Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9234 |
Resumo: | Este estudo objetiva refletir sobre o processo de formação na área de farmácia hospitalar nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro. A partir da elaboração das Diretrizes Curriculares (2002), o perfil do egresso passa a ser pautado em uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, contrapondo-se ao modelo de formação tecnicista adotado interiormente. A metodologia desta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa com dois momentos. O primeiro momento privilegiou a análise documental, realizada sobre as informações, nas páginas eletrônicas, das vinte Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, que ofertam o curso de farmácia, no nível de graduação. Para o segundo momento foi elaborado um roteiro de entrevistas semi-estruturadas, aplicado a seis farmacêuticos pertencentes à diretoria da SBRAFH – Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer a percepção dos mesmos sobre o campo de formação em Farmácia Hospitalar, contrapondo e complementando o material levantado na análise documental. Os resultados permitiram apontar a existência de uma defasagem na formação, tanto por parte da instituição, do curso ou da própria disciplina. Foi uma experência positiva relacionar o campo que envolve as instituições de formação com o campo da produção do cuidado. Todo material obtido pode ser fonte importante de reflexão, considerando uma tendência transformadora, para as instituições de ensino e para demais profissionais da área de saúde, que estejam envolvidos direta ou indiretamente com o SUS |
id |
UFF-2_fc05f6fb4918a15bde4d52fff2ebaea3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9234 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de JaneiroFormação em saúdeDiretrizes curricularesCurso de farmáciaFarmácia hospitalarFormação profissionalCurrículoEnsino de farmáciaServiço de farmácia hospitalarPessoal de saúdeHealth trainingCurriculum guidelinesCourse of pharmacyPharmacy hospitalEste estudo objetiva refletir sobre o processo de formação na área de farmácia hospitalar nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro. A partir da elaboração das Diretrizes Curriculares (2002), o perfil do egresso passa a ser pautado em uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, contrapondo-se ao modelo de formação tecnicista adotado interiormente. A metodologia desta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa com dois momentos. O primeiro momento privilegiou a análise documental, realizada sobre as informações, nas páginas eletrônicas, das vinte Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, que ofertam o curso de farmácia, no nível de graduação. Para o segundo momento foi elaborado um roteiro de entrevistas semi-estruturadas, aplicado a seis farmacêuticos pertencentes à diretoria da SBRAFH – Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer a percepção dos mesmos sobre o campo de formação em Farmácia Hospitalar, contrapondo e complementando o material levantado na análise documental. Os resultados permitiram apontar a existência de uma defasagem na formação, tanto por parte da instituição, do curso ou da própria disciplina. Foi uma experência positiva relacionar o campo que envolve as instituições de formação com o campo da produção do cuidado. Todo material obtido pode ser fonte importante de reflexão, considerando uma tendência transformadora, para as instituições de ensino e para demais profissionais da área de saúde, que estejam envolvidos direta ou indiretamente com o SUSThis study aims to reflect on the process of training in hospital pharmacy in Higher Education Institutions (IES) of the State of Rio de Janeiro. With the development of the Curriculum Guidelines (2002), the profile of egress shall be based on a generalist, humanist, critical and reflexive opposition to the model previously adopted technical training. The methodology of this research used a qualitative approach with two stages. The first time a privileged document analysis, performed on the information in the electronic pages of the twenty higher education institutions of the State of Rio de Janeiro, that offer the pharmacy course at the undergraduate level. For the second time was a roadmap for semi-structured interviews, applied to six pharmaceuticals belonging to the board of SBRAFH - Rio de Janeiro. The objective was to know their perception about the training camp in Hospital Pharmacy, contrasting and complementing the material examined in the documentary analysis. The results show the existence of a gap in training, both for the institution, the course or the discipline. It was a rich experience to relate the positive field that involves the instiuições training to the field of care provision. All material obtained can be important source of reflection, a trend considering transforming to educational institutions and other health professionals who are directly or indirectly involved with SUS79 f.NiteróiKoifman, LilianOliveira, Gilson SaippaMatos, Guacira Corrêa dehttp://lattes.cnpq.br/3291508212908868http://lattes.cnpq.br/2524511773652697http://lattes.cnpq.br/2212927628480533http://lattes.cnpq.br/5459172086628083http://lattes.cnpq.br/6471294688321175Prado, Maria Madalena do2019-04-24T15:10:09Z2019-04-24T15:10:09Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPRADO, Maria Madalena do. Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9234Aluno de mestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-03T16:43:06Zoai:app.uff.br:1/9234Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:12.321451Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro |
title |
Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro Prado, Maria Madalena do Formação em saúde Diretrizes curriculares Curso de farmácia Farmácia hospitalar Formação profissional Currículo Ensino de farmácia Serviço de farmácia hospitalar Pessoal de saúde Health training Curriculum guidelines Course of pharmacy Pharmacy hospital |
title_short |
Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro |
title_full |
Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro |
title_sort |
Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro |
author |
Prado, Maria Madalena do |
author_facet |
Prado, Maria Madalena do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Koifman, Lilian Oliveira, Gilson Saippa Matos, Guacira Corrêa de http://lattes.cnpq.br/3291508212908868 http://lattes.cnpq.br/2524511773652697 http://lattes.cnpq.br/2212927628480533 http://lattes.cnpq.br/5459172086628083 http://lattes.cnpq.br/6471294688321175 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Maria Madalena do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação em saúde Diretrizes curriculares Curso de farmácia Farmácia hospitalar Formação profissional Currículo Ensino de farmácia Serviço de farmácia hospitalar Pessoal de saúde Health training Curriculum guidelines Course of pharmacy Pharmacy hospital |
topic |
Formação em saúde Diretrizes curriculares Curso de farmácia Farmácia hospitalar Formação profissional Currículo Ensino de farmácia Serviço de farmácia hospitalar Pessoal de saúde Health training Curriculum guidelines Course of pharmacy Pharmacy hospital |
description |
Este estudo objetiva refletir sobre o processo de formação na área de farmácia hospitalar nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro. A partir da elaboração das Diretrizes Curriculares (2002), o perfil do egresso passa a ser pautado em uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, contrapondo-se ao modelo de formação tecnicista adotado interiormente. A metodologia desta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa com dois momentos. O primeiro momento privilegiou a análise documental, realizada sobre as informações, nas páginas eletrônicas, das vinte Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, que ofertam o curso de farmácia, no nível de graduação. Para o segundo momento foi elaborado um roteiro de entrevistas semi-estruturadas, aplicado a seis farmacêuticos pertencentes à diretoria da SBRAFH – Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer a percepção dos mesmos sobre o campo de formação em Farmácia Hospitalar, contrapondo e complementando o material levantado na análise documental. Os resultados permitiram apontar a existência de uma defasagem na formação, tanto por parte da instituição, do curso ou da própria disciplina. Foi uma experência positiva relacionar o campo que envolve as instituições de formação com o campo da produção do cuidado. Todo material obtido pode ser fonte importante de reflexão, considerando uma tendência transformadora, para as instituições de ensino e para demais profissionais da área de saúde, que estejam envolvidos direta ou indiretamente com o SUS |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-04-24T15:10:09Z 2019-04-24T15:10:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PRADO, Maria Madalena do. Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9234 Aluno de mestrado |
identifier_str_mv |
PRADO, Maria Madalena do. Ensino de farmácia hospitalar nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012. Aluno de mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823583353110528 |