Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tatiane Vicente dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6308
Resumo: Este trabalho apresenta uma possível abordagem dos conteúdos de Física Moderna no contexto do Ensino Médio por meio da introdução de uma questão sociocientífica (QSC) na sala de aula, cujo tema estruturante é: “O USO DE RAIOS-X NA MEDICINA”, e objetiva estimular o aprendizado dos conteúdos de física e discutir as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), proporcionando ao estudante uma perspectiva questionadora e reflexiva. Para tanto, foi elaborada um sequência de ensino na forma de sugestão para o professor, que pode adequá-la à sua realidade, pois sabemos das implicações relacionadas com o uso das QSC, seja no contexto escolar, na estrutura curricular, entre outros aspectos que envolvem a prática docente. A proposta não foi desenvolvida em sala de aula, logo, não apresentamos as dificuldades e nem êxitos, mas a consideramos uma contribuição para a prática dos professores, que hoje são desafiados em relação à introdução de conteúdos da Física Moderna, sobretudo por meio dos documentos oficiais para a Educação em Ciências
id UFF-2_fad5cadc8dc64bc73a93eb212e68a816
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6308
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicosEducação em ciênciasQuestões sociocientíficasCTSEnsino de físicaEnsino da ciênciaCiência e tecnologiaSociedadeRaios XScience educationSocio-scientific issuesSTSEste trabalho apresenta uma possível abordagem dos conteúdos de Física Moderna no contexto do Ensino Médio por meio da introdução de uma questão sociocientífica (QSC) na sala de aula, cujo tema estruturante é: “O USO DE RAIOS-X NA MEDICINA”, e objetiva estimular o aprendizado dos conteúdos de física e discutir as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), proporcionando ao estudante uma perspectiva questionadora e reflexiva. Para tanto, foi elaborada um sequência de ensino na forma de sugestão para o professor, que pode adequá-la à sua realidade, pois sabemos das implicações relacionadas com o uso das QSC, seja no contexto escolar, na estrutura curricular, entre outros aspectos que envolvem a prática docente. A proposta não foi desenvolvida em sala de aula, logo, não apresentamos as dificuldades e nem êxitos, mas a consideramos uma contribuição para a prática dos professores, que hoje são desafiados em relação à introdução de conteúdos da Física Moderna, sobretudo por meio dos documentos oficiais para a Educação em CiênciasThis work presents a possible approach to the contents of Modern Physics in high school via the introduction of a social-scientific issues the classroom, the structure theme is: "THE USE OF X-RAYS IN MEDICINE", and the objective é stimulate the learning of content physics and discusses the interactions between Science-Technology-Society (STS), providing an questioning perspective and reflective on the student. Therefore, we created a teaching sequence in the form of suggestions for the teacher. It can be adjust to their school reality, because we know the implications related to the use of socio-scientific issues, be in a school context, the curriculum, among other aspects involving teaching practice. The proposal was not developed in the classroom, so we do not present the difficulties and successes nor, but we consider a contribution to the teachers practiced, which today are challenged with respect to the introduction of modern physics content, primarily through the official documents for science educationBernardo, José Roberto da RochaVieira, Rodrigo DrumondRubino, Leandro NascimentoSalomão, Simone RochaSantos, Tatiane Vicente dos2018-04-17T20:48:13Z2018-04-17T20:48:13Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6308http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-27T16:45:41Zoai:app.uff.br:1/6308Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-27T16:45:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos
title Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos
spellingShingle Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos
Santos, Tatiane Vicente dos
Educação em ciências
Questões sociocientíficas
CTS
Ensino de física
Ensino da ciência
Ciência e tecnologia
Sociedade
Raios X
Science education
Socio-scientific issues
STS
title_short Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos
title_full Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos
title_fullStr Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos
title_full_unstemmed Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos
title_sort Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos
author Santos, Tatiane Vicente dos
author_facet Santos, Tatiane Vicente dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardo, José Roberto da Rocha
Vieira, Rodrigo Drumond
Rubino, Leandro Nascimento
Salomão, Simone Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tatiane Vicente dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Questões sociocientíficas
CTS
Ensino de física
Ensino da ciência
Ciência e tecnologia
Sociedade
Raios X
Science education
Socio-scientific issues
STS
topic Educação em ciências
Questões sociocientíficas
CTS
Ensino de física
Ensino da ciência
Ciência e tecnologia
Sociedade
Raios X
Science education
Socio-scientific issues
STS
description Este trabalho apresenta uma possível abordagem dos conteúdos de Física Moderna no contexto do Ensino Médio por meio da introdução de uma questão sociocientífica (QSC) na sala de aula, cujo tema estruturante é: “O USO DE RAIOS-X NA MEDICINA”, e objetiva estimular o aprendizado dos conteúdos de física e discutir as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), proporcionando ao estudante uma perspectiva questionadora e reflexiva. Para tanto, foi elaborada um sequência de ensino na forma de sugestão para o professor, que pode adequá-la à sua realidade, pois sabemos das implicações relacionadas com o uso das QSC, seja no contexto escolar, na estrutura curricular, entre outros aspectos que envolvem a prática docente. A proposta não foi desenvolvida em sala de aula, logo, não apresentamos as dificuldades e nem êxitos, mas a consideramos uma contribuição para a prática dos professores, que hoje são desafiados em relação à introdução de conteúdos da Física Moderna, sobretudo por meio dos documentos oficiais para a Educação em Ciências
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-04-17T20:48:13Z
2018-04-17T20:48:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6308
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135320178720768