Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6308 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma possível abordagem dos conteúdos de Física Moderna no contexto do Ensino Médio por meio da introdução de uma questão sociocientífica (QSC) na sala de aula, cujo tema estruturante é: “O USO DE RAIOS-X NA MEDICINA”, e objetiva estimular o aprendizado dos conteúdos de física e discutir as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), proporcionando ao estudante uma perspectiva questionadora e reflexiva. Para tanto, foi elaborada um sequência de ensino na forma de sugestão para o professor, que pode adequá-la à sua realidade, pois sabemos das implicações relacionadas com o uso das QSC, seja no contexto escolar, na estrutura curricular, entre outros aspectos que envolvem a prática docente. A proposta não foi desenvolvida em sala de aula, logo, não apresentamos as dificuldades e nem êxitos, mas a consideramos uma contribuição para a prática dos professores, que hoje são desafiados em relação à introdução de conteúdos da Física Moderna, sobretudo por meio dos documentos oficiais para a Educação em Ciências |
id |
UFF-2_fad5cadc8dc64bc73a93eb212e68a816 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6308 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicosEducação em ciênciasQuestões sociocientíficasCTSEnsino de físicaEnsino da ciênciaCiência e tecnologiaSociedadeRaios XScience educationSocio-scientific issuesSTSEste trabalho apresenta uma possível abordagem dos conteúdos de Física Moderna no contexto do Ensino Médio por meio da introdução de uma questão sociocientífica (QSC) na sala de aula, cujo tema estruturante é: “O USO DE RAIOS-X NA MEDICINA”, e objetiva estimular o aprendizado dos conteúdos de física e discutir as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), proporcionando ao estudante uma perspectiva questionadora e reflexiva. Para tanto, foi elaborada um sequência de ensino na forma de sugestão para o professor, que pode adequá-la à sua realidade, pois sabemos das implicações relacionadas com o uso das QSC, seja no contexto escolar, na estrutura curricular, entre outros aspectos que envolvem a prática docente. A proposta não foi desenvolvida em sala de aula, logo, não apresentamos as dificuldades e nem êxitos, mas a consideramos uma contribuição para a prática dos professores, que hoje são desafiados em relação à introdução de conteúdos da Física Moderna, sobretudo por meio dos documentos oficiais para a Educação em CiênciasThis work presents a possible approach to the contents of Modern Physics in high school via the introduction of a social-scientific issues the classroom, the structure theme is: "THE USE OF X-RAYS IN MEDICINE", and the objective é stimulate the learning of content physics and discusses the interactions between Science-Technology-Society (STS), providing an questioning perspective and reflective on the student. Therefore, we created a teaching sequence in the form of suggestions for the teacher. It can be adjust to their school reality, because we know the implications related to the use of socio-scientific issues, be in a school context, the curriculum, among other aspects involving teaching practice. The proposal was not developed in the classroom, so we do not present the difficulties and successes nor, but we consider a contribution to the teachers practiced, which today are challenged with respect to the introduction of modern physics content, primarily through the official documents for science educationBernardo, José Roberto da RochaVieira, Rodrigo DrumondRubino, Leandro NascimentoSalomão, Simone RochaSantos, Tatiane Vicente dos2018-04-17T20:48:13Z2018-04-17T20:48:13Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6308http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-27T16:45:41Zoai:app.uff.br:1/6308Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-27T16:45:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos |
title |
Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos |
spellingShingle |
Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos Santos, Tatiane Vicente dos Educação em ciências Questões sociocientíficas CTS Ensino de física Ensino da ciência Ciência e tecnologia Sociedade Raios X Science education Socio-scientific issues STS |
title_short |
Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos |
title_full |
Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos |
title_fullStr |
Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos |
title_full_unstemmed |
Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos |
title_sort |
Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos |
author |
Santos, Tatiane Vicente dos |
author_facet |
Santos, Tatiane Vicente dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bernardo, José Roberto da Rocha Vieira, Rodrigo Drumond Rubino, Leandro Nascimento Salomão, Simone Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tatiane Vicente dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em ciências Questões sociocientíficas CTS Ensino de física Ensino da ciência Ciência e tecnologia Sociedade Raios X Science education Socio-scientific issues STS |
topic |
Educação em ciências Questões sociocientíficas CTS Ensino de física Ensino da ciência Ciência e tecnologia Sociedade Raios X Science education Socio-scientific issues STS |
description |
Este trabalho apresenta uma possível abordagem dos conteúdos de Física Moderna no contexto do Ensino Médio por meio da introdução de uma questão sociocientífica (QSC) na sala de aula, cujo tema estruturante é: “O USO DE RAIOS-X NA MEDICINA”, e objetiva estimular o aprendizado dos conteúdos de física e discutir as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), proporcionando ao estudante uma perspectiva questionadora e reflexiva. Para tanto, foi elaborada um sequência de ensino na forma de sugestão para o professor, que pode adequá-la à sua realidade, pois sabemos das implicações relacionadas com o uso das QSC, seja no contexto escolar, na estrutura curricular, entre outros aspectos que envolvem a prática docente. A proposta não foi desenvolvida em sala de aula, logo, não apresentamos as dificuldades e nem êxitos, mas a consideramos uma contribuição para a prática dos professores, que hoje são desafiados em relação à introdução de conteúdos da Física Moderna, sobretudo por meio dos documentos oficiais para a Educação em Ciências |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2018-04-17T20:48:13Z 2018-04-17T20:48:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6308 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135320178720768 |