Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32329 |
Resumo: | Admitindo que ler-escrever na academia apresenta-se em assimetria com as vivências de leitura-escrita na educação básica, trago à discussão os sentidos atribuídos ao letramento acadêmico na formação docente a partir de indagações sobre a produção monográfica no curso de Pedagogia da UFF, Niterói, RJ. As motivações desta investigação são as implicações das práticas de leitura e escrita na formação de professores/as pesquisadores/as, a saber, o letramento acadêmico na formação docente. A pesquisa, fruto de investigação realizada no GEPLEA-UFF e das experiências compartilhadas no LabLA-UFF, sustenta-se na abordagem bakhtiniana da linguagem e nos Estudos do Letramento, explorando o conceito de letramento acadêmico, como prática social, e seu papel na formação docente, assim como a importância do orientador no processo de escrita do trabalho de conclusão de curso na formação de professores/as pesquisadores/as. A pesquisa ancorou-se na abordagem metodológica da Análise Dialógica do Discurso para elaboração das categorias de análise dos enunciados cotejados em enunciados-respostas obtidos pelo dispositivo enunciativo questionário semiestruturado. Os enunciados apontam para continuidades entre as práticas de ler e escrever na educação básica e nas disciplinas do curso investigado. O dispositivo enunciativo também obteve redução de respostas e silenciamento nos discursos que fazem menção à necessidade ou desejo de evadir do curso em razão de dificuldades com as práticas de leitura e escrita de textos acadêmicos e em razão da relação orientador-orientando, chamando a atenção para as relações de poder presentes no encontro entre a academia, o agente de ensino e o graduando de pedagogia. O gênero monografia, bem como a orientação acadêmica como trabalho pedagógico na formação do professor-pesquisador, apresenta-se, nesse sentido, como lugar de possibilidade na recriação de sentidos em relação à leitura e escrita pelo futuro ensinante de linguagem, pois, apesar de o ato de leitura-escrita atravessar a formação, ainda é pouco explorado como instrumento de ensino-aprendizagem dos letramentos acadêmicos que corroboram para/na práxis docente ao longo da graduação. |
id |
UFF-2_f81e2a44a2ceedf6f4c6f351277d3725 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32329 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJFormação docenteLetramento acadêmicoMonografiaOrientação acadêmicaFormação docentePedagogiaMonografiaUniversidade Federal FluminenseAdmitindo que ler-escrever na academia apresenta-se em assimetria com as vivências de leitura-escrita na educação básica, trago à discussão os sentidos atribuídos ao letramento acadêmico na formação docente a partir de indagações sobre a produção monográfica no curso de Pedagogia da UFF, Niterói, RJ. As motivações desta investigação são as implicações das práticas de leitura e escrita na formação de professores/as pesquisadores/as, a saber, o letramento acadêmico na formação docente. A pesquisa, fruto de investigação realizada no GEPLEA-UFF e das experiências compartilhadas no LabLA-UFF, sustenta-se na abordagem bakhtiniana da linguagem e nos Estudos do Letramento, explorando o conceito de letramento acadêmico, como prática social, e seu papel na formação docente, assim como a importância do orientador no processo de escrita do trabalho de conclusão de curso na formação de professores/as pesquisadores/as. A pesquisa ancorou-se na abordagem metodológica da Análise Dialógica do Discurso para elaboração das categorias de análise dos enunciados cotejados em enunciados-respostas obtidos pelo dispositivo enunciativo questionário semiestruturado. Os enunciados apontam para continuidades entre as práticas de ler e escrever na educação básica e nas disciplinas do curso investigado. O dispositivo enunciativo também obteve redução de respostas e silenciamento nos discursos que fazem menção à necessidade ou desejo de evadir do curso em razão de dificuldades com as práticas de leitura e escrita de textos acadêmicos e em razão da relação orientador-orientando, chamando a atenção para as relações de poder presentes no encontro entre a academia, o agente de ensino e o graduando de pedagogia. O gênero monografia, bem como a orientação acadêmica como trabalho pedagógico na formação do professor-pesquisador, apresenta-se, nesse sentido, como lugar de possibilidade na recriação de sentidos em relação à leitura e escrita pelo futuro ensinante de linguagem, pois, apesar de o ato de leitura-escrita atravessar a formação, ainda é pouco explorado como instrumento de ensino-aprendizagem dos letramentos acadêmicos que corroboram para/na práxis docente ao longo da graduação.75 p.Rodrigues, Jéssica do NascimentoNeves, Fabiana EstevesCunha, Elienaia Barros da2024-02-21T14:52:46Z2024-02-21T14:52:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCUNHA, Elienaia Barros da. Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ. 2023, 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32329CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-21T14:52:50Zoai:app.uff.br:1/32329Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:08.415513Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ |
