Avaliação da acurácia do exame citopatológico no diagnóstico da esporotricose felina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Nunes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6883
Resumo: A esporotricose é uma micose causada por espécies do complexo Sporothrix schekii que acomete seres humanos e animais, principalmente os gatos. Desde 1998 o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/FIOCRUZ vem acompanhando uma epidemia evolvendo seres humanos, cães e gatos, onde as principais formas de transmissão são arranhadura, mordedura e/ou contato com exsudato das lesões de gatos infectados. O diagnóstico definitivo da esporotricose é obtido a partir do isolamento do fungo em meios de cultura, entretanto, o resultado final pode demorar até quatro semanas, podendo em algumas situações retardar o início do tratamento antifúngico. O exame citopatológico é utilizado frequentemente no diagnóstico da esporotricose felina, entretanto, os parâmetros de acurácia ainda não foram estabelecidos. O objetivo deste estudo foi avaliar a confiabilidade e acurácia do exame citopatológico no diagnóstico da esporotricose felina. Foram incluídos 244 gatos provenientes da região metropolitana do Rio de Janeiro, a maioria machos, em idade reprodutiva e aprendendo três ou mais lesões cutâneas em sítios anatômicos são contíguos. A sensibilidade do exame citopatológico foi de 84,9%. Os valores de VPP, VPN, RV+, RV- e acurácia foram respectivamente, 86,0%, 24,4%, 2,02% 0,26% e 82,8%. A confiabilidade entre as duas leituras foi considerada moderada a boa. Concluímos que, o exame citopatológico é um método sensível, rápido e prático que deve ser utilizado no diagnóstico da esporotricose felina em regiões endêmicas onde ocorram surtos desta micose.
id UFF-2_f165f9b06b5a2774b12e0ec4b143b919
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6883
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Avaliação da acurácia do exame citopatológico no diagnóstico da esporotricose felinaEsporotricoseAcuráciaExame citopatológicoEsporotricoseGatosDiagnósticoA esporotricose é uma micose causada por espécies do complexo Sporothrix schekii que acomete seres humanos e animais, principalmente os gatos. Desde 1998 o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/FIOCRUZ vem acompanhando uma epidemia evolvendo seres humanos, cães e gatos, onde as principais formas de transmissão são arranhadura, mordedura e/ou contato com exsudato das lesões de gatos infectados. O diagnóstico definitivo da esporotricose é obtido a partir do isolamento do fungo em meios de cultura, entretanto, o resultado final pode demorar até quatro semanas, podendo em algumas situações retardar o início do tratamento antifúngico. O exame citopatológico é utilizado frequentemente no diagnóstico da esporotricose felina, entretanto, os parâmetros de acurácia ainda não foram estabelecidos. O objetivo deste estudo foi avaliar a confiabilidade e acurácia do exame citopatológico no diagnóstico da esporotricose felina. Foram incluídos 244 gatos provenientes da região metropolitana do Rio de Janeiro, a maioria machos, em idade reprodutiva e aprendendo três ou mais lesões cutâneas em sítios anatômicos são contíguos. A sensibilidade do exame citopatológico foi de 84,9%. Os valores de VPP, VPN, RV+, RV- e acurácia foram respectivamente, 86,0%, 24,4%, 2,02% 0,26% e 82,8%. A confiabilidade entre as duas leituras foi considerada moderada a boa. Concluímos que, o exame citopatológico é um método sensível, rápido e prático que deve ser utilizado no diagnóstico da esporotricose felina em regiões endêmicas onde ocorram surtos desta micose.Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Rio de JaneiroCoordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de nível SuperiorUniversidade Federal FluminenseNiteróiBaptista, Andréa Regina de souzaPereira, Sandro AntonioSilva, Jéssica Nunes2018-06-28T19:08:27Z2018-06-28T19:08:27Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6883Aluno de MestradoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-13T03:08:33Zoai:app.uff.br:1/6883Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-13T03:08:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da acurácia do exame citopatológico no diagnóstico da esporotricose felina
title Avaliação da acurácia do exame citopatológico no diagnóstico da esporotricose felina
spellingShingle Avaliação da acurácia do exame citopatológico no diagnóstico da esporotricose felina
Silva, Jéssica Nunes
Esporotricose
Acurácia
Exame citopatológico
Esporotricose
Gatos
Diagnóstico
title_short Avaliação da acurácia do exame citopatológico no diagnóstico da esporotricose felina
title_full Avaliação da acurácia do exame citopatológico no diagnóstico da esporotricose felina
title_fullStr Avaliação da acurácia do exame citopatológico no diagnóstico da esporotricose felina
title_full_unstemmed Avaliação da acurácia do exame citopatológico no diagnóstico da esporotricose felina
title_sort Avaliação da acurácia do exame citopatológico no diagnóstico da esporotricose felina
author Silva, Jéssica Nunes
author_facet Silva, Jéssica Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Andréa Regina de souza
Pereira, Sandro Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéssica Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Esporotricose
Acurácia
Exame citopatológico
Esporotricose
Gatos
Diagnóstico
topic Esporotricose
Acurácia
Exame citopatológico
Esporotricose
Gatos
Diagnóstico
description A esporotricose é uma micose causada por espécies do complexo Sporothrix schekii que acomete seres humanos e animais, principalmente os gatos. Desde 1998 o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/FIOCRUZ vem acompanhando uma epidemia evolvendo seres humanos, cães e gatos, onde as principais formas de transmissão são arranhadura, mordedura e/ou contato com exsudato das lesões de gatos infectados. O diagnóstico definitivo da esporotricose é obtido a partir do isolamento do fungo em meios de cultura, entretanto, o resultado final pode demorar até quatro semanas, podendo em algumas situações retardar o início do tratamento antifúngico. O exame citopatológico é utilizado frequentemente no diagnóstico da esporotricose felina, entretanto, os parâmetros de acurácia ainda não foram estabelecidos. O objetivo deste estudo foi avaliar a confiabilidade e acurácia do exame citopatológico no diagnóstico da esporotricose felina. Foram incluídos 244 gatos provenientes da região metropolitana do Rio de Janeiro, a maioria machos, em idade reprodutiva e aprendendo três ou mais lesões cutâneas em sítios anatômicos são contíguos. A sensibilidade do exame citopatológico foi de 84,9%. Os valores de VPP, VPN, RV+, RV- e acurácia foram respectivamente, 86,0%, 24,4%, 2,02% 0,26% e 82,8%. A confiabilidade entre as duas leituras foi considerada moderada a boa. Concluímos que, o exame citopatológico é um método sensível, rápido e prático que deve ser utilizado no diagnóstico da esporotricose felina em regiões endêmicas onde ocorram surtos desta micose.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2018-06-28T19:08:27Z
2018-06-28T19:08:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6883
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6883
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838814961401856