Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14398 |
Resumo: | The article focuses on multiculturalism and its implications to school curriculum and teacher training courses curriculum. It presents the emergence of multicultural concerns, examines theoretical approaches and discusses principies and strategies of a multiculturally oriented education. It also analyses main challenges to multiculturalism. It is argued that despire all the tensions and questionings involved in multicultural theorizing and practice, multicultural initiatives are feasible. The tensions and questionings are even seen as favouring both the theoretical and practical development of the field. |
id |
UFC-7_0864a9b6ef2038dbc6e969b5331a0b36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14398 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docenteMulticulturalismoCulturaEducação multiculturalCurrículoFormação docenteThe article focuses on multiculturalism and its implications to school curriculum and teacher training courses curriculum. It presents the emergence of multicultural concerns, examines theoretical approaches and discusses principies and strategies of a multiculturally oriented education. It also analyses main challenges to multiculturalism. It is argued that despire all the tensions and questionings involved in multicultural theorizing and practice, multicultural initiatives are feasible. The tensions and questionings are even seen as favouring both the theoretical and practical development of the field.O artigo focaliza o multiculturalismo e suas implicações para o currículo da escola e da formação docente. Apresenta a emergência de preocupações multiculturais, examina abordagens teóricas, discute princípios e estratégias de um enfoque multicultural na educação, bem como analisa questionamentos que têm sido feitos ao multiculturalismo. O argumento central é que as tensões e os questionamentos dirigidos ao multiculturalismo não inviabilizam o projeto multicultural; ao contrário, podem favorecer o avanço teórico e o desenvolvimento de propostas curriculares pautadas em uma orientação multicultural.Revista Educação em Debate2015-12-09T13:18:31Z2015-12-09T13:18:31Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCANEN, Ana; MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 12-23, 1999.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14398Canen, AnaMoreira, Antonio Flávio Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:54:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14398Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:56.487459Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente |
title |
Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente |
spellingShingle |
Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente Canen, Ana Multiculturalismo Cultura Educação multicultural Currículo Formação docente |
title_short |
Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente |
title_full |
Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente |
title_fullStr |
Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente |
title_sort |
Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente |
author |
Canen, Ana |
author_facet |
Canen, Ana Moreira, Antonio Flávio Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Antonio Flávio Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canen, Ana Moreira, Antonio Flávio Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalismo Cultura Educação multicultural Currículo Formação docente |
topic |
Multiculturalismo Cultura Educação multicultural Currículo Formação docente |
description |
The article focuses on multiculturalism and its implications to school curriculum and teacher training courses curriculum. It presents the emergence of multicultural concerns, examines theoretical approaches and discusses principies and strategies of a multiculturally oriented education. It also analyses main challenges to multiculturalism. It is argued that despire all the tensions and questionings involved in multicultural theorizing and practice, multicultural initiatives are feasible. The tensions and questionings are even seen as favouring both the theoretical and practical development of the field. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 2015-12-09T13:18:31Z 2015-12-09T13:18:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CANEN, Ana; MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 12-23, 1999. 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14398 |
identifier_str_mv |
CANEN, Ana; MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 12-23, 1999. 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028950761275392 |