Consumo, significados e representações dos souvenirs de museus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22138 |
Resumo: | O souvenir é um dos objetos mais consumidos por turistas e está diretamente ligado às experiências turísticas. Em museus, esses objetos assumem papel de diferença e estabelecem com o sujeito uma relação diversa das representações mais comuns encontradas na literatura nacional a respeito do tema. A experiência de visitação em museus e a fruição estética oriunda da relação com o acervo exposto podem ser fatores decisivos para o consumo de souvenirs de museus, proporcionando ao turista a sensação de proximidade com a própria obra. Nesse sentido, o presente trabalho procurou investigar e interpretar, por meio de pesquisas em lojas de museus, até que ponto o consumo do souvenir de museu incentiva ou banaliza a relação com esses objetos. Buscou-se utilizar estudos de autores como Walter Benjamin para se discutir a respeito da aura dos objetos frente sua possível banalização, Gilles Lipovetsky para se refletir sobre a estetização contemporânea, Zygmunt Bauman e Arjun Appadurai para se compreender o consumo na pós-modernidade, Daniel Miller sobre o campo da cultura material, bem como outros autores que se dedicam ao estudo dos souvenirs. Por se caracterizar como uma pesquisa de base etnográfica, o processo metodológico consistiu em observação participante e entrevistas semiestruturadas no Museu do Amanhã, Museu Histórico Nacional e Museu de Arte do Rio. Os resultados apontam que as lojas de souvenirs de museus possuem importante papel na construção de uma diferente relação de consumo dos turistas em instituições museológicas |
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