Educação de Jovens e Adultos: Reflexão e Construção de Trilhas para um Ensino de Ciências Problematizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mauro Ricardo Henriques da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24740
Resumo: Esta pesquisa propõe a reflexão e a construção de trilhas para um ensino de ciências problematizador na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Fundamental 2 (anos finais), no contexto da Escola Municipal Luiz Gonzaga (EMLG), em São Gonçalo-RJ, a partir da reflexão sobre suas singularidades e do que propõem as diretrizes oficiais para essa modalidade de ensino. Além disso, este estudo buscou entender o currículo que é oferecido, atualmente, pela municipalidade e, por intermédio de investigação e de análise das diretrizes oficiais curriculares, propôs um referencial curricular para o ensino de Ciências da Natureza na EJA com pretensão de atender às peculiaridades dessa modalidade de ensino. O alicerce teórico foi construído na perspectiva da educação crítica e libertadora, de Paulo Freire, que viabilizou a problematização de situações comuns à realidade das e dos estudantes da EJA, explicitadas pela experienciação do autor ao longo de quase três décadas de atuação nas turmas de EJA da EMLG. A estrutura didático-metodológica foi organizada com base na proposta dos três momentos pedagógicos descritos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). No que concerne aos resultados deste trabalho, apresentamos nossa avaliação sobre o formato da EJA atual, sobre a sua contribuição para a formação da autonomia das e dos estudantes e o impacto da Covid-19, nesta pesquisa, que nos obrigou a adaptar as trilhas para a obtenção de informações e impediram a aplicação das práticas educativas nas turmas de EJA. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica, voltou-se para a leitura de publicações sobre o tema e o entendimento dos documentos oferecidas à EJA no âmbito oficial, às críticas, à análise e ao que o Ensino de Ciências dispõe para essa modalidade de ensino. Ao final do estudo, coligimos as propostas didático-metodológicas, bem como as estratégias e recursos didáticos adotados, em um caderno, denominado “Trilhas para um ensino problematizador: coletânea de práticas educativas para o Ensino de Ciências da Natureza na EJA Fundamental 2”, que se converteu no produto educacional desta dissertação.
id UFF-2_ff4788ec34b442386d710ed77d404633
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24740
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação de Jovens e Adultos: Reflexão e Construção de Trilhas para um Ensino de Ciências ProblematizadorEducação de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental 2. Ciências da Natureza. Paulo Freire. Práticas educativas.Ensino de Ciências, Lei diretrizes e bases, Prática de ensino, Ensino FundamentalYoung people and Adult Education. Teaching Elementary 2. Natural Sciences. Paulo Freire. Educational practicesEsta pesquisa propõe a reflexão e a construção de trilhas para um ensino de ciências problematizador na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Fundamental 2 (anos finais), no contexto da Escola Municipal Luiz Gonzaga (EMLG), em São Gonçalo-RJ, a partir da reflexão sobre suas singularidades e do que propõem as diretrizes oficiais para essa modalidade de ensino. Além disso, este estudo buscou entender o currículo que é oferecido, atualmente, pela municipalidade e, por intermédio de investigação e de análise das diretrizes oficiais curriculares, propôs um referencial curricular para o ensino de Ciências da Natureza na EJA com pretensão de atender às peculiaridades dessa modalidade de ensino. O alicerce teórico foi construído na perspectiva da educação crítica e libertadora, de Paulo Freire, que viabilizou a problematização de situações comuns à realidade das e dos estudantes da EJA, explicitadas pela experienciação do autor ao longo de quase três décadas de atuação nas turmas de EJA da EMLG. A estrutura didático-metodológica foi organizada com base na proposta dos três momentos pedagógicos descritos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). No que concerne aos resultados deste trabalho, apresentamos nossa avaliação sobre o formato da EJA atual, sobre a sua contribuição para a formação da autonomia das e dos estudantes e o impacto da Covid-19, nesta pesquisa, que nos obrigou a adaptar as trilhas para a obtenção de informações e impediram a aplicação das práticas educativas nas turmas de EJA. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica, voltou-se para a leitura de publicações sobre o tema e o entendimento dos documentos oferecidas à EJA no âmbito oficial, às críticas, à análise e ao que o Ensino de Ciências dispõe para essa modalidade de ensino. Ao final do estudo, coligimos as propostas didático-metodológicas, bem como as estratégias e recursos didáticos adotados, em um caderno, denominado “Trilhas para um ensino problematizador: coletânea de práticas educativas para o Ensino de Ciências da Natureza na EJA Fundamental 2”, que se converteu no produto educacional desta dissertação.This research proposes the reflection and construction of trails for a problematizing science teaching in young people and adult education (EJA), Elementary 2 (final years), in the context of the Luiz Gonzaga Municipal School (EMLG), in São Gonçalo, RJ. From the reflection on their singularities and on what the official guidelines propose for this teaching modality. In addition, this study searched to understand the curriculum that is currently offered by the municipality and, through investigation and analysis of official curriculum guidelines, proposed a curricular referential for the teaching of Natural Sciences with the intention of attend the peculiarities of this teaching modality. The theoretical foundation was built from the perspective of Paulo Freire’s critical and liberating education, which allowed the problematization of situations common to the reality of EJA students, explained by the author's experience over nearly three decades working in EJA classes at EMLG. The didactic methodological structure organized based on the proposal of the three pedagogical moments described by Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2009). Regarding the results of this work, we present our assessment of the current format of EJA, its contribution to the formation of students' autonomy and the impact of Covid-19 in this research, which forced us to adapt the tracks to obtaining information and prevented the application of educational practices in EJA classes. In this sense, the bibliographical research turned to the understanding of the policies offered to EJA in the official scope, to the criticisms, to the analysis and of what Science Teaching has for this type of teaching. At the end of the study, we collected the didactic methodological proposals, as well as the didactic strategies and resources adopted, in a notebook denominated “Trails for a problematizing teaching: collection of educational practices for the Teaching of Nature Sciences at EJA Elementary 2", which became the educational product of this dissertation.236 f.NiteróiAlmeida, Lucia da Cruz deMaciel, Antonio Marcelo MartinsLatini, Rose MaryAlmeida, Lucia da Cruz deMaciel, Antônio Marcelo MartinsLatini, Rose MarySilva, Mauro Ricardo Henriques da2022-03-15T18:32:11Z2022-03-15T18:32:11Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Mauro Ricardo Henriques da. Educação de Jovens e Adultos: reflexão e construção de trilhas para um ensino de ciências problematizador. 2021. 236 f. : il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24740Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-15T18:32:15Zoai:app.uff.br:1/24740Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-03-15T18:32:15Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos: Reflexão e Construção de Trilhas para um Ensino de Ciências Problematizador
title Educação de Jovens e Adultos: Reflexão e Construção de Trilhas para um Ensino de Ciências Problematizador
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos: Reflexão e Construção de Trilhas para um Ensino de Ciências Problematizador
Silva, Mauro Ricardo Henriques da
Educação de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental 2. Ciências da Natureza. Paulo Freire. Práticas educativas.
