Currículo, multiculturalidade e formação docente: a educação das relações étnico-raciais para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7233 |
Resumo: | A implementação de uma diretriz curricular nacional é uma tarefa árdua, que envolve tempo e o trabalho de muitos atores. Este estudo se propôs a fazer uma análise crítica sobre a implantação das Diretrizes Curriculares para o ensino das relações Étnico-raciais e da História e Cultura afro-brasileira e africana que consta na Lei 10.639/03. Estas ações afirmativas são fruto da união da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial com o Ministério da Educação e Cultura, cujo objetivo é equiparar, valorizar e garantir direito das etnias que compõem a sociedade brasileira de serem representadas no currículo escolar. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as teorias do currículo, além de um estudo das Diretrizes, o que levou à discussão sobre a importância da formação inicial e continuada dos professores na implantação de mudanças na escola |
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Currículo, multiculturalidade e formação docente: a educação das relações étnico-raciais para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africanaDiretrizes curricularesTeorias do currículoAções afirmativasMulticulturalismoFormação docenteCurrículoRelações étnicasEnsino de históriaCultura afro-brasileiraCultura africanaFormação docenteCurriculum GuidelinesCurriculum TheoriesAffirmative actionMulticulturalismTeacher trainingA implementação de uma diretriz curricular nacional é uma tarefa árdua, que envolve tempo e o trabalho de muitos atores. Este estudo se propôs a fazer uma análise crítica sobre a implantação das Diretrizes Curriculares para o ensino das relações Étnico-raciais e da História e Cultura afro-brasileira e africana que consta na Lei 10.639/03. Estas ações afirmativas são fruto da união da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial com o Ministério da Educação e Cultura, cujo objetivo é equiparar, valorizar e garantir direito das etnias que compõem a sociedade brasileira de serem representadas no currículo escolar. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as teorias do currículo, além de um estudo das Diretrizes, o que levou à discussão sobre a importância da formação inicial e continuada dos professores na implantação de mudanças na escolaThe implementation of a national curriculum guideline is an arduous task that involves time and the work of many actors. This study aimed to make a critical analysis of the implementation of the DiretrizesCurriculares para o ensino das relaçõesÉtnico-raciais e da História e Cultura afro-brasileira e africana (Curriculum Guidelines for the teaching of ethnic-racial relations and history and african-Brazilian and African culture) contained in Law 10.639 / 03. These affirmative actions are the result of the union of the Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Secretariat for Racial Equality Promotion Policy) with the Ministério da Educação e Cultura(Ministry of Education and Culture), which aims to match, enhance and guarantee the right of ethnic groups that make up Brazilian society to be represented in the school curriculum. A literature review on the curriculum theories was carried on, as well as a study of the Diretrizes, which led to a discussion about the importance of initial and continuing training of teachers in the implementation of changes in the schoolNeves, Eloiza DiasPaiva, Andréa Lúcia da Silva deArantes, Erika BastosLamir, Laisa Mara Santana2018-08-27T20:28:56Z2018-08-27T20:28:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7233Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T17:31:58Zoai:app.uff.br:1/7233Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:15.733332Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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