Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafael Carvalho dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9500
Resumo: O crescimento econômico do município de Porto Real vem chamando a atenção nos últimos anos graças ao início das atividades da montadora do Grupo PSA, em 2001. Porém a análise do desenvolvimento é algo complexo e que deve ser feita não só com os olhos voltados para os indicadores econômicos, mas sim de uma maneira multidisciplinar. Desta forma, o trabalho de Markusen (1996) se destaca no campo do desenvolvimento uma vez em que analisa as áreas de atração dos chamados Novos Distritos Industriais e investiga como que, em um ambiente onde os investimentos são facilmente transferidos, existem áreas que conseguem, além de manter seus investimentos, atrair outros novos para seus territórios e analisa como novas áreas, sem histórico produtivo local, são capazes de atrair e manter novos investimentos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de Porto Real a partir da instalação do Grupo PSA à luz da tipologia dos Novos Distritos Industriais. A proposta visa compreender as dinâmicas territoriais envolvendo os atores econômicos locais; analisar as estratégias do Grupo PSA no âmbito local como parte da sua estratégia global e discutir as perspectivas de longo prazo do território à luz da tipologia dos Novos Distritos Industriais. As análises e discussões sugerem que as dinâmicas territoriais do Grupo PSA no município de Porto Real são predominantemente aquelas encontradas nas Plataformas Industriais Satélite e que com o passar dos anos, espera-se que tal relação se desenvolva para um modelo híbrido,apresentando características que contribuam para o desenvolvimento local no longo prazo.
id UFF-2_f79542aafd30d8d8aa7efa644f25d2c4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9500
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia MarkuseinianaDesenvolvimento regionalIndústria automotivaNovos distritos industriaisDependência industrialDeslocalizaçãoEsvaziamento localDesenvolvimento regionalIndústria automobilísticaDistrito industrialDesenvolvimento econômicoRegional developmentAutomotive industryNew industrial districtsIndustrial dependencyRelocationLocal emptyingO crescimento econômico do município de Porto Real vem chamando a atenção nos últimos anos graças ao início das atividades da montadora do Grupo PSA, em 2001. Porém a análise do desenvolvimento é algo complexo e que deve ser feita não só com os olhos voltados para os indicadores econômicos, mas sim de uma maneira multidisciplinar. Desta forma, o trabalho de Markusen (1996) se destaca no campo do desenvolvimento uma vez em que analisa as áreas de atração dos chamados Novos Distritos Industriais e investiga como que, em um ambiente onde os investimentos são facilmente transferidos, existem áreas que conseguem, além de manter seus investimentos, atrair outros novos para seus territórios e analisa como novas áreas, sem histórico produtivo local, são capazes de atrair e manter novos investimentos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de Porto Real a partir da instalação do Grupo PSA à luz da tipologia dos Novos Distritos Industriais. A proposta visa compreender as dinâmicas territoriais envolvendo os atores econômicos locais; analisar as estratégias do Grupo PSA no âmbito local como parte da sua estratégia global e discutir as perspectivas de longo prazo do território à luz da tipologia dos Novos Distritos Industriais. As análises e discussões sugerem que as dinâmicas territoriais do Grupo PSA no município de Porto Real são predominantemente aquelas encontradas nas Plataformas Industriais Satélite e que com o passar dos anos, espera-se que tal relação se desenvolva para um modelo híbrido,apresentando características que contribuam para o desenvolvimento local no longo prazo.The economic growth of the Porto Real city has been drawing attention in recent years thanks to the start-up of the activities of the PSA Group's automaker in 2001. However, the analysis of development is complex and should be done in a multidisciplinary way. Therefore, Markusen (1996) stands out in the field of development since it analyzes the areas of attraction of the so-called New Industrial Districts and investigates how, in an environment where investments are easily transferred, there are areas that can, in addition to maintaining its investments, attracting new ones to its territories and analyzing how new areas, with no local productive history, are able to attract and keep new investments. Thus, this study aims to analyze the development of Porto Real from the installation of the PSA Group according to the typology of the New Industrial Districts. The proposal aims to understand the territorial dynamics involving the local economic actors; analyze PSA Group strategies at the local level as part of its overall strategy and discuss the long-term prospects of the territory according to the New Industrial Districts typology. The analyzes and discussions suggest that the territorial dynamics of the PSA Group in Porto Real city are predominantly those found in the Industrial Platforms Satellite and that over the years, it is expected that this relationship develops for a hybrid model, presenting characteristics that contribute development in the long term.128 f.Volta RedondaLima, Raphael Jonathas da CostaGarcia, Sandro RaduitFerreira, AndréMonteiro, Cristiano Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/8515178419450426http://lattes.cnpq.br/7375738037025795http://lattes.cnpq.br/5328470389792359http://lattes.cnpq.br/7865080933555325http://lattes.cnpq.br/4359400160165099Santos, Rafael Carvalho dos2019-05-16T18:51:17Z2019-05-16T18:51:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Rafael Carvalho dos. Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9500Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-18T20:12:21Zoai:app.uff.br:1/9500Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:41.441624Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana
title Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana
spellingShingle Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana
Santos, Rafael Carvalho dos
Desenvolvimento regional
Indústria automotiva
Novos distritos industriais
Dependência industrial
Deslocalização
Esvaziamento local
Desenvolvimento regional
Indústria automobilística
Distrito industrial
Desenvolvimento econômico
Regional development
Automotive industry
New industrial districts
Industrial dependency
Relocation
Local emptying
title_short Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana
title_full Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana
title_fullStr Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana
title_full_unstemmed Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana
title_sort Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana
author Santos, Rafael Carvalho dos
author_facet Santos, Rafael Carvalho dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Raphael Jonathas da Costa
Garcia, Sandro Raduit
Ferreira, André
Monteiro, Cristiano Fonseca
http://lattes.cnpq.br/8515178419450426
http://lattes.cnpq.br/7375738037025795
http://lattes.cnpq.br/5328470389792359
http://lattes.cnpq.br/7865080933555325
http://lattes.cnpq.br/4359400160165099
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rafael Carvalho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento regional
Indústria automotiva
Novos distritos industriais
Dependência industrial
Deslocalização
Esvaziamento local
Desenvolvimento regional
Indústria automobilística
Distrito industrial
Desenvolvimento econômico
Regional development
Automotive industry
New industrial districts
Industrial dependency
Relocation
Local emptying
topic Desenvolvimento regional
Indústria automotiva
Novos distritos industriais
Dependência industrial
Deslocalização
Esvaziamento local
Desenvolvimento regional
Indústria automobilística
Distrito industrial
Desenvolvimento econômico
Regional development
Automotive industry
New industrial districts
Industrial dependency
Relocation
Local emptying
description O crescimento econômico do município de Porto Real vem chamando a atenção nos últimos anos graças ao início das atividades da montadora do Grupo PSA, em 2001. Porém a análise do desenvolvimento é algo complexo e que deve ser feita não só com os olhos voltados para os indicadores econômicos, mas sim de uma maneira multidisciplinar. Desta forma, o trabalho de Markusen (1996) se destaca no campo do desenvolvimento uma vez em que analisa as áreas de atração dos chamados Novos Distritos Industriais e investiga como que, em um ambiente onde os investimentos são facilmente transferidos, existem áreas que conseguem, além de manter seus investimentos, atrair outros novos para seus territórios e analisa como novas áreas, sem histórico produtivo local, são capazes de atrair e manter novos investimentos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de Porto Real a partir da instalação do Grupo PSA à luz da tipologia dos Novos Distritos Industriais. A proposta visa compreender as dinâmicas territoriais envolvendo os atores econômicos locais; analisar as estratégias do Grupo PSA no âmbito local como parte da sua estratégia global e discutir as perspectivas de longo prazo do território à luz da tipologia dos Novos Distritos Industriais. As análises e discussões sugerem que as dinâmicas territoriais do Grupo PSA no município de Porto Real são predominantemente aquelas encontradas nas Plataformas Industriais Satélite e que com o passar dos anos, espera-se que tal relação se desenvolva para um modelo híbrido,apresentando características que contribuam para o desenvolvimento local no longo prazo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-16T18:51:17Z
2019-05-16T18:51:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Rafael Carvalho dos. Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9500
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv SANTOS, Rafael Carvalho dos. Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823705558351872