Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Priscila de Oliveira Cabral
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Abreu, Wilson Jorge Correia de, Teixeira, Elizabeth, Guedes, Tatiane Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32767
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216510
Resumo: Objetivo: validar a aparência do jogo de tabuleiro “Mural do Risco” sobre prevenção do HIV/aids com idosos em contexto escolar. Método: estudo metodológico de validação semântica/de aparência com o público-alvo/idosos em contexto escolar, guiado pelo modelo de Pasquali. Aplicou-se instrumento com 20 itens referentes aos domínios objetivo, organização, estilo da escrita, aparência e motivação. A coleta de dados, realizada de modo síncrono com dez pessoas idosas, ocorreu em janeiro e fevereiro de 2021. Para a análise, considerou-se um Índice de Concordância Semântica mínimo igual ou superior a 0,80. Resultado: todos os itens obtiveram Índice de Concordância Semântico igual ou superior a 0,80 e as sugestões foram acatadas integralmente, o que possibilitou a estruturação da versão final do jogo. Conclusão: O processo de validação de aparência realizado com o público idoso em contexto escolar evidenciou que o jogo de tabuleiro “Mural do Risco” está adequado.
id UFF-2_ff73a9f31a92c9463cd12df54d201260
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32767
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semânticaTecnología educativa para adultos mayores sobre prevención del VIH/SIDA: validación semánticaEducational technology on HIV/AIDS prevention for older adults: Semantic validationEnfermagem; Ciências da Vida; Estudo de Validação; Tecnologia EducacionalIdoso, Tecnologia educacional, Síndrome de imunodeficiência adquirida, EnfermagemEnfermería; Ciencias de la Vida; Estudio de Validación; Tecnología EducativaNursing; Life Sciences; Validation Study; Educational TechnologyObjetivo: validar a aparência do jogo de tabuleiro “Mural do Risco” sobre prevenção do HIV/aids com idosos em contexto escolar. Método: estudo metodológico de validação semântica/de aparência com o público-alvo/idosos em contexto escolar, guiado pelo modelo de Pasquali. Aplicou-se instrumento com 20 itens referentes aos domínios objetivo, organização, estilo da escrita, aparência e motivação. A coleta de dados, realizada de modo síncrono com dez pessoas idosas, ocorreu em janeiro e fevereiro de 2021. Para a análise, considerou-se um Índice de Concordância Semântica mínimo igual ou superior a 0,80. Resultado: todos os itens obtiveram Índice de Concordância Semântico igual ou superior a 0,80 e as sugestões foram acatadas integralmente, o que possibilitou a estruturação da versão final do jogo. Conclusão: O processo de validação de aparência realizado com o público idoso em contexto escolar evidenciou que o jogo de tabuleiro “Mural do Risco” está adequado.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)SimObjetivo: Validar el aspecto del juego de mesa “Mural do Risco” sobre la prevención del VIH/SIDA con adultos mayores en el ámbito educativo. Método: Estudio metodológico de validación semántica/de aspecto con público objetivo/adultos mayores en ámbito educativo, guiado por el modelo de Pasquali. Se aplicó un instrumento con 20 ítems referidos a los dominios: objetivo, organización, estilo de redacción, aspecto y motivación. La recolección de datos, realizada sincrónicamente con diez adultos mayores, ocurrió en enero y febrero de 2021. Para el análisis se consideró un Índice de Concordancia Semántica mínimo igual o superior a 0,80. Resultado: Todos los ítems obtuvieron un Índice de Concordancia Semántica igual o superior a 0,80 y las sugerencias fueron aceptadas en su totalidad, lo que permitió estructurar la versión final del juego. Conclusión: El proceso de validación de aspecto realizado con adultos mayores en un ámbito educativo demostró que el juego de mesa “Mural do Risco” es adecuado.Objective: To validate the appearance of the board game entitled “Mural do Risco” (“Risk Wall”) on HIV/AIDS prevention with older adults in a school context. Method: A methodological study of semantic/face validation with older adults in a school context as target audience, guided by Pasquali's model. An instrument with 20 items referring to the objective, organization, writing style, appearance, and motivation domains was applied. Data collection, carried out synchronously with 10 older adults, took place in January and February 2021. For the analysis, a minimum Semantic Agreement Index equal to or above 0.80 was considered. Result: All the items obtained a Semantic Agreement Index equal to or above 0.80 and the suggestions were fully accepted, which made it possible to structure the final version of the game. Conclusion: The face validation process carried out with the aged population in a school context evidenced that the board game entitled “Mural do Risco” is adequate.OBJN - Online Brazilian Journal of NursingN/A2024-04-03T13:31:12Z2024-04-03T13:31:12Z2021-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/htmlimage/jpegimage/pngtext/htmlimage/jpegimage/pngtext/htmlimage/jpegimage/pngMELO, P. de O. C. et al. Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 20. p.e20216510, 2021. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216510. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6510. Acesso em:http://app.uff.br/riuff/handle/1/32767N/Ahttps://doi.org/10.17665/1676-4285.20216510ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Priscila de Oliveira CabralAbreu, Wilson Jorge Correia deTeixeira, ElizabethGuedes, Tatiane Gomesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-06-08T18:28:53Zoai:app.uff.br:1/32767Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:43.870652Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica
Tecnología educativa para adultos mayores sobre prevención del VIH/SIDA: validación semántica
Educational technology on HIV/AIDS prevention for older adults: Semantic validation
title Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica
spellingShingle Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica
Melo, Priscila de Oliveira Cabral
Enfermagem; Ciências da Vida; Estudo de Validação; Tecnologia Educacional
Idoso, Tecnologia educacional, Síndrome de imunodeficiência adquirida, Enfermagem
Enfermería; Ciencias de la Vida; Estudio de Validación; Tecnología Educativa
Nursing; Life Sciences; Validation Study; Educational Technology
title_short Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica
title_full Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica
title_fullStr Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica
title_full_unstemmed Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica
title_sort Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica
author Melo, Priscila de Oliveira Cabral
author_facet Melo, Priscila de Oliveira Cabral
Abreu, Wilson Jorge Correia de
Teixeira, Elizabeth
Guedes, Tatiane Gomes
author_role author
author2 Abreu, Wilson Jorge Correia de
Teixeira, Elizabeth
Guedes, Tatiane Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Priscila de Oliveira Cabral
Abreu, Wilson Jorge Correia de
Teixeira, Elizabeth
Guedes, Tatiane Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem; Ciências da Vida; Estudo de Validação; Tecnologia Educacional
Idoso, Tecnologia educacional, Síndrome de imunodeficiência adquirida, Enfermagem
Enfermería; Ciencias de la Vida; Estudio de Validación; Tecnología Educativa
Nursing; Life Sciences; Validation Study; Educational Technology
topic Enfermagem; Ciências da Vida; Estudo de Validação; Tecnologia Educacional
Idoso, Tecnologia educacional, Síndrome de imunodeficiência adquirida, Enfermagem
Enfermería; Ciencias de la Vida; Estudio de Validación; Tecnología Educativa
Nursing; Life Sciences; Validation Study; Educational Technology
description Objetivo: validar a aparência do jogo de tabuleiro “Mural do Risco” sobre prevenção do HIV/aids com idosos em contexto escolar. Método: estudo metodológico de validação semântica/de aparência com o público-alvo/idosos em contexto escolar, guiado pelo modelo de Pasquali. Aplicou-se instrumento com 20 itens referentes aos domínios objetivo, organização, estilo da escrita, aparência e motivação. A coleta de dados, realizada de modo síncrono com dez pessoas idosas, ocorreu em janeiro e fevereiro de 2021. Para a análise, considerou-se um Índice de Concordância Semântica mínimo igual ou superior a 0,80. Resultado: todos os itens obtiveram Índice de Concordância Semântico igual ou superior a 0,80 e as sugestões foram acatadas integralmente, o que possibilitou a estruturação da versão final do jogo. Conclusão: O processo de validação de aparência realizado com o público idoso em contexto escolar evidenciou que o jogo de tabuleiro “Mural do Risco” está adequado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-18
2024-04-03T13:31:12Z
2024-04-03T13:31:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, P. de O. C. et al. Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 20. p.e20216510, 2021. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216510. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6510. Acesso em:
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32767
N/A
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216510
identifier_str_mv MELO, P. de O. C. et al. Tecnologia educativa sobre prevenção do HIV/Aids para idosos: validação semântica. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 20. p.e20216510, 2021. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216510. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6510. Acesso em:
N/A
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32767
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
text/html
image/jpeg
image/png
text/html
image/jpeg
image/png
text/html
image/jpeg
image/png
dc.publisher.none.fl_str_mv OBJN - Online Brazilian Journal of Nursing
N/A
publisher.none.fl_str_mv OBJN - Online Brazilian Journal of Nursing
N/A
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823596266323968