O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velasco, Caroline Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9291
Resumo: O trabalho visa compreender o desenho enquanto um possibilitador da expressão e comunicação infantil, a partir dos referenciais teóricos da gestalt-terapia. Tendo em vista este objetivo, o estudo aclara a relevância deste recurso, desvelando sua contribuição acerca do desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança. Para o alcance desde escopo, faz-se uso de pressupostos da gestalt-terapia, considerando-se que esta oferece alicerces relacionais entre o uso da ludicidade e a construção do processo terapêutico infantil. Para a abordagem, os recursos lúdicos são modos que auxiliam a comunicação e a expressão infantil, e o desenho, compondo este campo lúdico, afeta estes aspectos de semelhante modo. Através da pesquisa a partir de revisões bibliográficas, a monografia apresenta estudos que trazem em seu arcabouço compreensões acerca da origem e do percurso histórico do recurso do desenho na civilização, concatenando sua entrada no espaço terapêutico no trabalho com crianças, ilustrando seu desenvolvimento histórico e relacional
id UFF-2_f683def16b02473e61d96293480f58ae
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9291
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapiaDesenhoRecursos lúdicosGestalt-terapiaPsicoterapia infantilDesenhoGestalt-terapiaLúdicoPsicoterapia infantilDrawingPlay resourcesGestalt-therapyChild psychotherapyO trabalho visa compreender o desenho enquanto um possibilitador da expressão e comunicação infantil, a partir dos referenciais teóricos da gestalt-terapia. Tendo em vista este objetivo, o estudo aclara a relevância deste recurso, desvelando sua contribuição acerca do desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança. Para o alcance desde escopo, faz-se uso de pressupostos da gestalt-terapia, considerando-se que esta oferece alicerces relacionais entre o uso da ludicidade e a construção do processo terapêutico infantil. Para a abordagem, os recursos lúdicos são modos que auxiliam a comunicação e a expressão infantil, e o desenho, compondo este campo lúdico, afeta estes aspectos de semelhante modo. Através da pesquisa a partir de revisões bibliográficas, a monografia apresenta estudos que trazem em seu arcabouço compreensões acerca da origem e do percurso histórico do recurso do desenho na civilização, concatenando sua entrada no espaço terapêutico no trabalho com crianças, ilustrando seu desenvolvimento histórico e relacionalThe aim of this work is to understand drawing as an enabler of child expression and communication, based on gestalt therapy theoretical references. In view of this objective, the study clarifies the relevance of this resource, revealing its contribution to the affective, cognitive and motor development of the child. To achieve scope, gestalt-therapy assumptions are used, considering that it offers relational foundations between the use of playfulness and the construction of the infantile therapeutic process. For the approach, playful resources are ways that help children's communication and expression, and drawing, composing this play field, affects these aspects in a similar way. Through the research based on bibliographical reviews, the monograph presents studies that include in its framework understandings about the origin and historical course of the resource of the drawing in civilization, concatenating its entrance in the therapeutic space in the work with children, illustrating its historical and relational developmentAlves, Priscila PiresPinto Junior, Antônio AugustoSilva, Edneusa LimaVelasco, Caroline Silva2019-04-25T18:45:28Z2019-04-25T18:45:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfVELASCO, Caroline Silva. O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9291Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-16T17:33:07Zoai:app.uff.br:1/9291Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-16T17:33:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia
title O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia
spellingShingle O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia
Velasco, Caroline Silva
Desenho
Recursos lúdicos
Gestalt-terapia
Psicoterapia infantil
Desenho
Gestalt-terapia
Lúdico
Psicoterapia infantil
Drawing
Play resources
Gestalt-therapy
Child psychotherapy
title_short O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia
title_full O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia
title_fullStr O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia
title_full_unstemmed O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia
title_sort O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia
author Velasco, Caroline Silva
author_facet Velasco, Caroline Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Priscila Pires
Pinto Junior, Antônio Augusto
Silva, Edneusa Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Velasco, Caroline Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Recursos lúdicos
Gestalt-terapia
Psicoterapia infantil
Desenho
Gestalt-terapia
Lúdico
Psicoterapia infantil
Drawing
Play resources
Gestalt-therapy
Child psychotherapy
topic Desenho
Recursos lúdicos
Gestalt-terapia
Psicoterapia infantil
Desenho
Gestalt-terapia
Lúdico
Psicoterapia infantil
Drawing
Play resources
Gestalt-therapy
Child psychotherapy
description O trabalho visa compreender o desenho enquanto um possibilitador da expressão e comunicação infantil, a partir dos referenciais teóricos da gestalt-terapia. Tendo em vista este objetivo, o estudo aclara a relevância deste recurso, desvelando sua contribuição acerca do desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança. Para o alcance desde escopo, faz-se uso de pressupostos da gestalt-terapia, considerando-se que esta oferece alicerces relacionais entre o uso da ludicidade e a construção do processo terapêutico infantil. Para a abordagem, os recursos lúdicos são modos que auxiliam a comunicação e a expressão infantil, e o desenho, compondo este campo lúdico, afeta estes aspectos de semelhante modo. Através da pesquisa a partir de revisões bibliográficas, a monografia apresenta estudos que trazem em seu arcabouço compreensões acerca da origem e do percurso histórico do recurso do desenho na civilização, concatenando sua entrada no espaço terapêutico no trabalho com crianças, ilustrando seu desenvolvimento histórico e relacional
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-25T18:45:28Z
2019-04-25T18:45:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VELASCO, Caroline Silva. O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9291
Aluno de Graduação
identifier_str_mv VELASCO, Caroline Silva. O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838847484035072