Ensino de reações de oxirredução associando experimento demonstrativo e o jogo didático “Reações de oxirredução - o teste da vaquinha’’
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6472 |
Resumo: | No ensino de química, um dos problemas mais graves no que diz respeito ao sistema de ensino atual visto nas escolas, é a ênfase na simples transmissão de conteúdos sem fazer nenhuma ligação com o cotidiano do aluno e na maioria das vezes de modo descontextualizado; não importando se a aprendizagem foi de fato significativa, mas priorizando, muita das vezes, a resolução maçante de exercícios de vestibulares e a memorização da matéria. Diante disso, esta monografia, a partir do conteúdo de oxirredução, visou propor uma abordagem diferenciada e com a aplicação de um experimento conhecido como “A vaquinha química”, que utiliza materiais de baixo custo, promovendo uma aula dinâmica e enriquecedora, contribuindo para a aprendizagem significativa do aluno. Em seguida, os alunos aplicaram os conceitos aprendidos em um jogo didático denominado “Reações de oxirredução - o teste da vaquinha”, que é a versão eletrônica do experimento aplicado em sala de aula na forma de um teste avaliativo deste conteúdo, disponibilizado pelo portal do MEC, onde cada aluno terá seu conhecimento desafiado e testado de uma forma dinâmica e divertida. A partir da aplicação deste modelo de aula se confirmou a importância de se levar, para as salas de aula, experimentos demonstrativos e jogos didáticos que procurem, de forma contextualizada, aproximar os conteúdos fundamentais da química dos fenômenos cotidianos presentes na vida do educando. Dessa forma, com a utilização de uma aula expositiva e de um experimento associado ao lado lúdico, porém colocado de maneira efetiva como parte do processo de aprendizagem, pôde-se perceber que o aluno “enxergou” os fenômenos de oxirredução com um olhar mais receptivo, desenvolvendo o senso crítico-cientifico e obtendo uma aprendizagem mais significativa sobre o tema |
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Ensino de reações de oxirredução associando experimento demonstrativo e o jogo didático “Reações de oxirredução - o teste da vaquinha’’EletroquímicaAprendizagem significativaEnsino de químicaReação de óxido-reduçãoProcesso de ensino-aprendizagemJogo educativoJogo interativoElectrochemicalMeaningful learningNo ensino de química, um dos problemas mais graves no que diz respeito ao sistema de ensino atual visto nas escolas, é a ênfase na simples transmissão de conteúdos sem fazer nenhuma ligação com o cotidiano do aluno e na maioria das vezes de modo descontextualizado; não importando se a aprendizagem foi de fato significativa, mas priorizando, muita das vezes, a resolução maçante de exercícios de vestibulares e a memorização da matéria. Diante disso, esta monografia, a partir do conteúdo de oxirredução, visou propor uma abordagem diferenciada e com a aplicação de um experimento conhecido como “A vaquinha química”, que utiliza materiais de baixo custo, promovendo uma aula dinâmica e enriquecedora, contribuindo para a aprendizagem significativa do aluno. Em seguida, os alunos aplicaram os conceitos aprendidos em um jogo didático denominado “Reações de oxirredução - o teste da vaquinha”, que é a versão eletrônica do experimento aplicado em sala de aula na forma de um teste avaliativo deste conteúdo, disponibilizado pelo portal do MEC, onde cada aluno terá seu conhecimento desafiado e testado de uma forma dinâmica e divertida. A partir da aplicação deste modelo de aula se confirmou a importância de se levar, para as salas de aula, experimentos demonstrativos e jogos didáticos que procurem, de forma contextualizada, aproximar os conteúdos fundamentais da química dos fenômenos cotidianos presentes na vida do educando. Dessa forma, com a utilização de uma aula expositiva e de um experimento associado ao lado lúdico, porém colocado de maneira efetiva como parte do processo de aprendizagem, pôde-se perceber que o aluno “enxergou” os fenômenos de oxirredução com um olhar mais receptivo, desenvolvendo o senso crítico-cientifico e obtendo uma aprendizagem mais significativa sobre o temaIn chemistry teaching, one of the most serious problems with regard to the current educational system seen in schools is the emphasis on the simple transmission of contents without making any connection with the daily life of the student and in the majority of the times in a decontextualized way; regardless of whether learning was indeed meaningful, but often prioritizing the dull resolution of vestibular exercises and memorizing the subject. In view of this, this monograph, based on the oxidation content, aimed to propose a differentiated approach and with the application of an experiment known as "A chemical little cow", which uses low cost materials, promoting a dynamic and enriching class, contributing to significant learner learning. Then the students applied the concepts learned in a didactic game called "Reaction of oxreduction - the test of little cow", which is the electronic version of the experiment applied in the classroom in the form of an evaluation test of this content, available through the portal of the MEC, where each student will have their knowledge challenged and tested in a dynamic and fun way. From the application of this class model, it was confirmed the importance of bringing demonstrative experiments and didactic games to classrooms, in a contextualized way, to bring together the fundamental contents of chemistry of everyday phenomena present in student’s life. In this way, with the use of an expository class and an experiment associated with the playful side, but effectively placed as part of the learning process, it was possible to perceive that the student "saw" the oxidation phenomena with a more receptive look, developing the critical-scientific sense and obtaining a more meaningful learning on the subjectCôrtes, Carlos Eduardo da SilvaMachado, Bianca da CunhaAlves, Odivaldo CambraiaFlorencio, AntonioMacedo, Bruno dos Santos de2018-05-14T16:09:45Z2018-05-14T16:09:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMACEDO, Bruno dos Santos. Ensino de reações de oxirredução associando experimento demonstrativo e o jogo didático "Reações de oxirredução - o teste da vaquinha". 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6472http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T15:52:44Zoai:app.uff.br:1/6472Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:59.900743Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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