Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26888 |
Resumo: | Este trabalho possui como principal objetivo propor uma possível abordagem para o ensino de Física no Ensino Médio. Para tanto apresentamos inicialmente alguns desafios a serem superados pela pesquisa no ensino de Física. Apoiamos este trabalho nas competências e habilidades sugeridas pelos PCNs e em aspectos de algumas teorias de aprendizagem. Procuramos também desenvolver em nossos alunos o senso crítico que o estudo da ciência nos oferece, e apresentar esta como uma construção humana que visa compreender e descrever a natureza. E que possam compreender o pensamento científico como algo mutável e fruto do trabalho e colaboração de muito cientistas. Em nossas aulas buscamos investigar primeiramente o tipo de pensamento que predomina em nossos alunos, um pensamento aristotélico ou galileano a respeito do movimento. Também utilizamos de Questionários avaliativos afim de investigar o conhecimento prévio dos alunos, seus interesses em aprender o novo conteúdo, o conhecimento adquirido com o curso e suas opiniões sobre o mesmo. O desenvolvimento das atividades propostas se deu de forma harmônica, de modo a privilegiar a interação com o aluno. O uso das Teorias de aprendizagem nos possibilitou uma visão mais ampla dos processos que estavam ocorrendo em sala de aula e acreditamos que o conhecimento e articulação destas teorias em conjunto nos forneceu uma ferramenta a mais para o fim que objetivamos. Por fim, como base nos dados coletados através dos questionários e por observações em sala de aula acreditamos ter concluído os objetivos propostos neste trabalho. |
id |
UFF-2_fa6c07c09f68dbbe737152a31e7c1677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26888 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagemEnsino de físicaEnsino de relatividadeRelatividade no Ensino MédioFísicaEnsino de físicaRelatividade (Física)Physics teachingRelativity teachingRelativity in High SchoolEste trabalho possui como principal objetivo propor uma possível abordagem para o ensino de Física no Ensino Médio. Para tanto apresentamos inicialmente alguns desafios a serem superados pela pesquisa no ensino de Física. Apoiamos este trabalho nas competências e habilidades sugeridas pelos PCNs e em aspectos de algumas teorias de aprendizagem. Procuramos também desenvolver em nossos alunos o senso crítico que o estudo da ciência nos oferece, e apresentar esta como uma construção humana que visa compreender e descrever a natureza. E que possam compreender o pensamento científico como algo mutável e fruto do trabalho e colaboração de muito cientistas. Em nossas aulas buscamos investigar primeiramente o tipo de pensamento que predomina em nossos alunos, um pensamento aristotélico ou galileano a respeito do movimento. Também utilizamos de Questionários avaliativos afim de investigar o conhecimento prévio dos alunos, seus interesses em aprender o novo conteúdo, o conhecimento adquirido com o curso e suas opiniões sobre o mesmo. O desenvolvimento das atividades propostas se deu de forma harmônica, de modo a privilegiar a interação com o aluno. O uso das Teorias de aprendizagem nos possibilitou uma visão mais ampla dos processos que estavam ocorrendo em sala de aula e acreditamos que o conhecimento e articulação destas teorias em conjunto nos forneceu uma ferramenta a mais para o fim que objetivamos. Por fim, como base nos dados coletados através dos questionários e por observações em sala de aula acreditamos ter concluído os objetivos propostos neste trabalho.The main objective of this work is to propose a possible approach for teaching the Thoery of Relativity in highschool. Therefore, initially we present some challenges to be overcome by physics teaching research. We support this work on skills and abilities suggested by brazillian PCNs and on aspects of a few learning theories, like the theories of David Ausubel and Vygotsky. We also seek to develop in our students the critical thinking which is reached in the science study, and to present the science as a human construct that seeks to understand and describe nature. We intend the students can understand the scientific thought as something mutable, fruit of the work and collaboration of numerous scientists. In our classes we seek first to investigate the kind of thinking that prevails in our students: an Aristotelian or Galileo thought about the move. So we use evaluation questionnaires in order to assess the students' prior knowledge, their interests in learning new content of Theory of Relativity, the knowledge gained from the course and their opinions about it. The development of the proposed activities took place smoothly, so as to favor the interaction with the student. The use of