Currículo, multiculturalidade e formação docente: a educação das relações étnico-raciais para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamir, Laisa Mara Santana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7233
Resumo: A implementação de uma diretriz curricular nacional é uma tarefa árdua, que envolve tempo e o trabalho de muitos atores. Este estudo se propôs a fazer uma análise crítica sobre a implantação das Diretrizes Curriculares para o ensino das relações Étnico-raciais e da História e Cultura afro-brasileira e africana que consta na Lei 10.639/03. Estas ações afirmativas são fruto da união da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial com o Ministério da Educação e Cultura, cujo objetivo é equiparar, valorizar e garantir direito das etnias que compõem a sociedade brasileira de serem representadas no currículo escolar. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as teorias do currículo, além de um estudo das Diretrizes, o que levou à discussão sobre a importância da formação inicial e continuada dos professores na implantação de mudanças na escola
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