Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9500 |
Resumo: | O crescimento econômico do município de Porto Real vem chamando a atenção nos últimos anos graças ao início das atividades da montadora do Grupo PSA, em 2001. Porém a análise do desenvolvimento é algo complexo e que deve ser feita não só com os olhos voltados para os indicadores econômicos, mas sim de uma maneira multidisciplinar. Desta forma, o trabalho de Markusen (1996) se destaca no campo do desenvolvimento uma vez em que analisa as áreas de atração dos chamados Novos Distritos Industriais e investiga como que, em um ambiente onde os investimentos são facilmente transferidos, existem áreas que conseguem, além de manter seus investimentos, atrair outros novos para seus territórios e analisa como novas áreas, sem histórico produtivo local, são capazes de atrair e manter novos investimentos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de Porto Real a partir da instalação do Grupo PSA à luz da tipologia dos Novos Distritos Industriais. A proposta visa compreender as dinâmicas territoriais envolvendo os atores econômicos locais; analisar as estratégias do Grupo PSA no âmbito local como parte da sua estratégia global e discutir as perspectivas de longo prazo do território à luz da tipologia dos Novos Distritos Industriais. As análises e discussões sugerem que as dinâmicas territoriais do Grupo PSA no município de Porto Real são predominantemente aquelas encontradas nas Plataformas Industriais Satélite e que com o passar dos anos, espera-se que tal relação se desenvolva para um modelo híbrido,apresentando características que contribuam para o desenvolvimento local no longo prazo. |
id |
UFF-2_f79542aafd30d8d8aa7efa644f25d2c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9500 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia MarkuseinianaDesenvolvimento regionalIndústria automotivaNovos distritos industriaisDependência industrialDeslocalizaçãoEsvaziamento localDesenvolvimento regionalIndústria automobilísticaDistrito industrialDesenvolvimento econômicoRegional developmentAutomotive industryNew industrial districtsIndustrial dependencyRelocationLocal emptyingO crescimento econômico do município de Porto Real vem chamando a atenção nos últimos anos graças ao início das atividades da montadora do Grupo PSA, em 2001. Porém a análise do desenvolvimento é algo complexo e que deve ser feita não só com os olhos voltados para os indicadores econômicos, mas sim de uma maneira multidisciplinar. Desta forma, o trabalho de Markusen (1996) se destaca no campo do desenvolvimento uma vez em que analisa as áreas de atração dos chamados Novos Distritos Industriais e investiga como que, em um ambiente onde os investimentos são facilmente transferidos, existem áreas que conseguem, além de manter seus investimentos, atrair outros novos para seus territórios e analisa como novas áreas, sem histórico produtivo local, são capazes de atrair e manter novos investimentos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de Porto Real a partir da instalação do Grupo PSA à luz da tipologia dos Novos Distritos Industriais. A proposta visa compreender as dinâmicas territoriais envolvendo os atores econômicos locais; analisar as estratégias do Grupo PSA no âmbito local como parte da sua estratégia global e discutir as perspectivas de longo prazo do território à luz da tipologia dos Novos Distritos Industriais. As análises e discussões sugerem que as dinâmicas territoriais do Grupo PSA no município de Porto Real são predominantemente aquelas encontradas nas Plataformas Industriais Satélite e que com o passar dos anos, espera-se que tal relação se desenvolva para um modelo híbrido,apresentando características que contribuam para o desenvolvimento local no longo prazo.The economic growth of the Porto Real city has been drawing attention in recent years thanks to the start-up of the activities of the PSA Group's automaker in 2001. However, the analysis of development is complex and should be done in a multidisciplinary way. Therefore, Markusen (1996) stands out in the field of development since it analyzes the areas of attraction of the so-called New Industrial Districts and investigates how, in an environment where investments are easily transferred, there are areas that can, in addition to maintaining its investments, attracting new ones to its territories and analyzing how new areas, with no local productive history, are able to attract and keep new investments. Thus, this study aims to analyze the development of Porto Real from the installation of the PSA Group according to the typology of the New Industrial Districts. The proposal aims to understand the territorial dynamics involving the local economic actors; analyze PSA Group strategies at the local level as part of its overall strategy and discuss the long-term prospects of the territory according to the New Industrial Districts typology. The analyzes and discussions suggest that the territorial dynamics of the PSA Group in Porto Real city are predominantly those found in the Industrial Platforms Satellite and that over the years, it is expected that this relationship develops for a hybrid model, presenting characteristics that contribute development in the long term.128 f.Volta RedondaLima, Raphael Jonathas da CostaGarcia, Sandro RaduitFerreira, AndréMonteiro, Cristiano Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/8515178419450426http://lattes.cnpq.br/7375738037025795http://lattes.cnpq.br/5328470389792359http://lattes.cnpq.br/7865080933555325http://lattes.cnpq.br/4359400160165099Santos, Rafael Carvalho dos2019-05-16T18:51:17Z2019-05-16T18:51:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Rafael Carvalho dos. Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9500Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-18T20:12:21Zoai:app.uff.br:1/9500Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:41.441624Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana |
title |
Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana |
spellingShingle |
Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana Santos, Rafael Carvalho dos Desenvolvimento regional Indústria automotiva Novos distritos industriais Dependência industrial Deslocalização Esvaziamento local Desenvolvimento regional Indústria automobilística Distrito industrial Desenvolvimento econômico Regional development Automotive industry New industrial districts Industrial dependency Relocation Local emptying |
title_short |
Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana |
title_full |
Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana |
title_fullStr |
Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana |
title_full_unstemmed |
Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana |
title_sort |
Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana |
author |
Santos, Rafael Carvalho dos |
author_facet |
Santos, Rafael Carvalho dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Raphael Jonathas da Costa Garcia, Sandro Raduit Ferreira, André Monteiro, Cristiano Fonseca http://lattes.cnpq.br/8515178419450426 http://lattes.cnpq.br/7375738037025795 http://lattes.cnpq.br/5328470389792359 http://lattes.cnpq.br/7865080933555325 http://lattes.cnpq.br/4359400160165099 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rafael Carvalho dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento regional Indústria automotiva Novos distritos industriais Dependência industrial Deslocalização Esvaziamento local Desenvolvimento regional Indústria automobilística Distrito industrial Desenvolvimento econômico Regional development Automotive industry New industrial districts Industrial dependency Relocation Local emptying |
topic |
Desenvolvimento regional Indústria automotiva Novos distritos industriais Dependência industrial Deslocalização Esvaziamento local Desenvolvimento regional Indústria automobilística Distrito industrial Desenvolvimento econômico Regional development Automotive industry New industrial districts Industrial dependency Relocation Local emptying |
description |
O crescimento econômico do município de Porto Real vem chamando a atenção nos últimos anos graças ao início das atividades da montadora do Grupo PSA, em 2001. Porém a análise do desenvolvimento é algo complexo e que deve ser feita não só com os olhos voltados para os indicadores econômicos, mas sim de uma maneira multidisciplinar. Desta forma, o trabalho de Markusen (1996) se destaca no campo do desenvolvimento uma vez em que analisa as áreas de atração dos chamados Novos Distritos Industriais e investiga como que, em um ambiente onde os investimentos são facilmente transferidos, existem áreas que conseguem, além de manter seus investimentos, atrair outros novos para seus territórios e analisa como novas áreas, sem histórico produtivo local, são capazes de atrair e manter novos investimentos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de Porto Real a partir da instalação do Grupo PSA à luz da tipologia dos Novos Distritos Industriais. A proposta visa compreender as dinâmicas territoriais envolvendo os atores econômicos locais; analisar as estratégias do Grupo PSA no âmbito local como parte da sua estratégia global e discutir as perspectivas de longo prazo do território à luz da tipologia dos Novos Distritos Industriais. As análises e discussões sugerem que as dinâmicas territoriais do Grupo PSA no município de Porto Real são predominantemente aquelas encontradas nas Plataformas Industriais Satélite e que com o passar dos anos, espera-se que tal relação se desenvolva para um modelo híbrido,apresentando características que contribuam para o desenvolvimento local no longo prazo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-05-16T18:51:17Z 2019-05-16T18:51:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Rafael Carvalho dos. Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9500 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
SANTOS, Rafael Carvalho dos. Indústria automotiva e desenvolvimento local: uma análise da atuação da PSA Peugeot-Citroën a partir da tipologia Markuseiniana. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Volta Redonda |
publisher.none.fl_str_mv |
Volta Redonda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823705558351872 |