learning theories allowed us a broader view of the processes that were taking place in the classroom and we believe that knowledge and articulation of these theories together provided us an additional tool to reach that goal. Finally, we present the data collected through questionnaires and the observations in the classroom, followed by analysis, through which we believe we have completed the objectives proposed in this work.71 f.Vale, Tibério Borgeshttp://lattes.cnpq.br/4747844086411846Marques, Maria Danielle Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/7367303830021148Nogueira, Erica Cristinahttp://lattes.cnpq.br/8479783726884704http://lattes.cnpq.br/5415974320541693Silva, Denys Parreira da2022-11-09T16:01:29Z2022-11-09T16:01:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Denys Parreira da. Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antònio de Pádua, 2016.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26888http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-08T13:29:31Zoai:app.uff.br:1/26888Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:53.112660Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem |
title |
Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem |
spellingShingle |
Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem Silva, Denys Parreira da Ensino de física Ensino de relatividade Relatividade no Ensino Médio Física Ensino de física Relatividade (Física) Physics teaching Relativity teaching Relativity in High School |
title_short |
Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem |
title_full |
Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem |
title_fullStr |
Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem |
title_full_unstemmed |
Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem |
title_sort |
Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem |
author |
Silva, Denys Parreira da |
author_facet |
Silva, Denys Parreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Tibério Borges http://lattes.cnpq.br/4747844086411846 Marques, Maria Danielle Rodrigues http://lattes.cnpq.br/7367303830021148 Nogueira, Erica Cristina http://lattes.cnpq.br/8479783726884704 http://lattes.cnpq.br/5415974320541693 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Denys Parreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino de relatividade Relatividade no Ensino Médio Física Ensino de física Relatividade (Física) Physics teaching Relativity teaching Relativity in High School |
topic |
Ensino de física Ensino de relatividade Relatividade no Ensino Médio Física Ensino de física Relatividade (Física) Physics teaching Relativity teaching Relativity in High School |
description |
Este trabalho possui como principal objetivo propor uma possível abordagem para o ensino de Física no Ensino Médio. Para tanto apresentamos inicialmente alguns desafios a serem superados pela pesquisa no ensino de Física. Apoiamos este trabalho nas competências e habilidades sugeridas pelos PCNs e em aspectos de algumas teorias de aprendizagem. Procuramos também desenvolver em nossos alunos o senso crítico que o estudo da ciência nos oferece, e apresentar esta como uma construção humana que visa compreender e descrever a natureza. E que possam compreender o pensamento científico como algo mutável e fruto do trabalho e colaboração de muito cientistas. Em nossas aulas buscamos investigar primeiramente o tipo de pensamento que predomina em nossos alunos, um pensamento aristotélico ou galileano a respeito do movimento. Também utilizamos de Questionários avaliativos afim de investigar o conhecimento prévio dos alunos, seus interesses em aprender o novo conteúdo, o conhecimento adquirido com o curso e suas opiniões sobre o mesmo. O desenvolvimento das atividades propostas se deu de forma harmônica, de modo a privilegiar a interação com o aluno. O uso das Teorias de aprendizagem nos possibilitou uma visão mais ampla dos processos que estavam ocorrendo em sala de aula e acreditamos que o conhecimento e articulação destas teorias em conjunto nos forneceu uma ferramenta a mais para o fim que objetivamos. Por fim, como base nos dados coletados através dos questionários e por observações em sala de aula acreditamos ter concluído os objetivos propostos neste trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-09T16:01:29Z 2022-11-09T16:01:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Denys Parreira da. Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antònio de Pádua, 2016. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26888 |
identifier_str_mv |
SILVA, Denys Parreira da. Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antònio de Pádua, 2016. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823711448203264 |