As ressonâncias das emoções na literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Blenda Cristina Reis da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25017
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo relacionar os aspectos da antropologia das emoções com a literatura infantil, principalmente em como ressoam as afetividades nas interações entre os sujeitos, entendendo a experiência da literatura infantil como o acontecimento que através da emoção transforma o olhar do sujeito diante a sociedade e diante a si mesmo. A literatura infantil é compreendida em sua maioria como objeto didático pedagógico, não sendo reconhecida como experiência artística para o sujeito na infância, entretanto a literatura infantil deve ser considerada em sua totalidade como experiência que auxilia nas práticas pedagógicas e também que amplia a visão da criança nos seus contextos artísticos, estéticos, culturais e emocionais, contribuindo assim para a formação integral do sujeito. Para realizar esse estudo foi feita a leitura e compreensão do livro Antropologia das Emoções de David Le Breton, assim como a pesquisa de outros autores e seus trabalhos sobre arte e literatura infantil. Pautada na valorização da literatura infantil, que assim como a arte, contribui para a formação integral e emancipatória do sujeito, observamos a leitura e roda de conversa do livro Olavo de Odilon Moraes, com intuito de observar uma interação social concreta, para compreendermos como as ressonâncias das emoções podem ser essenciais nas interações entre os sujeitos.
id UFF-2_ff1ca311ed2ee73af9c70c33b7231d4c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25017
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As ressonâncias das emoções na literatura infantilAntropologia das emoçõesLiteratura infantilAfetividadeInteração socialLiteratura infantilAfetoInteração socialAnthropology of emotionsChildren's literatureAffectivitySocial interactionEste trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo relacionar os aspectos da antropologia das emoções com a literatura infantil, principalmente em como ressoam as afetividades nas interações entre os sujeitos, entendendo a experiência da literatura infantil como o acontecimento que através da emoção transforma o olhar do sujeito diante a sociedade e diante a si mesmo. A literatura infantil é compreendida em sua maioria como objeto didático pedagógico, não sendo reconhecida como experiência artística para o sujeito na infância, entretanto a literatura infantil deve ser considerada em sua totalidade como experiência que auxilia nas práticas pedagógicas e também que amplia a visão da criança nos seus contextos artísticos, estéticos, culturais e emocionais, contribuindo assim para a formação integral do sujeito. Para realizar esse estudo foi feita a leitura e compreensão do livro Antropologia das Emoções de David Le Breton, assim como a pesquisa de outros autores e seus trabalhos sobre arte e literatura infantil. Pautada na valorização da literatura infantil, que assim como a arte, contribui para a formação integral e emancipatória do sujeito, observamos a leitura e roda de conversa do livro Olavo de Odilon Moraes, com intuito de observar uma interação social concreta, para compreendermos como as ressonâncias das emoções podem ser essenciais nas interações entre os sujeitos.This Pedagogy course conclusion work aims to relate aspects of the anthropology of emotions with children's literature, especially in how affectivities resonate in interactions between subjects, understanding the experience of children's literature as the event that through emotion transforms the subject's gaze towards society and towards himself. Children's literature is mostly understood as a pedagogical didactic object, not being recognized as an artistic experience for the subject in childhood, however children's literature must be considered in its entirety as an experience that helps in pedagogical practices and also that expands the child's vision in their artistic, aesthetic, cultural and emotional contexts, thus contributing to the integral formation of the subject. To carry out this study, the reading and understanding of the book Anthropology of Emotions by David Le Breton was carried out, as well as the research of other authors and their works on children's art and literature. Based on the appreciation of children's literature, which, like art, contributes to the integral and emancipatory formation of the subject, we observed the reading and conversation circle of the book Olavo by Odilon Moraes, in order to observe a concrete social interaction, to understand how the resonances of emotions can be essential in interactions between subjects.Gonçalves, Anderson Xavier TibauSilva, Márcia Maria eCosta, Blenda Cristina Reis da2022-05-11T19:19:55Z2022-05-11T19:19:55Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25017CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-11T19:19:59Zoai:app.uff.br:1/25017Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:47.675537Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As ressonâncias das emoções na literatura infantil
title As ressonâncias das emoções na literatura infantil
spellingShingle As ressonâncias das emoções na literatura infantil
Costa, Blenda Cristina Reis da
Antropologia das emoções
Literatura infantil
Afetividade
Interação social
Literatura infantil
Afeto
Interação social
Anthropology of emotions
Children's literature
Affectivity
Social interaction
title_short As ressonâncias das emoções na literatura infantil
title_full As ressonâncias das emoções na literatura infantil
title_fullStr As ressonâncias das emoções na literatura infantil
title_full_unstemmed As ressonâncias das emoções na literatura infantil
title_sort As ressonâncias das emoções na literatura infantil
author Costa, Blenda Cristina Reis da
author_facet Costa, Blenda Cristina Reis da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Anderson Xavier Tibau
Silva, Márcia Maria e
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Blenda Cristina Reis da
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia das emoções
Literatura infantil
Afetividade
Interação social
Literatura infantil
Afeto
Interação social
Anthropology of emotions
Children's literature
Affectivity
Social interaction
topic Antropologia das emoções
Literatura infantil
Afetividade
Interação social
Literatura infantil
Afeto
Interação social
Anthropology of emotions
Children's literature
Affectivity
Social interaction
description Este trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo relacionar os aspectos da antropologia das emoções com a literatura infantil, principalmente em como ressoam as afetividades nas interações entre os sujeitos, entendendo a experiência da literatura infantil como o acontecimento que através da emoção transforma o olhar do sujeito diante a sociedade e diante a si mesmo. A literatura infantil é compreendida em sua maioria como objeto didático pedagógico, não sendo reconhecida como experiência artística para o sujeito na infância, entretanto a literatura infantil deve ser considerada em sua totalidade como experiência que auxilia nas práticas pedagógicas e também que amplia a visão da criança nos seus contextos artísticos, estéticos, culturais e emocionais, contribuindo assim para a formação integral do sujeito. Para realizar esse estudo foi feita a leitura e compreensão do livro Antropologia das Emoções de David Le Breton, assim como a pesquisa de outros autores e seus trabalhos sobre arte e literatura infantil. Pautada na valorização da literatura infantil, que assim como a arte, contribui para a formação integral e emancipatória do sujeito, observamos a leitura e roda de conversa do livro Olavo de Odilon Moraes, com intuito de observar uma interação social concreta, para compreendermos como as ressonâncias das emoções podem ser essenciais nas interações entre os sujeitos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-11T19:19:55Z
2022-05-11T19:19:55Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/25017
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823605583970304