A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horta, Anna Beatriz Freitas Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30448
Resumo: Esta monografia busca realizar uma discussão sobre os sentidos da Cartografia Oficial e da Cartografia Crítica a fim de realizar uma articulação dialógica entre a Cartografia Social e a Cartografia Escolar. Desta forma, investigam-se as possibilidades da Cartografia Social (considerada uma Cartografia Crítica) como uma ferramenta metodológica para o Ensino de Geografia, pois, permite trabalhar os conteúdos e conceitos da Geografia a partir da vivência dos alunos. Ademais, com essa ferramenta metodológica, por meio do PIBID com os discentes da Escola Municipal Alexina Lowndes, foi realizada uma experiência pedagógica a partir da discussão sobre o conceito de violência. Utilizando os dados do ISP (RJ) de Angra dos Reis (RJ) foi produzida uma cartografia social sobre a violência no município de Angrense cujos discentes foram os protagonistas centrais. A partir dessa experiência, pode-se constatar que a Cartografia Social é uma ferramenta metodológica profícua para o ensino de Geografia e para a formação dos alunos cidadãos, pois a mesma permite valorizar as experiências e vozes dos mesmos.
id UFF-2_f73b14f0404c9e3957db325a41ad1a44
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30448
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapasCartografia SocialViolênciaCartografia EscolarPIBIDSocial CartographyViolenceSchool CartographyPIBIDEsta monografia busca realizar uma discussão sobre os sentidos da Cartografia Oficial e da Cartografia Crítica a fim de realizar uma articulação dialógica entre a Cartografia Social e a Cartografia Escolar. Desta forma, investigam-se as possibilidades da Cartografia Social (considerada uma Cartografia Crítica) como uma ferramenta metodológica para o Ensino de Geografia, pois, permite trabalhar os conteúdos e conceitos da Geografia a partir da vivência dos alunos. Ademais, com essa ferramenta metodológica, por meio do PIBID com os discentes da Escola Municipal Alexina Lowndes, foi realizada uma experiência pedagógica a partir da discussão sobre o conceito de violência. Utilizando os dados do ISP (RJ) de Angra dos Reis (RJ) foi produzida uma cartografia social sobre a violência no município de Angrense cujos discentes foram os protagonistas centrais. A partir dessa experiência, pode-se constatar que a Cartografia Social é uma ferramenta metodológica profícua para o ensino de Geografia e para a formação dos alunos cidadãos, pois a mesma permite valorizar as experiências e vozes dos mesmos.This monograph seeks to discuss the meanings of Official Cartography and Critical Cartography in order to establish a dialogic articulation between Social Cartography and School Cartography. In this way, it is investigated the possibilities of Social Cartography (considered a Critical Cartography) as a methodological tool for the Teaching of Geography, as it allows to work the contents and concepts of Geography from the students' experience. In addition, with this methodological tool, through PIBID with the students of the Alexina Lowndes Municipal School, a pedagogical experience was carried out from the discussion on the concept of violence. Data from the ISP (RJ) of Angra os Reis (RJ) was produced a social cartography about violence in the municipality of Angrense Central Disc using the protagonists were the protagonists. From this, we can see that Social Cartography is a useful methodological tool for the teaching of Geography and for the formation of students, as it allows the same evaluation as their experiences and voices.64 p.Cirqueira, Diogo MarçalJuliasz, Paula Cristiane StrinaHorta, Anna Beatriz Freitas Ferreira2023-09-19T17:26:02Z2023-09-19T17:26:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHORTA, Anna Beatriz Freitas Ferreira. A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30448CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-19T17:26:06Zoai:app.uff.br:1/30448Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-19T17:26:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas
title A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas
spellingShingle A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas
Horta, Anna Beatriz Freitas Ferreira
Cartografia Social
Violência
Cartografia Escolar
PIBID
Social Cartography
Violence
School Cartography
PIBID
title_short A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas
title_full A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas
title_fullStr A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas
title_full_unstemmed A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas
title_sort A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas
author Horta, Anna Beatriz Freitas Ferreira
author_facet Horta, Anna Beatriz Freitas Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cirqueira, Diogo Marçal
Juliasz, Paula Cristiane Strina
dc.contributor.author.fl_str_mv Horta, Anna Beatriz Freitas Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia Social
Violência
Cartografia Escolar
PIBID
Social Cartography
Violence
School Cartography
PIBID
topic Cartografia Social
Violência
Cartografia Escolar
PIBID
Social Cartography
Violence
School Cartography
PIBID
description Esta monografia busca realizar uma discussão sobre os sentidos da Cartografia Oficial e da Cartografia Crítica a fim de realizar uma articulação dialógica entre a Cartografia Social e a Cartografia Escolar. Desta forma, investigam-se as possibilidades da Cartografia Social (considerada uma Cartografia Crítica) como uma ferramenta metodológica para o Ensino de Geografia, pois, permite trabalhar os conteúdos e conceitos da Geografia a partir da vivência dos alunos. Ademais, com essa ferramenta metodológica, por meio do PIBID com os discentes da Escola Municipal Alexina Lowndes, foi realizada uma experiência pedagógica a partir da discussão sobre o conceito de violência. Utilizando os dados do ISP (RJ) de Angra dos Reis (RJ) foi produzida uma cartografia social sobre a violência no município de Angrense cujos discentes foram os protagonistas centrais. A partir dessa experiência, pode-se constatar que a Cartografia Social é uma ferramenta metodológica profícua para o ensino de Geografia e para a formação dos alunos cidadãos, pois a mesma permite valorizar as experiências e vozes dos mesmos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19T17:26:02Z
2023-09-19T17:26:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HORTA, Anna Beatriz Freitas Ferreira. A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30448
identifier_str_mv HORTA, Anna Beatriz Freitas Ferreira. A cartografia social e a cartografia escolar: entre vivências e mapas. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838697430712320