Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Elienaia Barros da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32329
Resumo: Admitindo que ler-escrever na academia apresenta-se em assimetria com as vivências de leitura-escrita na educação básica, trago à discussão os sentidos atribuídos ao letramento acadêmico na formação docente a partir de indagações sobre a produção monográfica no curso de Pedagogia da UFF, Niterói, RJ. As motivações desta investigação são as implicações das práticas de leitura e escrita na formação de professores/as pesquisadores/as, a saber, o letramento acadêmico na formação docente. A pesquisa, fruto de investigação realizada no GEPLEA-UFF e das experiências compartilhadas no LabLA-UFF, sustenta-se na abordagem bakhtiniana da linguagem e nos Estudos do Letramento, explorando o conceito de letramento acadêmico, como prática social, e seu papel na formação docente, assim como a importância do orientador no processo de escrita do trabalho de conclusão de curso na formação de professores/as pesquisadores/as. A pesquisa ancorou-se na abordagem metodológica da Análise Dialógica do Discurso para elaboração das categorias de análise dos enunciados cotejados em enunciados-respostas obtidos pelo dispositivo enunciativo questionário semiestruturado. Os enunciados apontam para continuidades entre as práticas de ler e escrever na educação básica e nas disciplinas do curso investigado. O dispositivo enunciativo também obteve redução de respostas e silenciamento nos discursos que fazem menção à necessidade ou desejo de evadir do curso em razão de dificuldades com as práticas de leitura e escrita de textos acadêmicos e em razão da relação orientador-orientando, chamando a atenção para as relações de poder presentes no encontro entre a academia, o agente de ensino e o graduando de pedagogia. O gênero monografia, bem como a orientação acadêmica como trabalho pedagógico na formação do professor-pesquisador, apresenta-se, nesse sentido, como lugar de possibilidade na recriação de sentidos em relação à leitura e escrita pelo futuro ensinante de linguagem, pois, apesar de o ato de leitura-escrita atravessar a formação, ainda é pouco explorado como instrumento de ensino-aprendizagem dos letramentos acadêmicos que corroboram para/na práxis docente ao longo da graduação.
id UFF-2_f81e2a44a2ceedf6f4c6f351277d3725
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32329
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJFormação docenteLetramento acadêmicoMonografiaOrientação acadêmicaFormação docentePedagogiaMonografiaUniversidade Federal FluminenseAdmitindo que ler-escrever na academia apresenta-se em assimetria com as vivências de leitura-escrita na educação básica, trago à discussão os sentidos atribuídos ao letramento acadêmico na formação docente a partir de indagações sobre a produção monográfica no curso de Pedagogia da UFF, Niterói, RJ. As motivações desta investigação são as implicações das práticas de leitura e escrita na formação de professores/as pesquisadores/as, a saber, o letramento acadêmico na formação docente. A pesquisa, fruto de investigação realizada no GEPLEA-UFF e das experiências compartilhadas no LabLA-UFF, sustenta-se na abordagem bakhtiniana da linguagem e nos Estudos do Letramento, explorando o conceito de letramento acadêmico, como prática social, e seu papel na formação docente, assim como a importância do orientador no processo de escrita do trabalho de conclusão de curso na formação de professores/as pesquisadores/as. A pesquisa ancorou-se na abordagem metodológica da Análise Dialógica do Discurso para elaboração das categorias de análise dos enunciados cotejados em enunciados-respostas obtidos pelo dispositivo enunciativo questionário semiestruturado. Os enunciados apontam para continuidades entre as práticas de ler e escrever na educação básica e nas disciplinas do curso investigado. O dispositivo enunciativo também obteve redução de respostas e silenciamento nos discursos que fazem menção à necessidade ou desejo de evadir do curso em razão de dificuldades com as práticas de leitura e escrita de textos acadêmicos e em razão da relação orientador-orientando, chamando a atenção para as relações de poder presentes no encontro entre a academia, o agente de ensino e o graduando de pedagogia. O gênero monografia, bem como a orientação acadêmica como trabalho pedagógico na formação do professor-pesquisador, apresenta-se, nesse sentido, como lugar de possibilidade na recriação de sentidos em relação à leitura e escrita pelo futuro ensinante de linguagem, pois, apesar de o ato de leitura-escrita atravessar a formação, ainda é pouco explorado como instrumento de ensino-aprendizagem dos letramentos acadêmicos que corroboram para/na práxis docente ao longo da graduação.75 p.Rodrigues, Jéssica do NascimentoNeves, Fabiana EstevesCunha, Elienaia Barros da2024-02-21T14:52:46Z2024-02-21T14:52:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCUNHA, Elienaia Barros da. Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ. 2023, 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32329CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-21T14:52:50Zoai:app.uff.br:1/32329Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:08.415513Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ
title Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ
spellingShingle Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ
Cunha, Elienaia Barros da
Formação docente
Letramento acadêmico
Monografia
Orientação acadêmica
Formação docente
Pedagogia
Monografia
Universidade Federal Fluminense
title_short Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ
title_full Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ
title_fullStr Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ
title_full_unstemmed Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ
title_sort Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ
author Cunha, Elienaia Barros da
author_facet Cunha, Elienaia Barros da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Jéssica do Nascimento
Neves, Fabiana Esteves
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Elienaia Barros da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Letramento acadêmico
Monografia
Orientação acadêmica
Formação docente
Pedagogia
Monografia
Universidade Federal Fluminense
topic Formação docente
Letramento acadêmico
Monografia
Orientação acadêmica
Formação docente
Pedagogia
Monografia
Universidade Federal Fluminense
description Admitindo que ler-escrever na academia apresenta-se em assimetria com as vivências de leitura-escrita na educação básica, trago à discussão os sentidos atribuídos ao letramento acadêmico na formação docente a partir de indagações sobre a produção monográfica no curso de Pedagogia da UFF, Niterói, RJ. As motivações desta investigação são as implicações das práticas de leitura e escrita na formação de professores/as pesquisadores/as, a saber, o letramento acadêmico na formação docente. A pesquisa, fruto de investigação realizada no GEPLEA-UFF e das experiências compartilhadas no LabLA-UFF, sustenta-se na abordagem bakhtiniana da linguagem e nos Estudos do Letramento, explorando o conceito de letramento acadêmico, como prática social, e seu papel na formação docente, assim como a importância do orientador no processo de escrita do trabalho de conclusão de curso na formação de professores/as pesquisadores/as. A pesquisa ancorou-se na abordagem metodológica da Análise Dialógica do Discurso para elaboração das categorias de análise dos enunciados cotejados em enunciados-respostas obtidos pelo dispositivo enunciativo questionário semiestruturado. Os enunciados apontam para continuidades entre as práticas de ler e escrever na educação básica e nas disciplinas do curso investigado. O dispositivo enunciativo também obteve redução de respostas e silenciamento nos discursos que fazem menção à necessidade ou desejo de evadir do curso em razão de dificuldades com as práticas de leitura e escrita de textos acadêmicos e em razão da relação orientador-orientando, chamando a atenção para as relações de poder presentes no encontro entre a academia, o agente de ensino e o graduando de pedagogia. O gênero monografia, bem como a orientação acadêmica como trabalho pedagógico na formação do professor-pesquisador, apresenta-se, nesse sentido, como lugar de possibilidade na recriação de sentidos em relação à leitura e escrita pelo futuro ensinante de linguagem, pois, apesar de o ato de leitura-escrita atravessar a formação, ainda é pouco explorado como instrumento de ensino-aprendizagem dos letramentos acadêmicos que corroboram para/na práxis docente ao longo da graduação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-21T14:52:46Z
2024-02-21T14:52:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Elienaia Barros da. Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ. 2023, 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32329
identifier_str_mv CUNHA, Elienaia Barros da. Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ. 2023, 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823713074544640