Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coaracy, Lucas Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23514
Resumo: Essa dissertação teve como finalidade compreender os usos e as representações sociais das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) por alunos no cotidiano escolar. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa com alunos do segundo segmento do ensino fundamental numa escola municipal de Niterói, RJ, a partir de uma abordagem multimétodos (JOHNSON; ONWUEGBUZIE, 2004), que se desenvolveu articulando a abordagem etnográfica (PERUZZO, 2003; MATTOS, 2009, 2011a, 2011b) com metodologias do campo da Teoria das Representações Sociais (TRS) (MOSCOVICI, 1994, 2007). Os instrumentos de pesquisa foram a observação participante, grupo focal e questionário de evocação livre. A análise dos dados, realizada com o auxílio dos softwares Atlas.ti e openEVOC, tem como fundamentação a abordagem estrutural da TRS - a Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 2000; SÁ, 1996) - e a análise categorial (BARDIN, 2009). Os resultados apontaram que a representações sociais das TDICs têm os dispositivos móveis em seu núcleo central, organizando-se e dando sentido a demais elementos da representação. A frequência de compartilhamentos e os modos de utilização das TDICs pelos alunos denota um forte aspecto de socialização em seus usos, configurando modos de ação e significação que situam as interações num contexto de busca de autonomia na construção de saberes e maior identificação social com seus pares no espaço escolar. Conclui-se que, para uma que haja uma educação que articule as estruturas da instituição escolar e os modos de viver dos jovens contemporâneos numa perspectiva libertadora e problematizadora, curiosa e crítica (FREIRE, 2000) frente às tecnologias na sociedade midiatizada (THOMPSON, 1998, 2018; HJARVARD, 2014, 2015), deve- se estar atento aos modos como os sujeitos empregam seus usos enquanto táticas (CERTEAU, 1998) buscando a reinvenção do cotidiano em interface com as mídias e o contexto educativo.
id UFF-2_f246d49f617e9ec6f682e2d875c3c97c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23514
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunosComunicação e EducaçãoTecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoCotidianoRepresentações SociaisMídias DigitaisComunicação na educaçãoCotidianoMídia socialCommunication and EducationDigital Information and Communication TechnologiesDailySocial RepresentationsDigital MediaEssa dissertação teve como finalidade compreender os usos e as representações sociais das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) por alunos no cotidiano escolar. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa com alunos do segundo segmento do ensino fundamental numa escola municipal de Niterói, RJ, a partir de uma abordagem multimétodos (JOHNSON; ONWUEGBUZIE, 2004), que se desenvolveu articulando a abordagem etnográfica (PERUZZO, 2003; MATTOS, 2009, 2011a, 2011b) com metodologias do campo da Teoria das Representações Sociais (TRS) (MOSCOVICI, 1994, 2007). Os instrumentos de pesquisa foram a observação participante, grupo focal e questionário de evocação livre. A análise dos dados, realizada com o auxílio dos softwares Atlas.ti e openEVOC, tem como fundamentação a abordagem estrutural da TRS - a Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 2000; SÁ, 1996) - e a análise categorial (BARDIN, 2009). Os resultados apontaram que a representações sociais das TDICs têm os dispositivos móveis em seu núcleo central, organizando-se e dando sentido a demais elementos da representação. A frequência de compartilhamentos e os modos de utilização das TDICs pelos alunos denota um forte aspecto de socialização em seus usos, configurando modos de ação e significação que situam as interações num contexto de busca de autonomia na construção de saberes e maior identificação social com seus pares no espaço escolar. Conclui-se que, para uma que haja uma educação que articule as estruturas da instituição escolar e os modos de viver dos jovens contemporâneos numa perspectiva libertadora e problematizadora, curiosa e crítica (FREIRE, 2000) frente às tecnologias na sociedade midiatizada (THOMPSON, 1998, 2018; HJARVARD, 2014, 2015), deve- se estar atento aos modos como os sujeitos empregam seus usos enquanto táticas (CERTEAU, 1998) buscando a reinvenção do cotidiano em interface com as mídias e o contexto educativo.This dissertation aimed to understand the uses and social representations of Digital Technologies of Information and Communication (TDICs) by students in everyday school life. To achieve this goal, the research was carried out with students from the second segment of elementary school in a municipal school in Niterói, RJ, using a multi-method approach (JOHNSON and ONWUEGBUZIE, 2004), which was developed articulating the ethnographic approach (PERUZZO, 2003; MATTOS, 2009; 2011a; 2011b) with methodologies from the field of Social Representations Theory (TRS) (MOSCOVICI 1994; 2007). The research instruments were participant observation, focus group and free recall questionnaire. Data analysis, carried out with the help of Atlas.ti and openEVOC software, is based on the structural approach of TRS - the Central Core Theory (ABRIC, 2000, SÁ, 1996) - and category analysis (BARDIN, 2009). The results showed that the social representations of TDICs have mobile devices at their central core, organizing themselves and giving meaning to other elements of