Estudos sobre os processos de socialização: o recreio escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9882 |
Resumo: | Este trabalho procura refletir sobre o papel do recreio na vida dos alunos, analisando como os processos de socialização se realizam durante esse tempo-espaço. As questões centrais do estudo são: De que forma o recreio contribui para a socialização, compreendida pedagogicamente como conhecimento significativo para a vida? Como o recreio é enfocado pelos autores consultados, bem como captado nas interações entre os alunos nas escolas examinadas? A observação de crianças e adolescentes no espaço escolar, em especial do recreio, em duas instituições de ensino da rede constitui o principal procedimento metodológico adotado para apreender os significados do recreio no processo de socialização. Além do mais, é empregado para análise dessas observações o conceito de socialização em Durkheim, Berger e Luckmann. Os sentidos do brincar para Gilson Schwartz e de experiência para Jorge Larrosa Bondia contribuem para interpretar os significados do processo de socialização entre os sujeitos observados. A suposição da pesquisa aponta a relevância do tempo-espaço do recreio para a educação de crianças e adolescentes no que se diz respeito à construção qualitativa das relações sociais |
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