Vivenciando experiências no ensino médio utilizando eletroquímica como um tema motivador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Juliana Magalhães de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5106
Resumo: A química praticada no ensino médio ainda dá muita ênfase a um número excessivo de conteúdos, desenvolvidos de forma fragmentada sem estabelecer relações de um conteúdo com outro nem com o contexto social dos alunos, não contribuindo para a inserção do indivíduo em um mundo que está em constante transformação. Neste contexto, é de fundamental importância que na formação básica dos futuros professores as orientações pedagógicas estejam de acordo com as diferentes teorias de aprendizagem, de modo a desenvolver capacidades e habilidades para uma práxis eficiente. Desta forma, faz-se necessário o uso de uma aprendizagem significativa, que significa o processo através do qual uma nova informação (um novo conhecimento) se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não-literal) à estrutura cognitiva do aprendiz. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN incluem a educação ambiental no sentido de favorecer o engajamento político-social e aponta o professor como “peça” principal desta nova visão da educação voltada para a formação de cidadania. A inclusão de temas ambientais nas aulas de química tem como objetivo a contextualização do conteúdo, permitindo que o aluno perceba o papel social da química, suas aplicações e conseqüências. Assim, a pesquisa foi desenvolvida em dois espaços escolares do município de Niterói e foram planejadas de modo a explorar duas atividades. A primeira atividade foi uma aula expositiva, na forma de slides no programa Power Point, abordando assuntos como oxidação e redução, pilhas, espontaneidade de reações, potencial padrão, eletrólise ígnea e aquosa, o efeito da disposição de metais pesados no ambiente e os problemas com o lixo eletrônico. A segunda atividade uma experimentação sobre o tema gerador, possibilita o desenvolvimento de habilidades e discussões críticas que complementam o processo educacional, fazendo parte do processo ensino-aprendizagem
id UFF-2_f1747fc336583d1baf859b7f444c8d60
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5106
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Vivenciando experiências no ensino médio utilizando eletroquímica como um tema motivadorEnsino médioAprendizagem significativaEletroquímicaEnsino de químicaProcesso de ensino-aprendizagemEletroquímicaAprendizagem significativaEnsino médioHigh schoolMeaningful learningElectrochemicalA química praticada no ensino médio ainda dá muita ênfase a um número excessivo de conteúdos, desenvolvidos de forma fragmentada sem estabelecer relações de um conteúdo com outro nem com o contexto social dos alunos, não contribuindo para a inserção do indivíduo em um mundo que está em constante transformação. Neste contexto, é de fundamental importância que na formação básica dos futuros professores as orientações pedagógicas estejam de acordo com as diferentes teorias de aprendizagem, de modo a desenvolver capacidades e habilidades para uma práxis eficiente. Desta forma, faz-se necessário o uso de uma aprendizagem significativa, que significa o processo através do qual uma nova informação (um novo conhecimento) se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não-literal) à estrutura cognitiva do aprendiz. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN incluem a educação ambiental no sentido de favorecer o engajamento político-social e aponta o professor como “peça” principal desta nova visão da educação voltada para a formação de cidadania. A inclusão de temas ambientais nas aulas de química tem como objetivo a contextualização do conteúdo, permitindo que o aluno perceba o papel social da química, suas aplicações e conseqüências. Assim, a pesquisa foi desenvolvida em dois espaços escolares do município de Niterói e foram planejadas de modo a explorar duas atividades. A primeira atividade foi uma aula expositiva, na forma de slides no programa Power Point, abordando assuntos como oxidação e redução, pilhas, espontaneidade de reações, potencial padrão, eletrólise ígnea e aquosa, o efeito da disposição de metais pesados no ambiente e os problemas com o lixo eletrônico. A segunda atividade uma experimentação sobre o tema gerador, possibilita o desenvolvimento de habilidades e discussões críticas que complementam o processo educacional, fazendo parte do processo ensino-aprendizagemThe chemistry practiced in high school still gives much emphasis to an excessive number of content in a fragmented manner without applying the contents with others or with the social context of the students, not contributing to the inclusion of the individual in the world that is constantly transformation. In this context, it is of fundamental importance that the basic training of future teachers pedagogical guidelines are consistent with the various learning theories in order to develop skills and abilities for effective practice. Thus, it is necessary the use of meaningful learning, which means the process through which new information (new knowledge) relates (non-literal) to the cognitive structure of the learner not arbitrary and substantive way. In addition, the National Curricular Parameters, NCP include