the representation. The frequency of sharing and modes of use of TDICs by students denotes a strong aspect of socialization in their uses, configuring modes of action and meaning that place interactions in a context of autonomy seeking in the construction of knowledge and greater social identification with their peers in the school space. It is concluded that, for there to be an education that articulates the structures of the school institution and the ways of living of contemporary young people in a liberating and problematizing, curious and critical perspective (FREIRE, 2000) in the context of technologies in the mediatized society (THOMPSON, 1998; 2018; HJARVARD, 2014; 2015), one must be aware of the ways in which subjects employ their uses as tactics (CERTEAU, 1998), seeking to reinvent everyday life in an interface with the media and the educational context.117fNiteróiAlves, Walcéa BarretoAlves, Walcéa BarretoFarbiarz, AlexandrePuggian, CleoniceCoaracy, Lucas Lima2021-10-08T18:00:05Z2021-10-08T18:00:05Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOARACY, Lucas Lima. Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos.2021. 117f. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23514Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-08T18:00:05Zoai:app.uff.br:1/23514Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:06.330598Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos
title Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos
spellingShingle Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos
Coaracy, Lucas Lima
Comunicação e Educação
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Cotidiano
Representações Sociais
Mídias Digitais
Comunicação na educação
Cotidiano
Mídia social
Communication and Education
Digital Information and Communication Technologies
Daily
Social Representations
Digital Media
title_short Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos
title_full Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos
title_fullStr Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos
title_full_unstemmed Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos
title_sort Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos
author Coaracy, Lucas Lima
author_facet Coaracy, Lucas Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Walcéa Barreto
Alves, Walcéa Barreto
Farbiarz, Alexandre
Puggian, Cleonice
dc.contributor.author.fl_str_mv Coaracy, Lucas Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação e Educação
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Cotidiano
Representações Sociais
Mídias Digitais
Comunicação na educação
Cotidiano
Mídia social
Communication and Education
Digital Information and Communication Technologies
Daily
Social Representations
Digital Media
topic Comunicação e Educação
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Cotidiano
Representações Sociais
Mídias Digitais
Comunicação na educação
Cotidiano
Mídia social
Communication and Education
Digital Information and Communication Technologies
Daily
Social Representations
Digital Media
description Essa dissertação teve como finalidade compreender os usos e as representações sociais das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) por alunos no cotidiano escolar. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa com alunos do segundo segmento do ensino fundamental numa escola municipal de Niterói, RJ, a partir de uma abordagem multimétodos (JOHNSON; ONWUEGBUZIE, 2004), que se desenvolveu articulando a abordagem etnográfica (PERUZZO, 2003; MATTOS, 2009, 2011a, 2011b) com metodologias do campo da Teoria das Representações Sociais (TRS) (MOSCOVICI, 1994, 2007). Os instrumentos de pesquisa foram a observação participante, grupo focal e questionário de evocação livre. A análise dos dados, realizada com o auxílio dos softwares Atlas.ti e openEVOC, tem como fundamentação a abordagem estrutural da TRS - a Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 2000; SÁ, 1996) - e a análise categorial (BARDIN, 2009). Os resultados apontaram que a representações sociais das TDICs têm os dispositivos móveis em seu núcleo central, organizando-se e dando sentido a demais elementos da representação. A frequência de compartilhamentos e os modos de utilização das TDICs pelos alunos denota um forte aspecto de socialização em seus usos, configurando modos de ação e significação que situam as interações num contexto de busca de autonomia na construção de saberes e maior identificação social com seus pares no espaço escolar. Conclui-se que, para uma que haja uma educação que articule as estruturas da instituição escolar e os modos de viver dos jovens contemporâneos numa perspectiva libertadora e problematizadora, curiosa e crítica (FREIRE, 2000) frente às tecnologias na sociedade midiatizada (THOMPSON, 1998, 2018; HJARVARD, 2014, 2015), deve- se estar atento aos modos como os sujeitos empregam seus usos enquanto táticas (CERTEAU, 1998) buscando a reinvenção do cotidiano em interface com as mídias e o contexto educativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08T18:00:05Z
2021-10-08T18:00:05Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COARACY, Lucas Lima. Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos.2021. 117f. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23514
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv COARACY, Lucas Lima. Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos.2021. 117f. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823721685450752