Dos contos de fadas aos contos de Sky: uma análise semiolinguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Camila de Oliveira Groppo Lourenço
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7046
Resumo: Neste trabalho, pautado, prioritariamente, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, postulada pelo professor Patrick Charaudeau, analisam-se três anúncios publicitários em vídeo, divulgados no início do ano de 2016, para divulgar os serviços pré e pós-pago de TV por assinatura da empresa Sky. Nesta campanha, intitulada Sky – contos de fadas, os vídeos apresentam narrativas construídas a partir de releituras dos enredos clássicos de alguns contos de fadas – a saber, A Branca de Neve e os Sete Anões, A Princesa e o Sapo e A Bela Adormecida. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que, nessas peças publicitárias, utilizam-se diferentes estratégias, a fim de, por meio de uma narrativa sedutora, envolver o público-alvo, de modo a levá-lo ao consumo do serviço oferecido. Considerando, ainda, que, nos textos publicitários, a superposição dos planos icônico e linguístico dá origem à mensagem simbólica, por meio da qual o leitor é envolvido, frequentemente no nível do inconsciente, este trabalho contempla, também, o estudo da verbo-visualidade nos anúncios selecionados, com base, principalmente, nos estudos de Barthes (1990) e Santaella (2012). No que tange aos aspectos linguísticos, elegemos, como principal objeto de estudo, o uso dos qualificadores (adjetivos e afins), a partir, sobretudo, dos estudos de Lapa (1977), Perini (1997) e Kerbrat-Orecchioni (1980). Esta pesquisa investiga, portanto, as relações tecidas entre a parcela verbal do texto publicitário e a parcela visual dos anúncios em questão. Assim, objetiva-se compreender como o consumo por meio desses anúncios é estimulado. Para isso, propõe-se a análise dos anúncios selecionados à luz do contrato de comunicação que subjaz ao discurso publicitário; o exame da configuração discursiva verbo-visual subjacente aos anúncios; a verificação da construção do ethos do anunciante por meio da configuração verbo-visual do anúncio; e a identificação dos possíveis efeitos patêmicos suscitados pela configuração verbo-visual dessas peças publicitárias
id UFF-2_f58a1d9f10a5ef2c6972870eae6fc1c3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7046
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Dos contos de fadas aos contos de Sky: uma análise semiolinguísticaDiscurso PublicitárioVerbo-visualidadeContos de fadasPersuasãoDiscursoPublicidadeConto de fadasPersuasãoAdvertising speechVerb-visualityFairy talesPersuasionNeste trabalho, pautado, prioritariamente, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, postulada pelo professor Patrick Charaudeau, analisam-se três anúncios publicitários em vídeo, divulgados no início do ano de 2016, para divulgar os serviços pré e pós-pago de TV por assinatura da empresa Sky. Nesta campanha, intitulada Sky – contos de fadas, os vídeos apresentam narrativas construídas a partir de releituras dos enredos clássicos de alguns contos de fadas – a saber, A Branca de Neve e os Sete Anões, A Princesa e o Sapo e A Bela Adormecida. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que, nessas peças publicitárias, utilizam-se diferentes estratégias, a fim de, por meio de uma narrativa sedutora, envolver o público-alvo, de modo a levá-lo ao consumo do serviço oferecido. Considerando, ainda, que, nos textos publicitários, a superposição dos planos icônico e linguístico dá origem à mensagem simbólica, por meio da qual o leitor é envolvido, frequentemente no nível do inconsciente, este trabalho contempla, também, o estudo da verbo-visualidade nos anúncios selecionados, com base, principalmente, nos estudos de Barthes (1990) e Santaella (2012). No que tange aos aspectos linguísticos, elegemos, como principal objeto de estudo, o uso dos qualificadores (adjetivos e afins), a partir, sobretudo, dos estudos de Lapa (1977), Perini (1997) e Kerbrat-Orecchioni (1980). Esta pesquisa investiga, portanto, as relações tecidas entre a parcela verbal do texto publicitário e a parcela visual dos anúncios em questão. Assim, objetiva-se compreender como o consumo por meio desses anúncios é estimulado. Para isso, propõe-se a análise dos anúncios selecionados à luz do contrato de comunicação que subjaz ao discurso publicitário; o exame da configuração discursiva verbo-visual subjacente aos anúncios; a verificação da construção do ethos do anunciante por meio da configuração verbo-visual do anúncio; e a identificação dos possíveis efeitos patêmicos suscitados pela configuração verbo-visual dessas peças publicitáriasConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoIn this work, primarily based on the Semiolinguistics Theory of Discourse Analysis, postulated by Patrick Charaudeau, three video commercials, published at the beginning of 2016, are analyzed to disclose the pre and post-paid TV cable services of the company Sky. In this campaign, titled Sky - fairy tales, the videos of Sky company show narratives constructed from rereadings of the classic plots of some fairy tales - namely Snow White and the Seven Dwarfs, The Princess and the Toad, and The Sleeping Beauty. The hypothesis that guided the research is that, in these advertising pieces, different strategies are used, with the intention to, through a seductive narrative, engage the target audience, in order to take it to the consumption of