environmental education in order to promote the socio-political engagement and points the teacher as the main "part" of this new vision of education for the qualification of citizenship. The inclusion of environmental issues in chemistry classes aims to contextualize the content, allowing the student to realize the social role of the chemical, its applications and consequences. So, the study was conducted in two school spaces of Niterói and were planned in order to explore two activities. The first activity was a lecture in the form of PowerPoint slides program, addressing issues such as oxidation and reduction, batteries, spontaneity of reactions, standard potential, igneous and aqueous electrolysis, the effect of the provision of heavy metals in the environment and the problems with e-waste. The second activity a trial on the theme generator, enable the development of skills and critical discussions that complement the educational process as part of the teaching-learning processCanesin, Fátima de PaivaLatini, Rose MaryCôrtes, Carlos Eduardo da SilvaLopes, Juliana Magalhães de Souza2017-11-01T21:08:45Z2017-11-01T21:08:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5106http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T15:04:50Zoai:app.uff.br:1/5106Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:27.072648Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivenciando experiências no ensino médio utilizando eletroquímica como um tema motivador
title Vivenciando experiências no ensino médio utilizando eletroquímica como um tema motivador
spellingShingle Vivenciando experiências no ensino médio utilizando eletroquímica como um tema motivador
Lopes, Juliana Magalhães de Souza
Ensino médio
Aprendizagem significativa
Eletroquímica
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Eletroquímica
Aprendizagem significativa
Ensino médio
High school
Meaningful learning
Electrochemical
title_short Vivenciando experiências no ensino médio utilizando eletroquímica como um tema motivador
title_full Vivenciando experiências no ensino médio utilizando eletroquímica como um tema motivador
title_fullStr Vivenciando experiências no ensino médio utilizando eletroquímica como um tema motivador
title_full_unstemmed Vivenciando experiências no ensino médio utilizando eletroquímica como um tema motivador
title_sort Vivenciando experiências no ensino médio utilizando eletroquímica como um tema motivador
author Lopes, Juliana Magalhães de Souza
author_facet Lopes, Juliana Magalhães de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canesin, Fátima de Paiva
Latini, Rose Mary
Côrtes, Carlos Eduardo da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Juliana Magalhães de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Aprendizagem significativa
Eletroquímica
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Eletroquímica
Aprendizagem significativa
Ensino médio
High school
Meaningful learning
Electrochemical
topic Ensino médio
Aprendizagem significativa
Eletroquímica
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Eletroquímica
Aprendizagem significativa
Ensino médio
High school
Meaningful learning
Electrochemical
description A química praticada no ensino médio ainda dá muita ênfase a um número excessivo de conteúdos, desenvolvidos de forma fragmentada sem estabelecer relações de um conteúdo com outro nem com o contexto social dos alunos, não contribuindo para a inserção do indivíduo em um mundo que está em constante transformação. Neste contexto, é de fundamental importância que na formação básica dos futuros professores as orientações pedagógicas estejam de acordo com as diferentes teorias de aprendizagem, de modo a desenvolver capacidades e habilidades para uma práxis eficiente. Desta forma, faz-se necessário o uso de uma aprendizagem significativa, que significa o processo através do qual uma nova informação (um novo conhecimento) se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não-literal) à estrutura cognitiva do aprendiz. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN incluem a educação ambiental no sentido de favorecer o engajamento político-social e aponta o professor como “peça” principal desta nova visão da educação voltada para a formação de cidadania. A inclusão de temas ambientais nas aulas de química tem como objetivo a contextualização do conteúdo, permitindo que o aluno perceba o papel social da química, suas aplicações e conseqüências. Assim, a pesquisa foi desenvolvida em dois espaços escolares do município de Niterói e foram planejadas de modo a explorar duas atividades. A primeira atividade foi uma aula expositiva, na forma de slides no programa Power Point, abordando assuntos como oxidação e redução, pilhas, espontaneidade de reações, potencial padrão, eletrólise ígnea e aquosa, o efeito da disposição de metais pesados no ambiente e os problemas com o lixo eletrônico. A segunda atividade uma experimentação sobre o tema gerador, possibilita o desenvolvimento de habilidades e discussões críticas que complementam o processo educacional, fazendo parte do processo ensino-aprendizagem
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-11-01T21:08:45Z
2017-11-01T21:08:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5106
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823652011769856