Cartografando a construção do conhecimento cartográfico no ensino da geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu e Silva, Paulo Roberto Florêncio de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/76845
Resumo: Este trabalho, que denominamos de desafio, é fortalecido por duas epistemologias que lidam com a construção do conhecimento: a complexidade de Edgar Morin que utilizamos como método e a Epistemologia Genética de Jean Piaget, que nos fortaleceu no entendimento da (des) construção do conhecimento Cartográfico no Ensino Escolar. Como objetivo, estudamos a construção do conhecimento da Cartografia na formação do professor de Geografia e as suas implicações no ensino escolar. Procura inicialmente, sustentar algumas inquietações em nossa jornada enquanto professores e pesquisadores. No ambiente escolar existem deficiências na construção do conhecimento cartográfico, ou não? Existe ou não preocupação dos professores de Geografia em desmistificar o paradoxo do analfabetismo cartográfico no ensino escolar? O ir e o vir, da construção da espacialidade da Geografia utilizando a Cartografia como ferramenta, nos impulsionou a sugerir algumas novidades no sentido de mobilizar transformações, como o Cardápio de informações geográficas/cartográficas e a oficina do Parque de diversão, utilizando a espacialidade cartográfica. Através da pesquisa de cunho qualitativo, o movimento foi realizado nas escolas públicas e particulares da região metropolitana do Recife, na Faculdade/Universidade que formam professores de Geografia (FUNESO e UFPE) e no Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE. Assim, alcançou-se a clareza da necessidade de incluir na matriz curricular dos cursos que formam professores de Geografia a disciplina Cartografia Escolar. Este desafio parece poder gerar outros desafios, na construção de novo objeto; e a partir daí, produzir novas mobilizações, novas construções, num movimento recursivo e dialógico.
id URGS_06c6fafbf6204cacabea00b01bd386dc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76845
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Abreu e Silva, Paulo Roberto Florêncio deCastrogiovanni, Antônio Carlos2013-08-09T01:45:22Z2013http://hdl.handle.net/10183/76845000894850Este trabalho, que denominamos de desafio, é fortalecido por duas epistemologias que lidam com a construção do conhecimento: a complexidade de Edgar Morin que utilizamos como método e a Epistemologia Genética de Jean Piaget, que nos fortaleceu no entendimento da (des) construção do conhecimento Cartográfico no Ensino Escolar. Como objetivo, estudamos a construção do conhecimento da Cartografia na formação do professor de Geografia e as suas implicações no ensino escolar. Procura inicialmente, sustentar algumas inquietações em nossa jornada enquanto professores e pesquisadores. No ambiente escolar existem deficiências na construção do conhecimento cartográfico, ou não? Existe ou não preocupação dos professores de Geografia em desmistificar o paradoxo do analfabetismo cartográfico no ensino escolar? O ir e o vir, da construção da espacialidade da Geografia utilizando a Cartografia como ferramenta, nos impulsionou a sugerir algumas novidades no sentido de mobilizar transformações, como o Cardápio de informações geográficas/cartográficas e a oficina do Parque de diversão, utilizando a espacialidade cartográfica. Através da pesquisa de cunho qualitativo, o movimento foi realizado nas escolas públicas e particulares da região metropolitana do Recife, na Faculdade/Universidade que formam professores de Geografia (FUNESO e UFPE) e no Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE. Assim, alcançou-se a clareza da necessidade de incluir na matriz curricular dos cursos que formam professores de Geografia a disciplina Cartografia Escolar. Este desafio parece poder gerar outros desafios, na construção de novo objeto; e a partir daí, produzir novas mobilizações, novas construções, num movimento recursivo e dialógico.This work, which we call the challenge, is strengthened by two epistemologies that deal with the construction of knowledge: the complexity of Edgar Morin that we used as method and the Genetic Epistemology by Jean Piaget that strengthened us in understanding the (dis) construction of Cartographic knowledge in School Education. As a goal, we study the construction of knowledge of cartography in Geography teacher’s training and its implications in school education. It looks for initially to sustain some concerns on our journey as teachers and researchers. Are there or not the deficiencies in the school environment in the construction of cartographic knowledge? Is there or not concern from Geography teachers in demystifying the paradox of cartographic iliteracy in school education? The come and go of construction of the spatiality of Geography and Cartography as tool motivated us to suggest some new stuff in order to mobilize transformations, such as geographic/cartographic information Menu workshop and the amusement park, using the cartographic spatiality. Through the qualitative research, the motion was held in public and private schools in the metropolitan area of Recife, in the College / University which trains Geography teachers (FUNESO and UFPE) and the Department of Cartographic Engineering UFPE. Thus, it was achieved the clarity of the need to include Cartography School in the curriculum of the courses that train Geography teachers. This challenge seems to generate other challenges in building new object, and then to produce new movements, new constructions, in a recursive and dialogic movement.Este trabajo, que llamamos Desafío, se ve reforzada por dos epistemologías que tienen que ver con la construcción del conocimiento: la complejidad de Edgar Morin que utilizamos como método y la epistemología genética de Jean Piaget, que hemos reforzado la comprensión de la (de) construcción del conocimiento de Ingeniería Cartográfica en la educación escolar. Como objetivo, se estudia la construcción del conocimiento de cartografía en la capacitación del profesor de geografía y de sus implicaciones para la enseñanza en la escuela. Busca inicialmente sostener algunas preocupaciones en nuestro camino como profesores e investigadores. En el ámbito escolar existen deficiencias en la construcción del conocimiento cartográfico, o no? Existe o no la preocupación de los profesores de Geografía en la desmitificación de la paradoja de la alfabetización