Homoparentalidade na literatura infantil: um contrato de comunicação "saindo do armário"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13020 |
Resumo: | A Literatura Infantil contemporânea tem se mostrado um campo profícuo à abordagem de temas fraturantes, que refletem as mudanças ocorridas na sociedade, ensejando obras consideradas controversas por trazerem à luz, dentre outras temáticas desafiadoras, a homoafetividade e a homoparentalidade, alvos de interesse desta pesquisa. Pressupõe-se que narrativas constituídas por esses temas fraturantes em contos ilustrados de potencial destinação infantil podem assumir uma abordagem pragmática, intermediária entre o ético e o estético, narrando para convencer. Em narrativas verbo-visuais, o processo interpretativo se realiza não só pela percepção dos seres do mundo, representados de modo icônico nas ilustrações, mas também pelo reconhecimento do universo construído pelo homem, concebido e categorizado de maneira simbólica pelas palavras. Pretende-se, neste trabalho, analisar o processo de semiotização nas narrativas verbo-visuais: “Amor de mãe”, “O livro do Pedro – Maria dos 7 aos 8” e “Meus dois pais”, a fim de investigar as estratégias semiolinguageiras e discursivas utilizadas para o tratamento da homoafetividade e da homoparentalidade em um contrato comunicativo, cujo o destinatário potencial é a criança. O aporte teórico principal para analisar as narrativas selecionadas nesta pesquisa concentra-se na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, proposta por Patrick Charaudeau, e em pressupostos no âmbito da Literatura Infantil que abordam o livro ilustrado, postulados por Linden, Nikolajeva e Scott, Paulino e Santaella |
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Homoparentalidade na literatura infantil: um contrato de comunicação "saindo do armário"SemiolinguísticaLivro IlustradoHomoparentalidadeHomoafetividadeAnálise linguísticaLiteratura infantilHomossexualidade na literaturaLivro ilustradoSemiolinguisticsPicturebookHomoparenthoodHomoaffectivityA Literatura Infantil contemporânea tem se mostrado um campo profícuo à abordagem de temas fraturantes, que refletem as mudanças ocorridas na sociedade, ensejando obras consideradas controversas por trazerem à luz, dentre outras temáticas desafiadoras, a homoafetividade e a homoparentalidade, alvos de interesse desta pesquisa. Pressupõe-se que narrativas constituídas por esses temas fraturantes em contos ilustrados de potencial destinação infantil podem assumir uma abordagem pragmática, intermediária entre o ético e o estético, narrando para convencer. Em narrativas verbo-visuais, o processo interpretativo se realiza não só pela percepção dos seres do mundo, representados de modo icônico nas ilustrações, mas também pelo reconhecimento do universo construído pelo homem, concebido e categorizado de maneira simbólica pelas palavras. Pretende-se, neste trabalho, analisar o processo de semiotização nas narrativas verbo-visuais: “Amor de mãe”, “O livro do Pedro – Maria dos 7 aos 8” e “Meus dois pais”, a fim de investigar as estratégias semiolinguageiras e discursivas utilizadas para o tratamento da homoafetividade e da homoparentalidade em um contrato comunicativo, cujo o destinatário potencial é a criança. O aporte teórico principal para analisar as narrativas selecionadas nesta pesquisa concentra-se na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, proposta por Patrick Charaudeau, e em pressupostos no âmbito da Literatura Infantil que abordam o livro ilustrado, postulados por Linden, Nikolajeva e Scott, Paulino e SantaellaThe contemporary Children's Literature has proved to be a useful field for addressing fracturing themes that reflect the changes occurred in society, presenting books considered controversial because, among other challenging themes, they deal with homoaffectivity and homoparenting, targets of interest in this research. It is assumed that narratives constituted by these fracturing themes in picturebooks of potential childish destination may take a pragmatic approach, intermediate between the ethical and the aesthetic field, narrating to convince. In verb-visual narratives, the interpretive process is accomplished not only by the perception of the world, iconically represented in the illustrations, but also by the recognition of the universe constructed by man, conceived and symbolically categorized by words. The aim of this paper is to analyze the process of semiotization in the verb-visual narratives: “Amor de mãe”, “O livro do Pedro - Maria dos 7 aos 8” and “Meus dois pais”, in order to investigate the semiolinguistic and discursive strategies used for the treatment of homoaffectivity and homoparenthood in a communicative contract, whose potential recipient is the child. The main theoretical support for analyzing the narratives selected focuses on the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis, proposed by Patrick Charaudeau, and on some assumptions within the scope of Children's Literature that investigate the picturebook, postulated by Linden, Nikolajeva and Scott, Paulino and Santaella200 f.Feres, Beatriz dos SantosMonnerat, Rosane Santos MauroMattos, Margareth Silva dePerim, Regina Silva MichelliOmran, MunaRamos, Ana Margarida Corujo Ferreira LimaPaula, Anabel Medeiros Azerêdo De2020-03-06T14:46:31Z2020-03-06T14:46:31Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13020CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-14T19:26:32Zoai:app.uff.br:1/13020Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:48.380587Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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