title |
Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ |
spellingShingle |
Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ Cunha, Elienaia Barros da Formação docente Letramento acadêmico Monografia Orientação acadêmica Formação docente Pedagogia Monografia Universidade Federal Fluminense |
title_short |
Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ |
title_full |
Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ |
title_fullStr |
Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ |
title_full_unstemmed |
Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ |
title_sort |
Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ |
author |
Cunha, Elienaia Barros da |
author_facet |
Cunha, Elienaia Barros da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Jéssica do Nascimento Neves, Fabiana Esteves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Elienaia Barros da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Letramento acadêmico Monografia Orientação acadêmica Formação docente Pedagogia Monografia Universidade Federal Fluminense |
topic |
Formação docente Letramento acadêmico Monografia Orientação acadêmica Formação docente Pedagogia Monografia Universidade Federal Fluminense |
description |
Admitindo que ler-escrever na academia apresenta-se em assimetria com as vivências de leitura-escrita na educação básica, trago à discussão os sentidos atribuídos ao letramento acadêmico na formação docente a partir de indagações sobre a produção monográfica no curso de Pedagogia da UFF, Niterói, RJ. As motivações desta investigação são as implicações das práticas de leitura e escrita na formação de professores/as pesquisadores/as, a saber, o letramento acadêmico na formação docente. A pesquisa, fruto de investigação realizada no GEPLEA-UFF e das experiências compartilhadas no LabLA-UFF, sustenta-se na abordagem bakhtiniana da linguagem e nos Estudos do Letramento, explorando o conceito de letramento acadêmico, como prática social, e seu papel na formação docente, assim como a importância do orientador no processo de escrita do trabalho de conclusão de curso na formação de professores/as pesquisadores/as. A pesquisa ancorou-se na abordagem metodológica da Análise Dialógica do Discurso para elaboração das categorias de análise dos enunciados cotejados em enunciados-respostas obtidos pelo dispositivo enunciativo questionário semiestruturado. Os enunciados apontam para continuidades entre as práticas de ler e escrever na educação básica e nas disciplinas do curso investigado. O dispositivo enunciativo também obteve redução de respostas e silenciamento nos discursos que fazem menção à necessidade ou desejo de evadir do curso em razão de dificuldades com as práticas de leitura e escrita de textos acadêmicos e em razão da relação orientador-orientando, chamando a atenção para as relações de poder presentes no encontro entre a academia, o agente de ensino e o graduando de pedagogia. O gênero monografia, bem como a orientação acadêmica como trabalho pedagógico na formação do professor-pesquisador, apresenta-se, nesse sentido, como lugar de possibilidade na recriação de sentidos em relação à leitura e escrita pelo futuro ensinante de linguagem, pois, apesar de o ato de leitura-escrita atravessar a formação, ainda é pouco explorado como instrumento de ensino-aprendizagem dos letramentos acadêmicos que corroboram para/na práxis docente ao longo da graduação. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-21T14:52:46Z 2024-02-21T14:52:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, Elienaia Barros da. Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ. 2023, 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32329 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Elienaia Barros da. Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ. 2023, 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823713074544640 |