Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Maria Madalena do
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9234
Resumo: Este estudo objetiva refletir sobre o processo de formação na área de farmácia hospitalar nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro. A partir da elaboração das Diretrizes Curriculares (2002), o perfil do egresso passa a ser pautado em uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, contrapondo-se ao modelo de formação tecnicista adotado interiormente. A metodologia desta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa com dois momentos. O primeiro momento privilegiou a análise documental, realizada sobre as informações, nas páginas eletrônicas, das vinte Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, que ofertam o curso de farmácia, no nível de graduação. Para o segundo momento foi elaborado um roteiro de entrevistas semi-estruturadas, aplicado a seis farmacêuticos pertencentes à diretoria da SBRAFH – Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer a percepção dos mesmos sobre o campo de formação em Farmácia Hospitalar, contrapondo e complementando o material levantado na análise documental. Os resultados permitiram apontar a existência de uma defasagem na formação, tanto por parte da instituição, do curso ou da própria disciplina. Foi uma experência positiva relacionar o campo que envolve as instituições de formação com o campo da produção do cuidado. Todo material obtido pode ser fonte importante de reflexão, considerando uma tendência transformadora, para as instituições de ensino e para demais profissionais da área de saúde, que estejam envolvidos direta ou indiretamente com o SUS
id UFF-2_fc05f6fb4918a15bde4d52fff2ebaea3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9234
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de JaneiroFormação em saúdeDiretrizes curricularesCurso de farmáciaFarmácia hospitalarFormação profissionalCurrículoEnsino de farmáciaServiço de farmácia hospitalarPessoal de saúdeHealth trainingCurriculum guidelinesCourse of pharmacyPharmacy hospitalEste estudo objetiva refletir sobre o processo de formação na área de farmácia hospitalar nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro. A partir da elaboração das Diretrizes Curriculares (2002), o perfil do egresso passa a ser pautado em uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, contrapondo-se ao modelo de formação tecnicista adotado interiormente. A metodologia desta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa com dois momentos. O primeiro momento privilegiou a análise documental, realizada sobre as informações, nas páginas eletrônicas, das vinte Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, que ofertam o curso de farmácia, no nível de graduação. Para o segundo momento foi elaborado um roteiro de entrevistas semi-estruturadas, aplicado a seis farmacêuticos pertencentes à diretoria da SBRAFH – Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer a percepção dos mesmos sobre o campo de formação em Farmácia Hospitalar, contrapondo e complementando o material levantado na análise documental. Os resultados permitiram apontar a existência de uma defasagem na formação, tanto por parte da instituição, do curso ou da própria disciplina. Foi uma experência positiva relacionar o campo que envolve as instituições de formação com o campo da produção do cuidado. Todo material obtido pode ser fonte importante de reflexão, considerando uma tendência transformadora, para as instituições de ensino e para demais profissionais da área de saúde, que estejam envolvidos direta ou indiretamente com o SUSThis study aims to reflect on the process of training in hospital pharmacy in Higher Education Institutions (IES) of the State of Rio de Janeiro. With the development of the Curriculum Guidelines (2002), the profile of egress shall be based on a generalist, humanist, critical and reflexive opposition to the model previously adopted technical training. The methodology of this research used a qualitative approach with two stages. The first time a privileged document analysis, performed on the information in the electronic pages of the twenty higher education institutions of the State of Rio de Janeiro, that offer the pharmacy course at the undergraduate level. For the second time was a roadmap for semi-structured interviews, applied to six pharmaceuticals belonging to the board of SBRAFH - Rio de Janeiro. The objective was to know their perception about the training camp in Hospital Pharmacy, contrasting and complementing the material examined in the documentary analysis. The results show the existence of a gap in training, both for the institution, the course or the discipline. It was a rich experience to relate the positive field that involves the instiuições training to the field of care provision. All material obtained can be important source of reflection, a trend considering transforming to educational institutions and other health professionals who are directly or indirectly involved with SUS79 f.NiteróiKoifman, LilianOliveira, Gilson SaippaMatos, Guacira Corrêa dehttp://lattes.cnpq.br/3291508212908868http://lattes.cnpq.br/2524511773652697http://lattes.cnpq.br/2212927628480533http://lattes.cnpq.br/5459172086628083http://lattes.cnpq.br/6471294688321175Prado, Maria Madalena do2019-04-24T15:10:09Z2019-04-24T15:10:09Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPRADO, Maria Madalena do. Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9234Aluno de mestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-03T16:43:06Zoai:app.uff.br:1/9234Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:12.321451Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro
title Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro
spellingShingle Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro
Prado, Maria Madalena do
Formação em saúde
Diretrizes curriculares
Curso de farmácia
Farmácia hospitalar
Formação profissional
Currículo
Ensino de farmácia
Serviço de farmácia hospitalar
Pessoal de saúde
Health training
Curriculum guidelines
Course of pharmacy
Pharmacy hospital
title_short Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro
title_full Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro
title_fullStr Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro
title_sort Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro
author Prado, Maria Madalena do
author_facet Prado, Maria Madalena do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koifman, Lilian
Oliveira, Gilson Saippa
Matos, Guacira Corrêa de
http://lattes.cnpq.br/3291508212908868
http://lattes.cnpq.br/2524511773652697
http://lattes.cnpq.br/2212927628480533
http://lattes.cnpq.br/5459172086628083
http://lattes.cnpq.br/6471294688321175
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Maria Madalena do
dc.subject.por.fl_str_mv Formação em saúde
Diretrizes curriculares
Curso de farmácia
Farmácia hospitalar
Formação profissional
Currículo
Ensino de farmácia
Serviço de farmácia hospitalar
Pessoal de saúde
Health training
Curriculum guidelines
Course of pharmacy
Pharmacy hospital
topic Formação em saúde
Diretrizes curriculares
Curso de farmácia
Farmácia hospitalar
Formação profissional
Currículo
Ensino de farmácia
Serviço de farmácia hospitalar
Pessoal de saúde
Health training
Curriculum guidelines
Course of pharmacy
Pharmacy hospital
description Este estudo objetiva refletir sobre o processo de formação na área de farmácia hospitalar nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro. A partir da elaboração das Diretrizes Curriculares (2002), o perfil do egresso passa a ser pautado em uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, contrapondo-se ao modelo de formação tecnicista adotado interiormente. A metodologia desta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa com dois momentos. O primeiro momento privilegiou a análise documental, realizada sobre as informações, nas páginas eletrônicas, das vinte Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, que ofertam o curso de farmácia, no nível de graduação. Para o segundo momento foi elaborado um roteiro de entrevistas semi-estruturadas, aplicado a seis farmacêuticos pertencentes à diretoria da SBRAFH – Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer a percepção dos mesmos sobre o campo de formação em Farmácia Hospitalar, contrapondo e complementando o material levantado na análise documental. Os resultados permitiram apontar a existência de uma defasagem na formação, tanto por parte da instituição, do curso ou da própria disciplina. Foi uma experência positiva relacionar o campo que envolve as instituições de formação com o campo da produção do cuidado. Todo material obtido pode ser fonte importante de reflexão, considerando uma tendência transformadora, para as instituições de ensino e para demais profissionais da área de saúde, que estejam envolvidos direta ou indiretamente com o SUS
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-04-24T15:10:09Z
2019-04-24T15:10:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRADO, Maria Madalena do. Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9234
Aluno de mestrado
identifier_str_mv PRADO, Maria Madalena do. Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.
Aluno de mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823583353110528