the service offered. Considering also that, in advertising texts, the overlapping of the iconic and linguistic plans gives rise to the symbolic message, through which the reader is engaged, often at the level of the unconscious, this work also contemplates the study of the verb-visuality in the selected ads, based mainly on the studies of Barthes (1990) and Santaella (2012). In terms of linguistic aspects, we chose, as the main object of study, the use of qualifiers (adjectives and alike), mainly from the studies of Lapa (1977), Perini (1997) and Kerbrat-Orecchioni (1980). This research therefore investigates the relationships between the verbal portion of the advertising text and the visual portion of the ads in question. Thus, it aims to understand how the consumption through these ads is stimulated. For this, it is proposed the analysis of the selected ads in the light of the communication contract that underlies the advertising speech; the examination of the verb-visual discursive configuration underlying the ads; the verification of the building of the advertiser ethos by means of the verb-visual configuration of the ad; and the identification of the possible pathemic effects provoked by the verb-visual configuration of these advertising pieces158 f.Monnerat, Rosane Santos MauroRibeiro, Patrícia Ferreira NevesCunha, Tânia ReisLima, Camila de Oliveira Groppo Lourenço2018-07-18T15:49:05Z2018-07-18T15:49:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7046CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T12:46:23Zoai:app.uff.br:1/7046Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:37.905099Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos contos de fadas aos contos de Sky: uma análise semiolinguística
title Dos contos de fadas aos contos de Sky: uma análise semiolinguística
spellingShingle Dos contos de fadas aos contos de Sky: uma análise semiolinguística
Lima, Camila de Oliveira Groppo Lourenço
Discurso Publicitário
Verbo-visualidade
Contos de fadas
Persuasão
Discurso
Publicidade
Conto de fadas
Persuasão
Advertising speech
Verb-visuality
Fairy tales
Persuasion
title_short Dos contos de fadas aos contos de Sky: uma análise semiolinguística
title_full Dos contos de fadas aos contos de Sky: uma análise semiolinguística
title_fullStr Dos contos de fadas aos contos de Sky: uma análise semiolinguística
title_full_unstemmed Dos contos de fadas aos contos de Sky: uma análise semiolinguística
title_sort Dos contos de fadas aos contos de Sky: uma análise semiolinguística
author Lima, Camila de Oliveira Groppo Lourenço
author_facet Lima, Camila de Oliveira Groppo Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monnerat, Rosane Santos Mauro
Ribeiro, Patrícia Ferreira Neves
Cunha, Tânia Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Camila de Oliveira Groppo Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso Publicitário
Verbo-visualidade
Contos de fadas
Persuasão
Discurso
Publicidade
Conto de fadas
Persuasão
Advertising speech
Verb-visuality
Fairy tales
Persuasion
topic Discurso Publicitário
Verbo-visualidade
Contos de fadas
Persuasão
Discurso
Publicidade
Conto de fadas
Persuasão
Advertising speech
Verb-visuality
Fairy tales
Persuasion
description Neste trabalho, pautado, prioritariamente, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, postulada pelo professor Patrick Charaudeau, analisam-se três anúncios publicitários em vídeo, divulgados no início do ano de 2016, para divulgar os serviços pré e pós-pago de TV por assinatura da empresa Sky. Nesta campanha, intitulada Sky – contos de fadas, os vídeos apresentam narrativas construídas a partir de releituras dos enredos clássicos de alguns contos de fadas – a saber, A Branca de Neve e os Sete Anões, A Princesa e o Sapo e A Bela Adormecida. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que, nessas peças publicitárias, utilizam-se diferentes estratégias, a fim de, por meio de uma narrativa sedutora, envolver o público-alvo, de modo a levá-lo ao consumo do serviço oferecido. Considerando, ainda, que, nos textos publicitários, a superposição dos planos icônico e linguístico dá origem à mensagem simbólica, por meio da qual o leitor é envolvido, frequentemente no nível do inconsciente, este trabalho contempla, também, o estudo da verbo-visualidade nos anúncios selecionados, com base, principalmente, nos estudos de Barthes (1990) e Santaella (2012). No que tange aos aspectos linguísticos, elegemos, como principal objeto de estudo, o uso dos qualificadores (adjetivos e afins), a partir, sobretudo, dos estudos de Lapa (1977), Perini (1997) e Kerbrat-Orecchioni (1980). Esta pesquisa investiga, portanto, as relações tecidas entre a parcela verbal do texto publicitário e a parcela visual dos anúncios em questão. Assim, objetiva-se compreender como o consumo por meio desses anúncios é estimulado. Para isso, propõe-se a análise dos anúncios selecionados à luz do contrato de comunicação que subjaz ao discurso publicitário; o exame da configuração discursiva verbo-visual subjacente aos anúncios; a verificação da construção do ethos do anunciante por meio da configuração verbo-visual do anúncio; e a identificação dos possíveis efeitos patêmicos suscitados pela configuração verbo-visual dessas peças publicitárias
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-18T15:49:05Z
2018-07-18T15:49:05Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7046
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823685640650752