Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Jessica Rosiak da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237479
Resumo: A legislação garante o direito das crianças em aprender ciências, por esta razão as propostas de ciências na educação infantil devem permitir a expansão do conhecimento e a compreensão do mundo físico, biológico e social. O objetivo geral do projeto foi avaliar o efeito do projeto pedagógico a respeito da vida das plantas na educação infantil. Os objetivos específicos são: 1) planejamento das atividades que foram realizadas na escola sobre a vida das plantas; 2) identificar as situações vivenciadas pelas crianças que propiciaram a apropriação de conhecimentos científicos; 3) avaliar a aprendizagem a respeito da vida das plantas após as atividades realizadas.
id UFRGS-2_b246d8fef5ef82fbfe4c643e6479051a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237479
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Jessica Rosiak daMoço, Maria Cecília de Chiara2022-04-19T04:39:33Z2019http://hdl.handle.net/10183/237479001130205A legislação garante o direito das crianças em aprender ciências, por esta razão as propostas de ciências na educação infantil devem permitir a expansão do conhecimento e a compreensão do mundo físico, biológico e social. O objetivo geral do projeto foi avaliar o efeito do projeto pedagógico a respeito da vida das plantas na educação infantil. Os objetivos específicos são: 1) planejamento das atividades que foram realizadas na escola sobre a vida das plantas; 2) identificar as situações vivenciadas pelas crianças que propiciaram a apropriação de conhecimentos científicos; 3) avaliar a aprendizagem a respeito da vida das plantas após as atividades realizadas.The legislation guarantees children's right to learn science, for this reason the science proposals in early childhood education should allow the expansion of knowledge and understanding of the physical, biological and social world. The overall objective of the project is to evaluate the effect of the pedagogical project about the life of plants early childhood education. The specific objectives are: 1) planning of the activities that carried out at school about plant life; 2) identify the situations experienced by the children who have led to the appropriation of scientific knowledge; 3) to evaluate learning about plant life after activities carried out.application/pdfporEducação ambientalEnsino de ciênciasBotânicaEducação infantilNature sciencesEarly childhood educationEnvironmental educationBotany teachingCiências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130205.pdf.txt001130205.pdf.txtExtracted Texttext/plain87287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237479/2/001130205.pdf.txt82222ca06bb129a89312a40cb000754cMD52ORIGINAL001130205.pdfTexto completoapplication/pdf1697290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237479/1/001130205.pdf1737a9ccefa6bf15ef3ba4024daa2fdbMD5110183/2374792022-04-20 04:55:46.65822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:55:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática
title Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática
spellingShingle Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática
Rocha, Jessica Rosiak da
Educação ambiental
Ensino de ciências
Botânica
Educação infantil
Nature sciences
Early childhood education
Environmental education
Botany teaching
title_short Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática
title_full Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática
title_fullStr Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática
title_full_unstemmed Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática
title_sort Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática
author Rocha, Jessica Rosiak da
author_facet Rocha, Jessica Rosiak da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Jessica Rosiak da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
contributor_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino de ciências
Botânica
Educação infantil
topic Educação ambiental
Ensino de ciências
Botânica
Educação infantil
Nature sciences
Early childhood education
Environmental education
Botany teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Nature sciences
Early childhood education
Environmental education
Botany teaching
description A legislação garante o direito das crianças em aprender ciências, por esta razão as propostas de ciências na educação infantil devem permitir a expansão do conhecimento e a compreensão do mundo físico, biológico e social. O objetivo geral do projeto foi avaliar o efeito do projeto pedagógico a respeito da vida das plantas na educação infantil. Os objetivos específicos são: 1) planejamento das atividades que foram realizadas na escola sobre a vida das plantas; 2) identificar as situações vivenciadas pelas crianças que propiciaram a apropriação de conhecimentos científicos; 3) avaliar a aprendizagem a respeito da vida das plantas após as atividades realizadas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-19T04:39:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237479
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130205
url http://hdl.handle.net/10183/237479
identifier_str_mv 001130205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237479/2/001130205.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237479/1/001130205.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 82222ca06bb129a89312a40cb000754c
1737a9ccefa6bf15ef3ba4024daa2fdb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224627036356608