Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9240 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência. A escolha do tema foi orientada pela importância da escola no processo de socialização de crianças e adolescentes, principalmente quando se trata de crianças com necessidades especiais. Muitos trabalhos foram escritos sobre o tema da inclusão escolar de crianças com necessidades especiais em diferentes campos de estudos (pedagogia, psicologia, entre outros). A maior parte deles, porém, dedica-se às práticas de inclusão em sala de aula e nas atividades pedagógicas realizadas em ambiente escolar, mas poucos tratam do tema especificamente no horário do recreio, quando crianças e adolescentes interagem, têm seus grupos de amigos, brincam, correm e conversam com quem quiser. A partir do trabalho de campo realizado no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, situado no bairro Boaçu no Município de São Gonçalo (RJ), procurei descrever e investigar como é feita a inclusão desses alunos com necessidades especiais no horário de socialização do recreio, quando as interações sociais ocorrem de modo mais espontâneo e, geralmente, sem a mediação dos professores |
id |
UFF-2_fbafa0384eb9df7b206e91c66e2f511a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9240 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência.EscolaInclusãoIntegraçãoPortador de necessidades especiaisRecreioInclusão escolarPessoa com deficiênciaSocializaçãoNecessidade educacional especialSchoolInclusionIntegrationSpecial needs bearerRecreationO objetivo do presente trabalho é refletir sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência. A escolha do tema foi orientada pela importância da escola no processo de socialização de crianças e adolescentes, principalmente quando se trata de crianças com necessidades especiais. Muitos trabalhos foram escritos sobre o tema da inclusão escolar de crianças com necessidades especiais em diferentes campos de estudos (pedagogia, psicologia, entre outros). A maior parte deles, porém, dedica-se às práticas de inclusão em sala de aula e nas atividades pedagógicas realizadas em ambiente escolar, mas poucos tratam do tema especificamente no horário do recreio, quando crianças e adolescentes interagem, têm seus grupos de amigos, brincam, correm e conversam com quem quiser. A partir do trabalho de campo realizado no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, situado no bairro Boaçu no Município de São Gonçalo (RJ), procurei descrever e investigar como é feita a inclusão desses alunos com necessidades especiais no horário de socialização do recreio, quando as interações sociais ocorrem de modo mais espontâneo e, geralmente, sem a mediação dos professoresThe aim of the present study is to reflect on the school inclusion of students with dis- abilities. The choice of theme was guided by the importance of the school in the process of socializing children and adolescents, especially when it comes to children with special needs. Many papers were written on the topic of school inclusion of children with special needs in different fields of study (pedagogy, psychology, among others). Most of them, however, are dedicated to classroom inclusion practices and pedagogical activities carried out in a school environment, but few address the theme specifically during playtime, when children and adolescents interact, have their groups of friends, play, run and talk to whoever you want. From the field work carried out at the Castelo Branco Municipal College, located in the district of Boaçu in the municipality of São Gonçalo (RJ), I attempted to describe and investigate the inclu- sion of these students with special needs during Social interactions occur more spon- taneously and, generally, without the mediation of teachersMiller, JoanaVassalo, Simone PondéSilva, Ana Claudia Cruz daAlmeida, Alessandra Maria Ferreira de2019-04-24T17:49:41Z2019-04-24T17:49:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9240Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-14T16:41:53Zoai:app.uff.br:1/9240Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:36.331854Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência. |
title |
Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência. |
spellingShingle |
Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência. Almeida, Alessandra Maria Ferreira de Escola Inclusão Integração Portador de necessidades especiais Recreio Inclusão escolar Pessoa com deficiência Socialização Necessidade educacional especial School Inclusion Integration Special needs bearer Recreation |
title_short |
Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência. |
title_full |
Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência. |
title_fullStr |
Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência. |
title_full_unstemmed |
Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência. |
title_sort |
Há realmente inclusão dos alunos com deficiência nas escolas?: a hora do recreio dos alunos com deficiência. |
author |
Almeida, Alessandra Maria Ferreira de |
author_facet |
Almeida, Alessandra Maria Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miller, Joana Vassalo, Simone Pondé Silva, Ana Claudia Cruz da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Alessandra Maria Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Inclusão Integração Portador de necessidades especiais Recreio Inclusão escolar Pessoa com deficiência Socialização Necessidade educacional especial School Inclusion Integration Special needs bearer Recreation |
topic |
Escola Inclusão Integração Portador de necessidades especiais Recreio Inclusão escolar Pessoa com deficiência Socialização Necessidade educacional especial School Inclusion Integration Special needs bearer Recreation |
description |
O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência. A escolha do tema foi orientada pela importância da escola no processo de socialização de crianças e adolescentes, principalmente quando se trata de crianças com necessidades especiais. Muitos trabalhos foram escritos sobre o tema da inclusão escolar de crianças com necessidades especiais em diferentes campos de estudos (pedagogia, psicologia, entre outros). A maior parte deles, porém, dedica-se às práticas de inclusão em sala de aula e nas atividades pedagógicas realizadas em ambiente escolar, mas poucos tratam do tema especificamente no horário do recreio, quando crianças e adolescentes interagem, têm seus grupos de amigos, brincam, correm e conversam com quem quiser. A partir do trabalho de campo realizado no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, situado no bairro Boaçu no Município de São Gonçalo (RJ), procurei descrever e investigar como é feita a inclusão desses alunos com necessidades especiais no horário de socialização do recreio, quando as interações sociais ocorrem de modo mais espontâneo e, geralmente, sem a mediação dos professores |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-04-24T17:49:41Z 2019-04-24T17:49:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9240 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9240 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823709964468224 |