O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30337 |
Resumo: | A bocha adaptada é uma modalidade paralímpica voltada para pessoas com comprometimento motor severo, este jogo visa aproximar o maior número de bolas de cor do atleta da bola alvo. Acreditando que se faz necessário atualizações que ajudem na formação continuada dos professores para dialogar com suas práticas, acreditamos no uso de novos recursos e metodologias para complementar algumas lacunas que podem ter ficado abertas na formação inicial, a exemplo na área da educação física adaptada. Entende-se que o ensino do paradesporto através de videoaulas representa um grande desafio, uma vez que se faz necessário entender mais sobre as especificidades de cada pessoa na qual se trabalha, mas busca-se aqui oferecer um material de apoio para a iniciação do trabalho com a bocha. Assim, o objetivo desta pesquisa foi construir um guia através de videoaulas para profissionais de educação física fornecendo suporte para sua práxis de iniciação da bocha com pessoas com comprometimento motor severo, buscando inicialmente, a melhora da qualidade de vida dessas pessoas. Esta é uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva, explicativa, um estudo exploratório, pois trata-se de pensar a base da formação do professor de educação física sobre a temática do para desporto, através de uma pesquisa bibliográfica narrativa e por propor uma ferramenta pedagógica que foram as videoaulas visando a iniciação de um para desporto, bocha. Buscando auxiliar esses profissionais e aqueles que o procuram por uma prática esportiva em prol de uma melhor qualidade de vida. Fizemos após a disponibilização dos vídeos na rede, a aplicação de um questionário para avaliar a funcionalidade dos vídeos. A resposta do questionário nos mostrou que as videoaulas auxiliam na capacitação de profissionais na área da educação física, com ampla divulgação e amplia a prática do desporto paralímpico, auxiliando assim as pessoas com deficiência na aquisição de movimentos, autoestima e a cultura corporal, mas principalmente a socialização e a promoção da cidadania e da saúde. |
id |
UFF-2_f8f3f002795fe897270570bed269a435 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30337 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação físicaTeaching bocce ball as a tool for social inclusion: video classes for the practice of physical education professionalsEsporte adaptadoAcessibilidadeFormação de professores de educação físicaDeficiência físicaAula integradaVídeo em educaçãoProfessor de Educação FísicaRecurso didáticoJogo de bochaDeficiência Físico-motoraAdaptaçãoPessoa com deficiênciaAdapted sportAccessibilityPhysical education teacher trainingPhysical disabilitiesA bocha adaptada é uma modalidade paralímpica voltada para pessoas com comprometimento motor severo, este jogo visa aproximar o maior número de bolas de cor do atleta da bola alvo. Acreditando que se faz necessário atualizações que ajudem na formação continuada dos professores para dialogar com suas práticas, acreditamos no uso de novos recursos e metodologias para complementar algumas lacunas que podem ter ficado abertas na formação inicial, a exemplo na área da educação física adaptada. Entende-se que o ensino do paradesporto através de videoaulas representa um grande desafio, uma vez que se faz necessário entender mais sobre as especificidades de cada pessoa na qual se trabalha, mas busca-se aqui oferecer um material de apoio para a iniciação do trabalho com a bocha. Assim, o objetivo desta pesquisa foi construir um guia através de videoaulas para profissionais de educação física fornecendo suporte para sua práxis de iniciação da bocha com pessoas com comprometimento motor severo, buscando inicialmente, a melhora da qualidade de vida dessas pessoas. Esta é uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva, explicativa, um estudo exploratório, pois trata-se de pensar a base da formação do professor de educação física sobre a temática do para desporto, através de uma pesquisa bibliográfica narrativa e por propor uma ferramenta pedagógica que foram as videoaulas visando a iniciação de um para desporto, bocha. Buscando auxiliar esses profissionais e aqueles que o procuram por uma prática esportiva em prol de uma melhor qualidade de vida. Fizemos após a disponibilização dos vídeos na rede, a aplicação de um questionário para avaliar a funcionalidade dos vídeos. A resposta do questionário nos mostrou que as videoaulas auxiliam na capacitação de profissionais na área da educação física, com ampla divulgação e amplia a prática do desporto paralímpico, auxiliando assim as pessoas com deficiência na aquisição de movimentos, autoestima e a cultura corporal, mas principalmente a socialização e a promoção da cidadania e da saúde.The adapted bocce ball is a Paralympic modality aimed at people with severe motor impairment, this game aims to bring the largest number of colored balls of the athlete closer to the target ball. Believing that there is a need for updates that help in the continuous training of teachers to dialogue with their practices, we believe in the use of new resources and methodologies to complement some gaps that may have been left open in initial training, for example in adapted physical education. It is understood that the teaching of parasports through video classes represents a great challenge, since it is necessary to understand more about the specificities of each person in which one works, but here we seek to offer support material for the initiation of work with the bocce ball. Thus, the objective of this research was to build a guide through video lessons for physical education professionals providing support for their practice of initiating bocce ball with people with severe motor impairment, seeking initially to improve the quality of life of these people. This is a research with a qualitative, descriptive, explanatory approach, an exploratory study, as it is about thinking about the basis of physical education teacher training on the theme of