O Brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patricia Vasconcellos da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29483
Resumo: Esta pesquisa articula o sujeito histórico e cultural de Vigotski com a valorização social e cultural do convívio com o meio natural, concebendo o ambiente e a exposição escolar à ambientação natural (flora e fauna) como signos e instrumentos de mediação sociocultural do ensino de ciências. Partimos dos estudos que constatam que as crianças contemporâneas estão cada vez mais privadas do convívio com ambientes naturais preservados; privadas da interação direta com eles. Desenvolvemos a evidência de este distanciamento trazer prejuízos para o desenvolvimento de habilidades emocionais, físicas e cognitivas. Constatamos, por entrevistas e análises de entrevistas feitas em uma escola pública, certa desatenção das escolas e dos professores, relativamente a esta dimensão da mediação cultural. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo, baseada em duas investigações: a análise crítica de uma entrevista com professoras (de uma escola pública regular, situada em Niterói/RJ) sobre a inserção do Ensino de Ciências da Natureza e da Educação Ambiental na Educação Infantil; a composição de um diário de campo em que foi possível registrar o desenvolvimento de brincadeiras com as crianças da Educação Infantil da mesma escola pública, a partir dos simbólicos “elementos da natureza” – água, terra, fogo e ar. Como produto final desta pesquisa, um caderno de orientação pedagógica para o ensino de ciências na Educação Infantil, embasado em brincadeiras com a natureza e voltado para a articulação crítica das questões ambientais.
id UFF-2_ff161552d0e642ed2143e5146696dc3e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29483
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O Brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural.educação infantil, Vigotski, educação ambiental crítica; ensino de ciências.Ensino da Ciência, Educação ambiental, Educação infantilearly childhood education, Vygotsky, critical environmental education; science teaching.Esta pesquisa articula o sujeito histórico e cultural de Vigotski com a valorização social e cultural do convívio com o meio natural, concebendo o ambiente e a exposição escolar à ambientação natural (flora e fauna) como signos e instrumentos de mediação sociocultural do ensino de ciências. Partimos dos estudos que constatam que as crianças contemporâneas estão cada vez mais privadas do convívio com ambientes naturais preservados; privadas da interação direta com eles. Desenvolvemos a evidência de este distanciamento trazer prejuízos para o desenvolvimento de habilidades emocionais, físicas e cognitivas. Constatamos, por entrevistas e análises de entrevistas feitas em uma escola pública, certa desatenção das escolas e dos professores, relativamente a esta dimensão da mediação cultural. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo, baseada em duas investigações: a análise crítica de uma entrevista com professoras (de uma escola pública regular, situada em Niterói/RJ) sobre a inserção do Ensino de Ciências da Natureza e da Educação Ambiental na Educação Infantil; a composição de um diário de campo em que foi possível registrar o desenvolvimento de brincadeiras com as crianças da Educação Infantil da mesma escola pública, a partir dos simbólicos “elementos da natureza” – água, terra, fogo e ar. Como produto final desta pesquisa, um caderno de orientação pedagógica para o ensino de ciências na Educação Infantil, embasado em brincadeiras com a natureza e voltado para a articulação crítica das questões ambientais.This research articulates Vygotsky's historical and cultural subject with the social and cultural appreciation of living with the natural environment, conceiving the environment and school exposure to the natural environment (flora and fauna) as signs and instruments of sociocultural mediation in science teaching. We have started from studies that confirm that contemporary children are increasingly deprived of contact with preserved natural environments; deprived of direct interaction with them. We developed evidence that this distancing harms the development of emotional, physical and cognitive skills. Through interviews and analysis of interviews carried out in a public school, we have found a certain lack of attention on the part of schools and teachers to this dimension of cultural mediation. The methodology used was of a qualitative nature, based on two investigations: the critical analysis of an interview with teachers (from a regular public school, located in Niterói/RJ) about the insertion of the Teaching of Natural Sciences and Environmental Education in Early Childhood Education ; the composition of a field diary in which it was possible to record the development of games with children from kindergarten in the same public school, based on the symbolic “elements of nature” – water, earth, fire and air. As a final product of this research, a pedagogical guidance notebook for teaching science in Early Childhood Education, based on games with nature and aimed at the critical articulation of environmental issues.123 p.Sbano, Valmir CândidoAnjos, Maylta Brandão dosOliveira, Luiza Rodrigues deSilva, Patricia Vasconcellos da2023-07-26T20:49:44Z2023-07-26T20:49:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Patricia Vasconcellos da. O brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural. 2023. 123 f. Dissertação (Ensino de Ciências da Natureza)- Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29483CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-26T20:49:47Zoai:app.uff.br:1/29483Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-07-26T20:49:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural.
title O Brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural.
spellingShingle O Brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural.
Silva, Patricia Vasconcellos da
educação infantil, Vigotski, educação ambiental crítica; ensino de ciências.
Ensino da Ciência, Educação ambiental, Educação infantil
early childhood education, Vygotsky, critical environmental education; science teaching.
title_short O Brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural.
title_full O Brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural.
title_fullStr O Brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural.
title_full_unstemmed O Brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural.
title_sort O Brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural.
author Silva, Patricia Vasconcellos da
author_facet Silva, Patricia Vasconcellos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sbano, Valmir Cândido
Anjos, Maylta Brandão dos
Oliveira, Luiza Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patricia Vasconcellos da
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil, Vigotski, educação ambiental crítica; ensino de ciências.
Ensino da Ciência, Educação ambiental, Educação infantil
early childhood education, Vygotsky, critical environmental education; science teaching.
topic educação infantil, Vigotski, educação ambiental crítica; ensino de ciências.
Ensino da Ciência, Educação ambiental, Educação infantil
early childhood education, Vygotsky, critical environmental education; science teaching.
description Esta pesquisa articula o sujeito histórico e cultural de Vigotski com a valorização social e cultural do convívio com o meio natural, concebendo o ambiente e a exposição escolar à ambientação natural (flora e fauna) como signos e instrumentos de mediação sociocultural do ensino de ciências. Partimos dos estudos que constatam que as crianças contemporâneas estão cada vez mais privadas do convívio com ambientes naturais preservados; privadas da interação direta com eles. Desenvolvemos a evidência de este distanciamento trazer prejuízos para o desenvolvimento de habilidades emocionais, físicas e cognitivas. Constatamos, por entrevistas e análises de entrevistas feitas em uma escola pública, certa desatenção das escolas e dos professores, relativamente a esta dimensão da mediação cultural. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo, baseada em duas investigações: a análise crítica de uma entrevista com professoras (de uma escola pública regular, situada em Niterói/RJ) sobre a inserção do Ensino de Ciências da Natureza e da Educação Ambiental na Educação Infantil; a composição de um diário de campo em que foi possível registrar o desenvolvimento de brincadeiras com as crianças da Educação Infantil da mesma escola pública, a partir dos simbólicos “elementos da natureza” – água, terra, fogo e ar. Como produto final desta pesquisa, um caderno de orientação pedagógica para o ensino de ciências na Educação Infantil, embasado em brincadeiras com a natureza e voltado para a articulação crítica das questões ambientais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26T20:49:44Z
2023-07-26T20:49:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Patricia Vasconcellos da. O brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural. 2023. 123 f. Dissertação (Ensino de Ciências da Natureza)- Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29483
identifier_str_mv SILVA, Patricia Vasconcellos da. O brincar com a natureza na Educação Infantil: abordagem Histórico-Cultural. 2023. 123 f. Dissertação (Ensino de Ciências da Natureza)- Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838765095321600