Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7548 |
Resumo: | As informações divulgadas através das redes sociais possuem a capacidade de influenciar na tomada de decisão dos investidores. Posto isso, essa pesquisa busca investigar se o uso das mídias sociais reduz a assimetria informacional entre companhias e investidores. Para tal, utilizou-se uma amostra de 29 empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, no ano de 2016/2017. Utilizou-se este índice, pois este estudo buscou obter um enfoque no tema sustentabilidade. Os dados foram coletados de maneira manual e individual, dividida em dois momentos: primeiro coletou-se as informações presentes nas demonstrações financeiras e nível de governança, e em segundo reuniu-se informações presentes nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) das empresas, dividindo-as em oficial e não oficial. Os resultados obtidos não apresentaram significância estatística, mas analisando-se somente o sinal da variável, evidencia-se que somente as mídias não oficiais Twitter, YouTube e Instagram são capazes de reduzir a assimetria informacional das empresas |
id |
UFF-2_f56d24f3b2bf71d483312e67bbd27157 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/7548 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISECiências ContábeisAssimetria informacionalRedes sociaisSustentabilidadeSustentabilidadeRede socialMídia socialInformaçãoInformational asimetrySocial networksSustainabilityAs informações divulgadas através das redes sociais possuem a capacidade de influenciar na tomada de decisão dos investidores. Posto isso, essa pesquisa busca investigar se o uso das mídias sociais reduz a assimetria informacional entre companhias e investidores. Para tal, utilizou-se uma amostra de 29 empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, no ano de 2016/2017. Utilizou-se este índice, pois este estudo buscou obter um enfoque no tema sustentabilidade. Os dados foram coletados de maneira manual e individual, dividida em dois momentos: primeiro coletou-se as informações presentes nas demonstrações financeiras e nível de governança, e em segundo reuniu-se informações presentes nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) das empresas, dividindo-as em oficial e não oficial. Os resultados obtidos não apresentaram significância estatística, mas analisando-se somente o sinal da variável, evidencia-se que somente as mídias não oficiais Twitter, YouTube e Instagram são capazes de reduzir a assimetria informacional das empresasThe informations reported through social network can influence investor's decision-making. This, research investigates if the use of social networks reduces the informational asimetry between companies and investors. To do so, it was used a sample of 29 companies listed on B3's Business Sustainability Index, on the years of 2016/2017. That index was used because this research tried to get an approach on the theme sustainability. The data was collected manual and individual, divided in two moments: first was collected the information presented on the financial statements and level of governance. On the second moment, it was fathered information presented on the social networks (Facebook, Instagram, Twitter and YouTube) of the companies, dividing them on official and non-official. The results obtained didn't presented statistical significance, but analyzing only the variable's sign, it was evidenced that only non-official medias Twitter, YouTube and Instagram are capable of reduce de informational asimetry of the companiesBonfim, Mariana PereiraOliveira, Selma Regina MartinsDamaso, José Cláudio GarciaSantos, Sabrina Ramos2018-09-18T20:15:33Z2018-09-18T20:15:33Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7548Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-20T17:22:15Zoai:app.uff.br:1/7548Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:03.842811Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE |
title |
Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE |
spellingShingle |
Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE Santos, Sabrina Ramos Ciências Contábeis Assimetria informacional Redes sociais Sustentabilidade Sustentabilidade Rede social Mídia social Informação Informational asimetry Social networks Sustainability |
title_short |
Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE |
title_full |
Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE |
title_fullStr |
Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE |
title_full_unstemmed |
Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE |
title_sort |
Impactos das redes sociais na assimetria informacional das empresas do ISE |
author |
Santos, Sabrina Ramos |
author_facet |
Santos, Sabrina Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bonfim, Mariana Pereira Oliveira, Selma Regina Martins Damaso, José Cláudio Garcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sabrina Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Contábeis Assimetria informacional Redes sociais Sustentabilidade Sustentabilidade Rede social Mídia social Informação Informational asimetry Social networks Sustainability |
topic |
Ciências Contábeis Assimetria informacional Redes sociais Sustentabilidade Sustentabilidade Rede social Mídia social Informação Informational asimetry Social networks Sustainability |
description |
As informações divulgadas através das redes sociais possuem a capacidade de influenciar na tomada de decisão dos investidores. Posto isso, essa pesquisa busca investigar se o uso das mídias sociais reduz a assimetria informacional entre companhias e investidores. Para tal, utilizou-se uma amostra de 29 empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, no ano de 2016/2017. Utilizou-se este índice, pois este estudo buscou obter um enfoque no tema sustentabilidade. Os dados foram coletados de maneira manual e individual, dividida em dois momentos: primeiro coletou-se as informações presentes nas demonstrações financeiras e nível de governança, e em segundo reuniu-se informações presentes nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) das empresas, dividindo-as em oficial e não oficial. Os resultados obtidos não apresentaram significância estatística, mas analisando-se somente o sinal da variável, evidencia-se que somente as mídias não oficiais Twitter, YouTube e Instagram são capazes de reduzir a assimetria informacional das empresas |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-09-18T20:15:33Z 2018-09-18T20:15:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7548 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7548 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823712564936704 |