parasports, through a narrative bibliographic research and for proposing a pedagogical tool that were the video classes aiming at the initiation of a parasports, bocce ball. Seeking to help these professionals and those who seek him for a sports practice in favor of a better quality of life. After making the videos available on the network, we did a questionnaire to assess the functionality of the videos. The answer to the questionnaire showed us that the video classes help in the training of professionals in physical education, with wide dissemination and expand the practice of Paralympic sport, thus helping people with disabilities in the acquisition of movements, self-esteem, and body culture, but mainly socialization and the promotion of citizenship and health.64 f.Braz, Ruth Maria MarianiSilva, Janie Garcia daLima, Neuza Rejane WilleOliveira, Aimi Tanikawa deCavalcanti, Diana NegrãoMacedo, Melissa de Lima2023-09-14T14:27:08Z2023-09-14T14:27:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMacedo, Melissa de Lima. O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação física. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30337CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-14T14:27:12Zoai:app.uff.br:1/30337Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:00.863324Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação física Teaching bocce ball as a tool for social inclusion: video classes for the practice of physical education professionals |
title |
O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação física |
spellingShingle |
O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação física Macedo, Melissa de Lima Esporte adaptado Acessibilidade Formação de professores de educação física Deficiência física Aula integrada Vídeo em educação Professor de Educação Física Recurso didático Jogo de bocha Deficiência Físico-motora Adaptação Pessoa com deficiência Adapted sport Accessibility Physical education teacher training Physical disabilities |
title_short |
O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação física |
title_full |
O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação física |
title_fullStr |
O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação física |
title_full_unstemmed |
O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação física |
title_sort |
O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação física |
author |
Macedo, Melissa de Lima |
author_facet |
Macedo, Melissa de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Braz, Ruth Maria Mariani Silva, Janie Garcia da Lima, Neuza Rejane Wille Oliveira, Aimi Tanikawa de Cavalcanti, Diana Negrão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Melissa de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esporte adaptado Acessibilidade Formação de professores de educação física Deficiência física Aula integrada Vídeo em educação Professor de Educação Física Recurso didático Jogo de bocha Deficiência Físico-motora Adaptação Pessoa com deficiência Adapted sport Accessibility Physical education teacher training Physical disabilities |
topic |
Esporte adaptado Acessibilidade Formação de professores de educação física Deficiência física Aula integrada Vídeo em educação Professor de Educação Física Recurso didático Jogo de bocha Deficiência Físico-motora Adaptação Pessoa com deficiência Adapted sport Accessibility Physical education teacher training Physical disabilities |
description |
A bocha adaptada é uma modalidade paralímpica voltada para pessoas com comprometimento motor severo, este jogo visa aproximar o maior número de bolas de cor do atleta da bola alvo. Acreditando que se faz necessário atualizações que ajudem na formação continuada dos professores para dialogar com suas práticas, acreditamos no uso de novos recursos e metodologias para complementar algumas lacunas que podem ter ficado abertas na formação inicial, a exemplo na área da educação física adaptada. Entende-se que o ensino do paradesporto através de videoaulas representa um grande desafio, uma vez que se faz necessário entender mais sobre as especificidades de cada pessoa na qual se trabalha, mas busca-se aqui oferecer um material de apoio para a iniciação do trabalho com a bocha. Assim, o objetivo desta pesquisa foi construir um guia através de videoaulas para profissionais de educação física fornecendo suporte para sua práxis de iniciação da bocha com pessoas com comprometimento motor severo, buscando inicialmente, a melhora da qualidade de vida dessas pessoas. Esta é uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva, explicativa, um estudo exploratório, pois trata-se de pensar a base da formação do professor de educação física sobre a temática do para desporto, através de uma pesquisa bibliográfica narrativa e por propor uma ferramenta pedagógica que foram as videoaulas visando a iniciação de um para desporto, bocha. Buscando auxiliar esses profissionais e aqueles que o procuram por uma prática esportiva em prol de uma melhor qualidade de vida. Fizemos após a disponibilização dos vídeos na rede, a aplicação de um questionário para avaliar a funcionalidade dos vídeos. A resposta do questionário nos mostrou que as videoaulas auxiliam na capacitação de profissionais na área da educação física, com ampla divulgação e amplia a prática do desporto paralímpico, auxiliando assim as pessoas com deficiência na aquisição de movimentos, autoestima e a cultura corporal, mas principalmente a socialização e a promoção da cidadania e da saúde. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-14T14:27:08Z 2023-09-14T14:27:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Macedo, Melissa de Lima. O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação física. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30337 |
identifier_str_mv |
Macedo, Melissa de Lima. O ensino de bocha como ferramenta de inclusão social: videoaulas para práxis de profissionais de educação física. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823655416496128 |