Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alessandra Maria Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9240
Resumo: O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência. A escolha do tema foi orientada pela importância da escola no processo de socialização de crianças e adolescentes, principalmente quando se trata de crianças com necessidades especiais. Muitos trabalhos foram escritos sobre o tema da inclusão escolar de crianças com necessidades especiais em diferentes campos de estudos (pedagogia, psicologia, entre outros). A maior parte deles, porém, dedica-se às práticas de inclusão em sala de aula e nas atividades pedagógicas realizadas em ambiente escolar, mas poucos tratam do tema especificamente no horário do recreio, quando crianças e adolescentes interagem, têm seus grupos de amigos, brincam, correm e conversam com quem quiser. A partir do trabalho de campo realizado no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, situado no bairro Boaçu no Município de São Gonçalo (RJ), procurei descrever e investigar como é feita a inclusão desses alunos com necessidades especiais no horário de socialização do recreio, quando as interações sociais ocorrem de modo mais espontâneo e, geralmente, sem a mediação dos professores
id UFF-2_fbafa0384eb9df7b206e91c66e2f511a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9240
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência.EscolaInclusãoIntegraçãoPortador de necessidades especiaisRecreioInclusão escolarPessoa com deficiênciaSocializaçãoNecessidade educacional especialSchoolInclusionIntegrationSpecial needs bearerRecreationO objetivo do presente trabalho é refletir sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência. A escolha do tema foi orientada pela importância da escola no processo de socialização de crianças e adolescentes, principalmente quando se trata de crianças com necessidades especiais. Muitos trabalhos foram escritos sobre o tema da inclusão escolar de crianças com necessidades especiais em diferentes campos de estudos (pedagogia, psicologia, entre outros). A maior parte deles, porém, dedica-se às práticas de inclusão em sala de aula e nas atividades pedagógicas realizadas em ambiente escolar, mas poucos tratam do tema especificamente no horário do recreio, quando crianças e adolescentes interagem, têm seus grupos de amigos, brincam, correm e conversam com quem quiser. A partir do trabalho de campo realizado no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, situado no bairro Boaçu no Município de São Gonçalo (RJ), procurei descrever e investigar como é feita a inclusão desses alunos com necessidades especiais no horário de socialização do recreio, quando as interações sociais ocorrem de modo mais espontâneo e, geralmente, sem a mediação dos professoresThe aim of the present study is to reflect on the school inclusion of students with dis- abilities. The choice of theme was guided by the importance of the school in the process of socializing children and adolescents, especially when it comes to children with special needs. Many papers were written on the topic of school inclusion of children with special needs in different fields of study (pedagogy, psychology, among others). Most of them, however, are dedicated to classroom inclusion practices and pedagogical activities carried out in a school environment, but few address the theme specifically during playtime, when children and adolescents interact, have their groups of friends, play, run and talk to whoever you want. From the field work carried out at the Castelo Branco Municipal College, located in the district of Boaçu in the municipality of São Gonçalo (RJ), I attempted to describe and investigate the inclu- sion of these students with special needs during Social interactions occur more spon- taneously and, generally, without the mediation of teachersMiller, JoanaVassalo, Simone PondéSilva, Ana Claudia Cruz daAlmeida, Alessandra Maria Ferreira de2019-04-24T17:49:41Z2019-04-24T17:49:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9240Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-14T16:41:53Zoai:app.uff.br:1/9240Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:36.331854Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência.
title Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência.
spellingShingle Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência.
Almeida, Alessandra Maria Ferreira de
Escola
Inclusão
Integração
Portador de necessidades especiais
Recreio
Inclusão escolar
Pessoa com deficiência
Socialização
Necessidade educacional especial
School
Inclusion
Integration
Special needs bearer
Recreation
title_short Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência.
title_full Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência.
title_fullStr Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência.
title_full_unstemmed Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência.
title_sort Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência.
author Almeida, Alessandra Maria Ferreira de
author_facet Almeida, Alessandra Maria Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miller, Joana
Vassalo, Simone Pondé
Silva, Ana Claudia Cruz da
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Alessandra Maria Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Inclusão
Integração
Portador de necessidades especiais
Recreio
Inclusão escolar
Pessoa com deficiência
Socialização
Necessidade educacional especial
School
Inclusion
Integration
Special needs bearer
Recreation
topic Escola
Inclusão
Integração
Portador de necessidades especiais
Recreio
Inclusão escolar
Pessoa com deficiência
Socialização
Necessidade educacional especial
School
Inclusion
Integration
Special needs bearer
Recreation
description O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência. A escolha do tema foi orientada pela importância da escola no processo de socialização de crianças e adolescentes, principalmente quando se trata de crianças com necessidades especiais. Muitos trabalhos foram escritos sobre o tema da inclusão escolar de crianças com necessidades especiais em diferentes campos de estudos (pedagogia, psicologia, entre outros). A maior parte deles, porém, dedica-se às práticas de inclusão em sala de aula e nas atividades pedagógicas realizadas em ambiente escolar, mas poucos tratam do tema especificamente no horário do recreio, quando crianças e adolescentes interagem, têm seus grupos de amigos, brincam, correm e conversam com quem quiser. A partir do trabalho de campo realizado no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, situado no bairro Boaçu no Município de São Gonçalo (RJ), procurei descrever e investigar como é feita a inclusão desses alunos com necessidades especiais no horário de socialização do recreio, quando as interações sociais ocorrem de modo mais espontâneo e, geralmente, sem a mediação dos professores
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-24T17:49:41Z
2019-04-24T17:49:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9240
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9240
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823709964468224