Ensino de Ciências, Lei diretrizes e bases, Prática de ensino, Ensino Fundamental
Young people and Adult Education. Teaching Elementary 2. Natural Sciences. Paulo Freire. Educational practices
title_short Educação de Jovens e Adultos: Reflexão e Construção de Trilhas para um Ensino de Ciências Problematizador
title_full Educação de Jovens e Adultos: Reflexão e Construção de Trilhas para um Ensino de Ciências Problematizador
title_fullStr Educação de Jovens e Adultos: Reflexão e Construção de Trilhas para um Ensino de Ciências Problematizador
title_full_unstemmed Educação de Jovens e Adultos: Reflexão e Construção de Trilhas para um Ensino de Ciências Problematizador
title_sort Educação de Jovens e Adultos: Reflexão e Construção de Trilhas para um Ensino de Ciências Problematizador
author Silva, Mauro Ricardo Henriques da
author_facet Silva, Mauro Ricardo Henriques da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lucia da Cruz de
Maciel, Antonio Marcelo Martins
Latini, Rose Mary
Almeida, Lucia da Cruz de
Maciel, Antônio Marcelo Martins
Latini, Rose Mary
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mauro Ricardo Henriques da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental 2. Ciências da Natureza. Paulo Freire. Práticas educativas.
Ensino de Ciências, Lei diretrizes e bases, Prática de ensino, Ensino Fundamental
Young people and Adult Education. Teaching Elementary 2. Natural Sciences. Paulo Freire. Educational practices
topic Educação de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental 2. Ciências da Natureza. Paulo Freire. Práticas educativas.
Ensino de Ciências, Lei diretrizes e bases, Prática de ensino, Ensino Fundamental
Young people and Adult Education. Teaching Elementary 2. Natural Sciences. Paulo Freire. Educational practices
description Esta pesquisa propõe a reflexão e a construção de trilhas para um ensino de ciências problematizador na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Fundamental 2 (anos finais), no contexto da Escola Municipal Luiz Gonzaga (EMLG), em São Gonçalo-RJ, a partir da reflexão sobre suas singularidades e do que propõem as diretrizes oficiais para essa modalidade de ensino. Além disso, este estudo buscou entender o currículo que é oferecido, atualmente, pela municipalidade e, por intermédio de investigação e de análise das diretrizes oficiais curriculares, propôs um referencial curricular para o ensino de Ciências da Natureza na EJA com pretensão de atender às peculiaridades dessa modalidade de ensino. O alicerce teórico foi construído na perspectiva da educação crítica e libertadora, de Paulo Freire, que viabilizou a problematização de situações comuns à realidade das e dos estudantes da EJA, explicitadas pela experienciação do autor ao longo de quase três décadas de atuação nas turmas de EJA da EMLG. A estrutura didático-metodológica foi organizada com base na proposta dos três momentos pedagógicos descritos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). No que concerne aos resultados deste trabalho, apresentamos nossa avaliação sobre o formato da EJA atual, sobre a sua contribuição para a formação da autonomia das e dos estudantes e o impacto da Covid-19, nesta pesquisa, que nos obrigou a adaptar as trilhas para a obtenção de informações e impediram a aplicação das práticas educativas nas turmas de EJA. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica, voltou-se para a leitura de publicações sobre o tema e o entendimento dos documentos oferecidas à EJA no âmbito oficial, às críticas, à análise e ao que o Ensino de Ciências dispõe para essa modalidade de ensino. Ao final do estudo, coligimos as propostas didático-metodológicas, bem como as estratégias e recursos didáticos adotados, em um caderno, denominado “Trilhas para um ensino problematizador: coletânea de práticas educativas para o Ensino de Ciências da Natureza na EJA Fundamental 2”, que se converteu no produto educacional desta dissertação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-15T18:32:11Z
2022-03-15T18:32:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Mauro Ricardo Henriques da. Educação de Jovens e Adultos: reflexão e construção de trilhas para um ensino de ciências problematizador. 2021. 236 f. : il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24740
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv SILVA, Mauro Ricardo Henriques da. Educação de Jovens e Adultos: reflexão e construção de trilhas para um ensino de ciências problematizador. 2021. 236 f. : il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Mestrado
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838780561817600