Formação de professores e educação inclusiva: quais as experiências do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal Fluminense?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Michelli Silva Sousa Agra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16710
Resumo: A presente pesquisa trata de uma tese de doutorado em educação, cujo questionamento central foi: Para que a formação do professor assume prioridade face à urgência de se enfrentar a violência e a manifestação do preconceito na escola? Tendo como referencial teórico-metodológico, a Teoria Crítica da Sociedade, com base no pensamento de Theodor Adorno e seus comentadores contemporâneos, integra-se ao Projeto de Pesquisa ‘Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade’, sob a coordenação nacional e internacional do Prof. Dr. José Leon Crochík, Universidade de São Paulo (USP), e sob a coordenação regional da Profa Dra Valdelúcia Alves da Costa (UFF). O objetivo deste estudo foi analisar a formação do professor de Educação Física no Curso de Licenciatura da Universidade Federal Fluminense/UFF, tendo como lócus o Instituto de Educação Física/IEF. Participaram da pesquisa, uma coordenadora, quatro docentes da disciplina ‘Pesquisa e Prática de Ensino’, onze professores egressos do curso e vinte e oito estudantes. Assim, se problematizou ‘a concepção de educação que o Projeto Pedagógico assume; a finalidade da Educação Física e as possibilidades da Educação Física Inclusiva’; e ainda se questionou ‘por que enfrentar os desafios da práxis, ao se considerar a Educação Física centrada no respeito e acolhimento à diversidade humana?’ Os resultados revelaram que urge se analisar e admitir a pseudoformação, para que seja possível o enfrentamento das causas sociais que geram atitudes de indiferença e de violência escolar contra estudantes com deficiência, considerados aprioristicamente inaptos à convivência e/ou mesmo à prática da educação física, quando essa é reduzida aos seus aspectos competitivos. Conclui-se esta tese, afirmando que as experiências do Curso de Licenciatura em Educação Física, por intermédio de aulas, eventos, projetos de extensão, interação entre professores e estudantes, abertura ao debate, grupos de estudos, reformulação curricular, luta por uma formação contra-hegemônica, atribuição de responsabilidade compartilhada entre professores, estudantes e demais profissionais da educação envolvidos na formação dos estudantes são molas propulsoras para uma educação ainda não experimentada em plenitude, mas desejada pelos participantes da pesquisa. Portanto, a formação do professor assume prioridade face à emergência de se enfrentar a violência e a manifestação do preconceito na escola, para que seja possível a conscientização de que os limites da formação são sociais e não humanos e que a educação faz sentido no atual estágio civilizatório, quando se volta para a resistência e para a possibilidade do desenvolvimento de indivíduos livres pensantes
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Tendo como referencial teórico-metodológico, a Teoria Crítica da Sociedade, com base no pensamento de Theodor Adorno e seus comentadores contemporâneos, integra-se ao Projeto de Pesquisa ‘Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade’, sob a coordenação nacional e internacional do Prof. Dr. José Leon Crochík, Universidade de São Paulo (USP), e sob a coordenação regional da Profa Dra Valdelúcia Alves da Costa (UFF). O objetivo deste estudo foi analisar a formação do professor de Educação Física no Curso de Licenciatura da Universidade Federal Fluminense/UFF, tendo como lócus o Instituto de Educação Física/IEF. Participaram da pesquisa, uma coordenadora, quatro docentes da disciplina ‘Pesquisa e Prática de Ensino’, onze professores egressos do curso e vinte e oito estudantes. Assim, se problematizou ‘a concepção de educação que o Projeto Pedagógico assume; a finalidade da Educação Física e as possibilidades da Educação Física Inclusiva’; e ainda se questionou ‘por que enfrentar os desafios da práxis, ao se considerar a Educação Física centrada no respeito e acolhimento à diversidade humana?’ Os resultados revelaram que urge se analisar e admitir a pseudoformação, para que seja possível o enfrentamento das causas sociais que geram atitudes de indiferença e de violência escolar contra estudantes com deficiência, considerados aprioristicamente inaptos à convivência e/ou mesmo à prática da educação física, quando essa é reduzida aos seus aspectos competitivos. Conclui-se esta tese, afirmando que as experiências do Curso de Licenciatura em Educação Física, por intermédio de aulas, eventos, projetos de extensão, interação entre professores e estudantes, abertura ao debate, grupos de estudos, reformulação curricular, luta por uma formação contra-hegemônica, atribuição de responsabilidade compartilhada entre professores, estudantes e demais profissionais da educação envolvidos na formação dos estudantes são molas propulsoras para uma educação ainda não experimentada em plenitude, mas desejada pelos participantes da pesquisa. Portanto, a formação do professor assume prioridade face à emergência de se enfrentar a violência e a manifestação do preconceito na escola, para que seja possível a conscientização de que os limites da formação são sociais e não humanos e que a educação faz sentido no atual estágio civilizatório, quando se volta para a resistência e para a possibilidade do desenvolvimento de indivíduos livres pensantesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research is about a doctoral thesis in education, whose central question was: Why does the teacher's formation assume priority in light of the urgent need to address violence and the manifestation of prejudice in schools? Having as a theoretical- methodological reference, the Critical Theory of Society, based on the work of Theodor Adorno and his contemporary commentators, joins the Research Project 'School Violence: Discrimination, Bullying, and Responsibility’, under the national and international coordination of Prof. Dr. José Leon Crochík, University of São Paulo (USP), and under the regional coordination of Profa Dr. Valdelúcia Alves da Costa (UFF). The objective of this study was to analyze the formation of the Physical Education teachers in the undergraduate program at the Fluminense Federal University, with the Institute of Physical Education as the locus of research. A coordinator; four teachers of the course 'Research and Teaching Practice'; eleven graduate teachers and twenty-eight students participated in this research. Thus, it was problematized "the conception of education assumed by the Pedagogical Project; the purpose of Physical Education and the possibilities of Inclusive Physical Education"; and it was also questioned, 'why face the challenges of the praxis when considering Physical Education based on respect and acceptance of human diversity?' The results revealed that there is an urgent need to analyze and admit pseudo-formation in order to confront the social causes that generate attitudes of indifference and school violence against students with disabilities, considered aprioristically unfit for coexistence and/or even for practicing physical education when it is reduced to its competitive aspects. This thesis concludes, affirming that the experiences of the Bachelor program in Physical Education, through classes, events, extension projects, the interaction between teachers and students, opening to debate, study groups, curricular reformulation, fight for a counter-hegemonic formation, attribution of shared responsibility among teachers, students and other educational professionals involved in the student's formation are propulsion springs for an education that has not yet been fully experienced but desired by the research participants. Therefore, the teacher's formation takes priority over the emergence of violence and the manifestation of prejudice in the school, so that it is possible to raise awareness that the limits of formation are social and not human and that education makes sense in the current stage of civilization when one turns to resistance and to the possibility of the development of free-thinking individuals247 f.Costa, Valdelúcia Alves daSilva, Luciene MariaMatos, Maria Almerinda de SouzaOliveira, Marcos Marques deAlmeida, Paulo Antonio Cresciulo deAmorim, Michelli Silva Sousa Agra2021-01-19T17:17:58Z2021-01-19T17:17:58Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAMORIM, Michelli Silva Sousa Agra. Formação de professores e educação inclusiva: quais as experiências do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal Fluminense?.2020. 247 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16710http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-26T19:26:35Zoai:app.uff.br:1/16710Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:24.079205Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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