O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9291 |
Resumo: | O trabalho visa compreender o desenho enquanto um possibilitador da expressão e comunicação infantil, a partir dos referenciais teóricos da gestalt-terapia. Tendo em vista este objetivo, o estudo aclara a relevância deste recurso, desvelando sua contribuição acerca do desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança. Para o alcance desde escopo, faz-se uso de pressupostos da gestalt-terapia, considerando-se que esta oferece alicerces relacionais entre o uso da ludicidade e a construção do processo terapêutico infantil. Para a abordagem, os recursos lúdicos são modos que auxiliam a comunicação e a expressão infantil, e o desenho, compondo este campo lúdico, afeta estes aspectos de semelhante modo. Através da pesquisa a partir de revisões bibliográficas, a monografia apresenta estudos que trazem em seu arcabouço compreensões acerca da origem e do percurso histórico do recurso do desenho na civilização, concatenando sua entrada no espaço terapêutico no trabalho com crianças, ilustrando seu desenvolvimento histórico e relacional |
id |
UFF-2_f683def16b02473e61d96293480f58ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9291 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapiaDesenhoRecursos lúdicosGestalt-terapiaPsicoterapia infantilDesenhoGestalt-terapiaLúdicoPsicoterapia infantilDrawingPlay resourcesGestalt-therapyChild psychotherapyO trabalho visa compreender o desenho enquanto um possibilitador da expressão e comunicação infantil, a partir dos referenciais teóricos da gestalt-terapia. Tendo em vista este objetivo, o estudo aclara a relevância deste recurso, desvelando sua contribuição acerca do desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança. Para o alcance desde escopo, faz-se uso de pressupostos da gestalt-terapia, considerando-se que esta oferece alicerces relacionais entre o uso da ludicidade e a construção do processo terapêutico infantil. Para a abordagem, os recursos lúdicos são modos que auxiliam a comunicação e a expressão infantil, e o desenho, compondo este campo lúdico, afeta estes aspectos de semelhante modo. Através da pesquisa a partir de revisões bibliográficas, a monografia apresenta estudos que trazem em seu arcabouço compreensões acerca da origem e do percurso histórico do recurso do desenho na civilização, concatenando sua entrada no espaço terapêutico no trabalho com crianças, ilustrando seu desenvolvimento histórico e relacionalThe aim of this work is to understand drawing as an enabler of child expression and communication, based on gestalt therapy theoretical references. In view of this objective, the study clarifies the relevance of this resource, revealing its contribution to the affective, cognitive and motor development of the child. To achieve scope, gestalt-therapy assumptions are used, considering that it offers relational foundations between the use of playfulness and the construction of the infantile therapeutic process. For the approach, playful resources are ways that help children's communication and expression, and drawing, composing this play field, affects these aspects in a similar way. Through the research based on bibliographical reviews, the monograph presents studies that include in its framework understandings about the origin and historical course of the resource of the drawing in civilization, concatenating its entrance in the therapeutic space in the work with children, illustrating its historical and relational developmentAlves, Priscila PiresPinto Junior, Antônio AugustoSilva, Edneusa LimaVelasco, Caroline Silva2019-04-25T18:45:28Z2019-04-25T18:45:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfVELASCO, Caroline Silva. O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9291Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-16T17:33:07Zoai:app.uff.br:1/9291Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-16T17:33:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia |
title |
O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia |
spellingShingle |
O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia Velasco, Caroline Silva Desenho Recursos lúdicos Gestalt-terapia Psicoterapia infantil Desenho Gestalt-terapia Lúdico Psicoterapia infantil Drawing Play resources Gestalt-therapy Child psychotherapy |
title_short |
O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia |
title_full |
O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia |
title_fullStr |
O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia |
title_full_unstemmed |
O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia |
title_sort |
O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia |
author |
Velasco, Caroline Silva |
author_facet |
Velasco, Caroline Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Priscila Pires Pinto Junior, Antônio Augusto Silva, Edneusa Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Velasco, Caroline Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Recursos lúdicos Gestalt-terapia Psicoterapia infantil Desenho Gestalt-terapia Lúdico Psicoterapia infantil Drawing Play resources Gestalt-therapy Child psychotherapy |
topic |
Desenho Recursos lúdicos Gestalt-terapia Psicoterapia infantil Desenho Gestalt-terapia Lúdico Psicoterapia infantil Drawing Play resources Gestalt-therapy Child psychotherapy |
description |
O trabalho visa compreender o desenho enquanto um possibilitador da expressão e comunicação infantil, a partir dos referenciais teóricos da gestalt-terapia. Tendo em vista este objetivo, o estudo aclara a relevância deste recurso, desvelando sua contribuição acerca do desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança. Para o alcance desde escopo, faz-se uso de pressupostos da gestalt-terapia, considerando-se que esta oferece alicerces relacionais entre o uso da ludicidade e a construção do processo terapêutico infantil. Para a abordagem, os recursos lúdicos são modos que auxiliam a comunicação e a expressão infantil, e o desenho, compondo este campo lúdico, afeta estes aspectos de semelhante modo. Através da pesquisa a partir de revisões bibliográficas, a monografia apresenta estudos que trazem em seu arcabouço compreensões acerca da origem e do percurso histórico do recurso do desenho na civilização, concatenando sua entrada no espaço terapêutico no trabalho com crianças, ilustrando seu desenvolvimento histórico e relacional |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-04-25T18:45:28Z 2019-04-25T18:45:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VELASCO, Caroline Silva. O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9291 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
VELASCO, Caroline Silva. O desenho como dispositivo terapêutico na gestalt-terapia. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053729414905856 |