cartográfica en la educación escolar? El ir y venir de la construcción de la espacialidad de Geografía y Cartografía con la función, nos llevó a sugerir algunas nuevas transformaciones para movilizar, como el menú de información geográficos/cartográficas y taller de parque de atracciones, con la espacialidad cartográfica. A través de la investigación cualitativa, la moción se llevó a cabo en las escuelas públicas y privadas de la región metropolitana de Recife, en el Colegio / Universidad de capacitación a los profesores de Geografía (FUNESO y UFPE) y en el Departamento de Ingeniería Cartográfica UFPE. Así se logró claramente la necesidad de incluir en el currículo de los cursos de formación de profesores de Geografía la disciplina Cartografía Escolar. Este desafio parece generar otros desafíos en la construcción de nuevos objetos, y de ahí producir nuevas movilizaciones, nueva construcción, en un movimiento recursivo y dialógicas.application/pdfporCartografiaGeografia : EnsinoSchool cartographyCartographic iliteracyTeaching geographyCartography for childrenCartography in elementary educationCartografía escolarAlfabetización cartográficaEnseñanza de geografíaCartografía para niñosCartografía en la educación primariaCartografando a construção do conhecimento cartográfico no ensino da geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000894850.pdf.txt000894850.pdf.txtExtracted Texttext/plain477234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76845/2/000894850.pdf.txte0e83d51c2116982b854bffc91356b44MD52ORIGINAL000894850.pdf000894850.pdfTexto completoapplication/pdf3545650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76845/1/000894850.pdf61e2376c8d5da05857324ca22b1cf066MD51THUMBNAIL000894850.pdf.jpg000894850.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76845/3/000894850.pdf.jpga4765f4e6126eb7ddc3f2e0fa18432f7MD5310183/768452021-05-07 04:55:17.25939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76845Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:55:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartografando a construção do conhecimento cartográfico no ensino da geografia
title Cartografando a construção do conhecimento cartográfico no ensino da geografia
spellingShingle Cartografando a construção do conhecimento cartográfico no ensino da geografia
Abreu e Silva, Paulo Roberto Florêncio de
Cartografia
Geografia : Ensino
School cartography
Cartographic iliteracy
Teaching geography
Cartography for children
Cartography in elementary education
Cartografía escolar
Alfabetización cartográfica
Enseñanza de geografía
Cartografía para niños
Cartografía en la educación primaria
title_short Cartografando a construção do conhecimento cartográfico no ensino da geografia
title_full Cartografando a construção do conhecimento cartográfico no ensino da geografia
title_fullStr Cartografando a construção do conhecimento cartográfico no ensino da geografia
title_full_unstemmed Cartografando a construção do conhecimento cartográfico no ensino da geografia
title_sort Cartografando a construção do conhecimento cartográfico no ensino da geografia
author Abreu e Silva, Paulo Roberto Florêncio de
author_facet Abreu e Silva, Paulo Roberto Florêncio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu e Silva, Paulo Roberto Florêncio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
contributor_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Geografia : Ensino
topic Cartografia
Geografia : Ensino
School cartography
Cartographic iliteracy
Teaching geography
Cartography for children
Cartography in elementary education
Cartografía escolar
Alfabetización cartográfica
Enseñanza de geografía
Cartografía para niños
Cartografía en la educación primaria
dc.subject.eng.fl_str_mv School cartography
Cartographic iliteracy
Teaching geography
Cartography for children
Cartography in elementary education
dc.subject.spa.fl_str_mv Cartografía escolar
Alfabetización cartográfica
Enseñanza de geografía
Cartografía para niños
Cartografía en la educación primaria
description Este trabalho, que denominamos de desafio, é fortalecido por duas epistemologias que lidam com a construção do conhecimento: a complexidade de Edgar Morin que utilizamos como método e a Epistemologia Genética de Jean Piaget, que nos fortaleceu no entendimento da (des) construção do conhecimento Cartográfico no Ensino Escolar. Como objetivo, estudamos a construção do conhecimento da Cartografia na formação do professor de Geografia e as suas implicações no ensino escolar. Procura inicialmente, sustentar algumas inquietações em nossa jornada enquanto professores e pesquisadores. No ambiente escolar existem deficiências na construção do conhecimento cartográfico, ou não? Existe ou não preocupação dos professores de Geografia em desmistificar o paradoxo do analfabetismo cartográfico no ensino escolar? O ir e o vir, da construção da espacialidade da Geografia utilizando a Cartografia como ferramenta, nos impulsionou a sugerir algumas novidades no sentido de mobilizar transformações, como o Cardápio de informações geográficas/cartográficas e a oficina do Parque de diversão, utilizando a espacialidade cartográfica. Através da pesquisa de cunho qualitativo, o movimento foi realizado nas escolas públicas e particulares da região metropolitana do Recife, na Faculdade/Universidade que formam professores de Geografia (FUNESO e UFPE) e no Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE. Assim, alcançou-se a clareza da necessidade de incluir na matriz curricular dos cursos que formam professores de Geografia a disciplina Cartografia Escolar. Este desafio parece poder gerar outros desafios, na construção de novo objeto; e a partir daí, produzir novas mobilizações, novas construções, num movimento recursivo e dialógico.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-09T01:45:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/76845
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000894850
url http://hdl.handle.net/10183/76845
identifier_str_mv 000894850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76845/2/000894850.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76845/1/000894850.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76845/3/000894850.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e0e83d51c2116982b854bffc91356b44
61e2376c8d5da05857324ca22b1cf066
a4765f4e6126eb7ddc3f2e0fa18432f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064580320460800