowledge related to various areas of knowledge, including awareness about the importance of historic and cultural heritage. The museum is seen as a place of encounter with the culture can provide the conditions for the learning happens on the complementarity between formal and non formal education, fitting that proposal as attractive to the practice of pedagogical tourism. To prove this possibility, it was intended to understand the relationship between museums and pedagogical tourism from the perspective of professionals who works in the development and implementation of the museums educational projects, prior to the tourism sector in question. After conducting interviews with representatives of the education sector of six museums in Rio de Janeiro and one in Niteroi - RJ, it could be seen that this is a complex relationship and also that pedagogical tourism practiced in museum needs some changes to achieve the possible and expected resultsGonçalves, Telma LasmarGodoy, Karla EstelitaMoraes, Claudia Corrêa de AlmeidaRubim, Ana Carolina Barroso2016-03-23T14:07:17Z2016-03-23T14:07:17Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1546CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-22T17:20:36Zoai:app.uff.br:1/1546Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-22T17:20:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática do turismo pedagógico no contexto dos museus: a experiência de museus das cidades do Rio de Janeiro e Niterói
title A prática do turismo pedagógico no contexto dos museus: a experiência de museus das cidades do Rio de Janeiro e Niterói
spellingShingle A prática do turismo pedagógico no contexto dos museus: a experiência de museus das cidades do Rio de Janeiro e Niterói
Rubim, Ana Carolina Barroso
Turismo
Educação
Turismo pedagógico
Museu
Patrimônio histórico-cultural
Turismo
Museu
Turismo educacional
Rio de Janeiro (RJ)
Niterói (RJ)
Tourism
Education
Pedagogical tourism
Museum
Historical and cultural heritage
title_short A prática do turismo pedagógico no contexto dos museus: a experiência de museus das cidades do Rio de Janeiro e Niterói
title_full A prática do turismo pedagógico no contexto dos museus: a experiência de museus das cidades do Rio de Janeiro e Niterói
title_fullStr A prática do turismo pedagógico no contexto dos museus: a experiência de museus das cidades do Rio de Janeiro e Niterói
title_full_unstemmed A prática do turismo pedagógico no contexto dos museus: a experiência de museus das cidades do Rio de Janeiro e Niterói
title_sort A prática do turismo pedagógico no contexto dos museus: a experiência de museus das cidades do Rio de Janeiro e Niterói
author Rubim, Ana Carolina Barroso
author_facet Rubim, Ana Carolina Barroso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Telma Lasmar
Godoy, Karla Estelita
Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Rubim, Ana Carolina Barroso
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Educação
Turismo pedagógico
Museu
Patrimônio histórico-cultural
Turismo
Museu
Turismo educacional
Rio de Janeiro (RJ)
Niterói (RJ)
Tourism
Education
Pedagogical tourism
Museum
Historical and cultural heritage
topic Turismo
Educação
Turismo pedagógico
Museu
Patrimônio histórico-cultural
Turismo
Museu
Turismo educacional
Rio de Janeiro (RJ)
Niterói (RJ)
Tourism
Education
Pedagogical tourism
Museum
Historical and cultural heritage
description O turismo pedagógico como modalidade que atende às escolas em suas atividades educativas extraclasse possui potencial para aproximar teoria e prática e estimular a absorção de conhecimentos relacionados às diversas áreas de conhecimento, inclusive a consciência sobre a importância do patrimônio histórico-cultural. O museu visto como lugar de encontro com a cultura pode propiciar as condições para que o aprendizado aconteça na complementaridade entre ensino formal e não formal, se encaixando nessa proposta como atrativo à prática do turismo pedagógico. Para comprovar tal possibilidade, buscou-se conhecer a relação entre turismo pedagógico e museus sob a ótica dos profissionais que atuam no desenvolvimento e aplicação dos projetos pedagógicos dos museus, anteriores ao segmento turístico em questão. Após a realização de entrevistas com representantes do setor educativo de seis museus do Rio de Janeiro e um de Niterói – RJ, pôde-se perceber que essa relação é complexa e que o turismo pedagógico realizado em museus precisa de alguns ajustes para atingir os resultados possíveis e esperados
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-03-23T14:07:17Z
2016-03-23T14:07:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1546
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135474176786432