Os saberes das gestantes acerca das diferentes posições de parir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lorena Sabbadini da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2910
Resumo: O presente estudo originou-se da vivência acadêmica no atendimento às mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal, nas disciplinas de Saúde da Mulher I e II ao longo da graduação em enfermagem. Desta forma, desde o início, intrigava-me como as mulheres vêm sendo preparadas para um momento tão significativo e único que é o parto. O parto normal é um processo singular no universo da mulher, do parceiro e da família. Trata-se do método mais natural para o binômio mãe-filho, além de ser também o mais seguro. No intuito de otimizar a assistência à gestante durante o pré-natal, o Ministério da Saúde recomenda que as unidades básicas de saúde devem desenvolver ações educativas que complementem as informações recebidas no pré-natal e principalmente, que incentive à integração entre profissionais e gestantes. Assim, apresenta-se como objeto dessa pesquisa “Os saberes adquiridos pelas gestantes durante as consultas de pré-natal sobre as diferentes posições de parir adotadas pelas parturientes no período expulsivo.”. São objetivos da pesquisa: Identificar os saberes adquiridos pelas gestantes durante o pré-natal acerca do posicionamento materno no período expulsivo do trabalho de parto e; Analisar o significado que as gestantes atribuem às possibilidades de se optar por uma posição alternativa de parto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, realizada a partir de pesquisa de campo. O cenário de estudo foi a Policlínica Carlos Antônio da Silva, situada na cidade de Niterói, Região Metropolitana II, Rio de Janeiro. As participantes do estudo foram dez gestantes inscritas no pré-natal da unidade. A coleta de dados foi realizada através de um roteiro de entrevista e a análise foi realizada através da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin. Este estudo segue o preconizado pela resolução n.466 do Conselho Nacional de Saúde, de 12 de dezembro de 2012 que trata das pesquisas com seres humanos. Esta pesquisa faz parte do projeto já existente, que tem por título “Pré-natal: Uma Questão de Valor ou um Valor em Questão”, que foi encaminhada para análise dos seus preceitos éticos e legais ao Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP), vinculado a Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo aprovada sob o CAEE: 06604012.0.0000.5243. As categorias criadas foram: O saber das gestantes acerca do posicionamento materno no período expulsivo do trabalho de parto e Liberdade de escolha: O significado que as gestantes atribuem às possibilidades de se optar por uma posição alternativa de parto. Considerando todas as nuances apontadas nos discursos das gestantes, pode-se inferir que havia desinformação destas mulheres com relação ao parto, em especial as diferentes posições que podem ser adotadas durante o período expulsivo, pois foi possível perceber que poucas conheciam outras posições além da posição litotômica. Evidencia-se a necessidade de reformulação na assistência pré-natal de forma que o programa possa capacitar as gestantes para a escolha informada das posições que podem ser adotadas no período expulsivo do parto
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No intuito de otimizar a assistência à gestante durante o pré-natal, o Ministério da Saúde recomenda que as unidades básicas de saúde devem desenvolver ações educativas que complementem as informações recebidas no pré-natal e principalmente, que incentive à integração entre profissionais e gestantes. Assim, apresenta-se como objeto dessa pesquisa “Os saberes adquiridos pelas gestantes durante as consultas de pré-natal sobre as diferentes posições de parir adotadas pelas parturientes no período expulsivo.”. São objetivos da pesquisa: Identificar os saberes adquiridos pelas gestantes durante o pré-natal acerca do posicionamento materno no período expulsivo do trabalho de parto e; Analisar o significado que as gestantes atribuem às possibilidades de se optar por uma posição alternativa de parto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, realizada a partir de pesquisa de campo. 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From the beginning I was intrigued by how women are being prepared for a moment as significant and unique that is giving birth. Vaginal birth is a unique event and a rather important process not only in the woman's universe, but also for the partner and the family. This is the most natural method mother and child, and also the safest. Thus, the normal delivery is the most suitable for any pregnancy that does not present complications. In order to optimize care for pregnant women during the prenatal period, the Brazilian Ministry of Health recommends that primary care units should develop educational activities that complement the information received during prenatal, especially those which encourage the integration between professionals and pregnant women. Therefore the main object of this research is "Knowledge acquired by pregnant women during prenatal consultations on the different positions adopted by mothers to give birth in the pushing stage." This study aims to: Identify the knowledge acquired by the pregnant women during prenatal regarding positioning in the second stage of labor and; Analyze the meaning that pregnant women attach to the possibilities of opting for an alternative delivery position. This is a qualitative research, exploratory and descriptive, carried based on field work. The study setting was the Polyclinic Carlos Antonio da Silva, in the city of Niterói, Metropolitan Region II, Rio de Janeiro. Study participants were ten women enrolled in the prenatal unit. Data collection was conducted through an interview script and the analysis was performed using the technique of content analysis proposed by Bardin. This study follows the criteria of the resolution n.466 of the National Health Council of December, 12, 2012 dealing with human research. The research was approved by the Research Ethics Committee of the University Hospital Antônio Pedro under the CAEE: 06604012.0.0000.5243. The categories created were: Knowledge of pregnant women regarding positioning in the second stage of labor; and Freedom of choice: the meaning pregnant women attach to the possibility of opting for an alternative delivery position. Considering all the nuances appointed in the speeches of pregnant women, it can be inferred that there was misinformation of these women regarding childbirth, especially the different positions that can be adopted during the second period, as it was revealed that few knew other positions other than the lithotomic position. That highlights the need for a broader approach covering issues relating to the position in childbirth in graduate curricula of medical and nursing courses, as well as a reformulation of prenatal care so that the program can empower pregnant women to informed choice of positions that can be adopted in the second stage of laborLeão, Diva Cristina Morett RomanoPinto, Carina BulcãoAlves, Marcia Rocha da SilvaCruz, Amanda Fernandes do Nascimento daSilva, Lorena Sabbadini da2017-02-10T16:50:38Z2017-02-10T16:50:38Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva, Lorena Sabbadini da. Os saberes das gestantes acerca das diferentes posições de parir. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/2910http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-07T19:52:55Zoai:app.uff.br:1/2910Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:48.294082Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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