Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sabrina Ramos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7548
Resumo: As informações divulgadas através das redes sociais possuem a capacidade de influenciar na tomada de decisão dos investidores. Posto isso, essa pesquisa busca investigar se o uso das mídias sociais reduz a assimetria informacional entre companhias e investidores. Para tal, utilizou-se uma amostra de 29 empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, no ano de 2016/2017. Utilizou-se este índice, pois este estudo buscou obter um enfoque no tema sustentabilidade. Os dados foram coletados de maneira manual e individual, dividida em dois momentos: primeiro coletou-se as informações presentes nas demonstrações financeiras e nível de governança, e em segundo reuniu-se informações presentes nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) das empresas, dividindo-as em oficial e não oficial. Os resultados obtidos não apresentaram significância estatística, mas analisando-se somente o sinal da variável, evidencia-se que somente as mídias não oficiais Twitter, YouTube e Instagram são capazes de reduzir a assimetria informacional das empresas
id UFF-2_f56d24f3b2bf71d483312e67bbd27157
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7548
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISECiências ContábeisAssimetria informacionalRedes sociaisSustentabilidadeSustentabilidadeRede socialMídia socialInformaçãoInformational asimetrySocial networksSustainabilityAs informações divulgadas através das redes sociais possuem a capacidade de influenciar na tomada de decisão dos investidores. Posto isso, essa pesquisa busca investigar se o uso das mídias sociais reduz a assimetria informacional entre companhias e investidores. Para tal, utilizou-se uma amostra de 29 empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, no ano de 2016/2017. Utilizou-se este índice, pois este estudo buscou obter um enfoque no tema sustentabilidade. Os dados foram coletados de maneira manual e individual, dividida em dois momentos: primeiro coletou-se as informações presentes nas demonstrações financeiras e nível de governança, e em segundo reuniu-se informações presentes nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) das empresas, dividindo-as em oficial e não oficial. Os resultados obtidos não apresentaram significância estatística, mas analisando-se somente o sinal da variável, evidencia-se que somente as mídias não oficiais Twitter, YouTube e Instagram são capazes de reduzir a assimetria informacional das empresasThe informations reported through social network can influence investor's decision-making. This, research investigates if the use of social networks reduces the informational asimetry between companies and investors. To do so, it was used a sample of 29 companies listed on B3's Business Sustainability Index, on the years of 2016/2017. That index was used because this research tried to get an approach on the theme sustainability. The data was collected manual and individual, divided in two moments: first was collected the information presented on the financial statements and level of governance. On the second moment, it was fathered information presented on the social networks (Facebook, Instagram, Twitter and YouTube) of the companies, dividing them on official and non-official. The results obtained didn't presented statistical significance, but analyzing only the variable's sign, it was evidenced that only non-official medias Twitter, YouTube and Instagram are capable of reduce de informational asimetry of the companiesBonfim, Mariana PereiraOliveira, Selma Regina MartinsDamaso, José Cláudio GarciaSantos, Sabrina Ramos2018-09-18T20:15:33Z2018-09-18T20:15:33Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7548Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-20T17:22:15Zoai:app.uff.br:1/7548Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:03.842811Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE
title Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE
spellingShingle Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE
Santos, Sabrina Ramos
Ciências Contábeis
Assimetria informacional
Redes sociais
Sustentabilidade
Sustentabilidade
Rede social
Mídia social
Informação
Informational asimetry
Social networks
Sustainability
title_short Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE
title_full Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE
title_fullStr Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE
title_full_unstemmed Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE
title_sort Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE
author Santos, Sabrina Ramos
author_facet Santos, Sabrina Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonfim, Mariana Pereira
Oliveira, Selma Regina Martins
Damaso, José Cláudio Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sabrina Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Contábeis
Assimetria informacional
Redes sociais
Sustentabilidade
Sustentabilidade
Rede social
Mídia social
Informação
Informational asimetry
Social networks
Sustainability
topic Ciências Contábeis
Assimetria informacional
Redes sociais
Sustentabilidade
Sustentabilidade
Rede social
Mídia social
Informação
Informational asimetry
Social networks
Sustainability
description As informações divulgadas através das redes sociais possuem a capacidade de influenciar na tomada de decisão dos investidores. Posto isso, essa pesquisa busca investigar se o uso das mídias sociais reduz a assimetria informacional entre companhias e investidores. Para tal, utilizou-se uma amostra de 29 empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, no ano de 2016/2017. Utilizou-se este índice, pois este estudo buscou obter um enfoque no tema sustentabilidade. Os dados foram coletados de maneira manual e individual, dividida em dois momentos: primeiro coletou-se as informações presentes nas demonstrações financeiras e nível de governança, e em segundo reuniu-se informações presentes nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) das empresas, dividindo-as em oficial e não oficial. Os resultados obtidos não apresentaram significância estatística, mas analisando-se somente o sinal da variável, evidencia-se que somente as mídias não oficiais Twitter, YouTube e Instagram são capazes de reduzir a assimetria informacional das empresas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-18T20:15:33Z
2018-09-18T20:15:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7548
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7548
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823712564936704