As contribuições da semântica formal para o ensino: uma proposta didática para o caso das sentenças de cópula com ‘ser’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Tainã Aparecida Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22320
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo promover a descrição semântica do significado de sentenças com o verbo de cópula ser e elaborar uma proposta didática para o caso das sentenças em que ele é empregado. Para isso, mapeia-se a descrição já existente desse verbo tanto nas principais gramáticas tradicionais de língua portuguesa, como as de Cunha (1980), Bechara (2009), Azeredo (2014), quanto nas gramáticas descritivas de Castilho (2019), Mateus et al. (1983), Neves (2011), todas escritas nos séculos XX e XXI. Diante desse quadro, analisa-se como os conceitos e as definições do chamado predicado nominal, presentes na Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) e nas gramáticas, chegaram a dois livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): ‘Português: linguagens’ (7° ano do ensino fundamental) e ‘Ser Protagonista: Língua Portuguesa’ (3° ano do ensino médio). Pretende-se também examinar como os autores desenvolvem e propõem aos alunos a reflexão linguística sobre essa estrutura nas partes destinadas aos exercícios. Para tanto, procura-se mostrar que tanto as contribuições semânticas da Semântica Formal (SF) para o estudo do significado das sentenças com noções básicas da teoria dos conjuntos (cf. descrição em Quadros-Gomes e Sanchez-Mendes 2018 para o português) como a proposta de Frege (1892) sobre sentido e referência auxiliam na compreensão do significado das sentenças formadas com o verbo ser. A análise demonstra que a contribuição semântica desse item vai muito além do suporte da flexão, estando envolvido em processos de pertencimento e inclusão de conjuntos e de igualdade de termos. Por fim, apresenta-se uma proposta de ensino por meio da elaboração de cinco oficinas que visa propor uma forma alternativa para os estudos com o verbo de cópula ser, nas duas etapas da educação básica, sob o pressuposto da aprendizagem ativa de Pilati (2017)
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Diante desse quadro, analisa-se como os conceitos e as definições do chamado predicado nominal, presentes na Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) e nas gramáticas, chegaram a dois livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): ‘Português: linguagens’ (7° ano do ensino fundamental) e ‘Ser Protagonista: Língua Portuguesa’ (3° ano do ensino médio). Pretende-se também examinar como os autores desenvolvem e propõem aos alunos a reflexão linguística sobre essa estrutura nas partes destinadas aos exercícios. Para tanto, procura-se mostrar que tanto as contribuições semânticas da Semântica Formal (SF) para o estudo do significado das sentenças com noções básicas da teoria dos conjuntos (cf. descrição em Quadros-Gomes e Sanchez-Mendes 2018 para o português) como a proposta de Frege (1892) sobre sentido e referência auxiliam na compreensão do significado das sentenças formadas com o verbo ser. A análise demonstra que a contribuição semântica desse item vai muito além do suporte da flexão, estando envolvido em processos de pertencimento e inclusão de conjuntos e de igualdade de termos. Por fim, apresenta-se uma proposta de ensino por meio da elaboração de cinco oficinas que visa propor uma forma alternativa para os estudos com o verbo de cópula ser, nas duas etapas da educação básica, sob o pressuposto da aprendizagem ativa de Pilati (2017)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present work aims to promote the semantic description of the meaning of sentences with the copula verb to be (pt.: ser) and to elaborate a didactic proposal for the case of the sentences in which it is used. For this, the existing description of this verb is mapped in the main traditional Portuguese grammars, such as those of Cunha’s (1980), Bechara’s (2009), Azeredo’s (2014), and in the descriptive grammars of Castilho’s (2019), Mateus et al’s (1983), Neves’s (2011), all written in the 20th and 21st centuries. Given this situation, it is analyzed how the concepts and definitions of the so-called nominal predicate, present in the Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) and in the grammars, are found in two textbooks approved by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): ‘Português: linguagens’ (7th year of elementary school) and ‘Ser Protagonista: Língua Portuguesa’ (3rd year of high school). It is also intended to examine how the authors develop and propose students the linguistic reflection on this structure in the parts intended for exercises. Therefore, we seek to present that both the contributions of Formal Semantics (SF) for the study of the meaning of sentences with basic notions of set theory (cf. description in Quadros-Gomes and Sanchez-Mendes 2018 for Portuguese) and Frege’s (1892) proposal on meaning and reference help in understanding the meaning of the sentences formed with the verb to be. The analysis shows that the semantic contribution of this item goes far beyond a role as inflection support, being involved in processes of belonging and inclusion to sets and equality of terms. Finally, a teaching proposal is presented through the elaboration of five workshops that aim to propose an alternative way for studies with the copula verb to be, in the two stages of basic Brazilian education, under the assumption of active learning by Pilati (2017)157 f.Mendes, Luciana SanchezAreas, Eduardo Kenedy NunesSibaldo, Marcelo AmorimAmaro, Tainã Aparecida Rodrigues2021-06-11T14:12:03Z2021-06-11T14:12:03Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMARO, Tainã Aparecida Rodrigues. As contribuições da semântica formal para o ensino: uma proposta didática para o caso das sentenças de cópula com ‘ser’. 2021. 157 f. 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