Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denys Parreira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26888
Resumo: Este trabalho possui como principal objetivo propor uma possível abordagem para o ensino de Física no Ensino Médio. Para tanto apresentamos inicialmente alguns desafios a serem superados pela pesquisa no ensino de Física. Apoiamos este trabalho nas competências e habilidades sugeridas pelos PCNs e em aspectos de algumas teorias de aprendizagem. Procuramos também desenvolver em nossos alunos o senso crítico que o estudo da ciência nos oferece, e apresentar esta como uma construção humana que visa compreender e descrever a natureza. E que possam compreender o pensamento científico como algo mutável e fruto do trabalho e colaboração de muito cientistas. Em nossas aulas buscamos investigar primeiramente o tipo de pensamento que predomina em nossos alunos, um pensamento aristotélico ou galileano a respeito do movimento. Também utilizamos de Questionários avaliativos afim de investigar o conhecimento prévio dos alunos, seus interesses em aprender o novo conteúdo, o conhecimento adquirido com o curso e suas opiniões sobre o mesmo. O desenvolvimento das atividades propostas se deu de forma harmônica, de modo a privilegiar a interação com o aluno. O uso das Teorias de aprendizagem nos possibilitou uma visão mais ampla dos processos que estavam ocorrendo em sala de aula e acreditamos que o conhecimento e articulação destas teorias em conjunto nos forneceu uma ferramenta a mais para o fim que objetivamos. Por fim, como base nos dados coletados através dos questionários e por observações em sala de aula acreditamos ter concluído os objetivos propostos neste trabalho.
id UFF-2_fa6c07c09f68dbbe737152a31e7c1677
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26888
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagemEnsino de físicaEnsino de relatividadeRelatividade no Ensino MédioFísicaEnsino de físicaRelatividade (Física)Physics teachingRelativity teachingRelativity in High SchoolEste trabalho possui como principal objetivo propor uma possível abordagem para o ensino de Física no Ensino Médio. Para tanto apresentamos inicialmente alguns desafios a serem superados pela pesquisa no ensino de Física. Apoiamos este trabalho nas competências e habilidades sugeridas pelos PCNs e em aspectos de algumas teorias de aprendizagem. Procuramos também desenvolver em nossos alunos o senso crítico que o estudo da ciência nos oferece, e apresentar esta como uma construção humana que visa compreender e descrever a natureza. E que possam compreender o pensamento científico como algo mutável e fruto do trabalho e colaboração de muito cientistas. Em nossas aulas buscamos investigar primeiramente o tipo de pensamento que predomina em nossos alunos, um pensamento aristotélico ou galileano a respeito do movimento. Também utilizamos de Questionários avaliativos afim de investigar o conhecimento prévio dos alunos, seus interesses em aprender o novo conteúdo, o conhecimento adquirido com o curso e suas opiniões sobre o mesmo. O desenvolvimento das atividades propostas se deu de forma harmônica, de modo a privilegiar a interação com o aluno. O uso das Teorias de aprendizagem nos possibilitou uma visão mais ampla dos processos que estavam ocorrendo em sala de aula e acreditamos que o conhecimento e articulação destas teorias em conjunto nos forneceu uma ferramenta a mais para o fim que objetivamos. Por fim, como base nos dados coletados através dos questionários e por observações em sala de aula acreditamos ter concluído os objetivos propostos neste trabalho.The main objective of this work is to propose a possible approach for teaching the Thoery of Relativity in highschool. Therefore, initially we present some challenges to be overcome by physics teaching research. We support this work on skills and abilities suggested by brazillian PCNs and on aspects of a few learning theories, like the theories of David Ausubel and Vygotsky. We also seek to develop in our students the critical thinking which is reached in the science study, and to present the science as a human construct that seeks to understand and describe nature. We intend the students can understand the scientific thought as something mutable, fruit of the work and collaboration of numerous scientists. In our classes we seek first to investigate the kind of thinking that prevails in our students: an Aristotelian or Galileo thought about the move. So we use evaluation questionnaires in order to assess the students' prior knowledge, their interests in learning new content of Theory of Relativity, the knowledge gained from the course and their opinions about it. The development of the proposed activities took place smoothly, so as to favor the interaction with the student. The use of learning theories allowed us a broader view of the processes that were taking place in the classroom and we believe that knowledge and articulation of these theories together provided us an additional tool to reach that goal. Finally, we present the data collected through questionnaires and the observations in the classroom, followed by analysis, through which we believe we have completed the objectives proposed in this work.71 f.Vale, Tibério Borgeshttp://lattes.cnpq.br/4747844086411846Marques, Maria Danielle Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/7367303830021148Nogueira, Erica Cristinahttp://lattes.cnpq.br/8479783726884704http://lattes.cnpq.br/5415974320541693Silva, Denys Parreira da2022-11-09T16:01:29Z2022-11-09T16:01:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Denys Parreira da. Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antònio de Pádua, 2016.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26888http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-08T13:29:31Zoai:app.uff.br:1/26888Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:53.112660Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem
title Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem
spellingShingle Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem
Silva, Denys Parreira da
Ensino de física
Ensino de relatividade
Relatividade no Ensino Médio
Física
Ensino de física
Relatividade (Física)
Physics teaching
Relativity teaching
Relativity in High School
title_short Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem
title_full Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem
title_fullStr Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem
title_full_unstemmed Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem
title_sort Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem
author Silva, Denys Parreira da
author_facet Silva, Denys Parreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Tibério Borges
http://lattes.cnpq.br/4747844086411846
Marques, Maria Danielle Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/7367303830021148
Nogueira, Erica Cristina
http://lattes.cnpq.br/8479783726884704
http://lattes.cnpq.br/5415974320541693
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denys Parreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino de relatividade
Relatividade no Ensino Médio
Física
Ensino de física
Relatividade (Física)
Physics teaching
Relativity teaching
Relativity in High School
topic Ensino de física
Ensino de relatividade
Relatividade no Ensino Médio
Física
Ensino de física
Relatividade (Física)
Physics teaching
Relativity teaching
Relativity in High School
description Este trabalho possui como principal objetivo propor uma possível abordagem para o ensino de Física no Ensino Médio. Para tanto apresentamos inicialmente alguns desafios a serem superados pela pesquisa no ensino de Física. Apoiamos este trabalho nas competências e habilidades sugeridas pelos PCNs e em aspectos de algumas teorias de aprendizagem. Procuramos também desenvolver em nossos alunos o senso crítico que o estudo da ciência nos oferece, e apresentar esta como uma construção humana que visa compreender e descrever a natureza. E que possam compreender o pensamento científico como algo mutável e fruto do trabalho e colaboração de muito cientistas. Em nossas aulas buscamos investigar primeiramente o tipo de pensamento que predomina em nossos alunos, um pensamento aristotélico ou galileano a respeito do movimento. Também utilizamos de Questionários avaliativos afim de investigar o conhecimento prévio dos alunos, seus interesses em aprender o novo conteúdo, o conhecimento adquirido com o curso e suas opiniões sobre o mesmo. O desenvolvimento das atividades propostas se deu de forma harmônica, de modo a privilegiar a interação com o aluno. O uso das Teorias de aprendizagem nos possibilitou uma visão mais ampla dos processos que estavam ocorrendo em sala de aula e acreditamos que o conhecimento e articulação destas teorias em conjunto nos forneceu uma ferramenta a mais para o fim que objetivamos. Por fim, como base nos dados coletados através dos questionários e por observações em sala de aula acreditamos ter concluído os objetivos propostos neste trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-09T16:01:29Z
2022-11-09T16:01:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Denys Parreira da. Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antònio de Pádua, 2016.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26888
identifier_str_mv SILVA, Denys Parreira da. Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antònio de Pádua, 2016.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823711448203264