A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Pollyana Marques
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33892
Resumo: O trabalho de conclusão de curso, de abordagem mista - quali-quantitativa -, teve como objetivo geral investigar, por intermédio de um estudo exploratório, realizado com alunos e ex-alunos da disciplina Pesquisa Prática de Ensino 2, de um curso de Licenciatura em Educação Física, localizado na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, se existe predominância do ensino do conteúdo Esporte (coletivo e com o uso de bola) nas aulas de Educação Física, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados. Os resultados apontam para uma presença do referido conteúdo - Esporte (coletivo com o uso de bola) - , nos planos de ensino dos professores regentes das turmas acompanhadas pelos alunos da disciplina PPE 2 e, também, nos projetos de ensino destes alunos, todavia, o estudo não constatou a existência de uma predominância deste conteúdo, nos estágios supervisionados realizados, nesta etapa da Educação Básica
id UFF-2_ffca1acdf2b56c6b0a3892390eb535c2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33892
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?EsporteEducação FísicaAnos Iniciais do Ensino FundamentalEducação físicaEsporteEnsino fundamentalSportPhysical EducationInitial Years of Elementary SchoolO trabalho de conclusão de curso, de abordagem mista - quali-quantitativa -, teve como objetivo geral investigar, por intermédio de um estudo exploratório, realizado com alunos e ex-alunos da disciplina Pesquisa Prática de Ensino 2, de um curso de Licenciatura em Educação Física, localizado na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, se existe predominância do ensino do conteúdo Esporte (coletivo e com o uso de bola) nas aulas de Educação Física, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados. Os resultados apontam para uma presença do referido conteúdo - Esporte (coletivo com o uso de bola) - , nos planos de ensino dos professores regentes das turmas acompanhadas pelos alunos da disciplina PPE 2 e, também, nos projetos de ensino destes alunos, todavia, o estudo não constatou a existência de uma predominância deste conteúdo, nos estágios supervisionados realizados, nesta etapa da Educação BásicaThe work of conclusion of course, of mixed approach - quali-quantitative -, had as general objective to investigate, through an exploratory study, carried through with students and alumni of the discipline Research and Teaching Practice 2, of a course of Licentiate in Education Physics, located in the city of Niterói, in the state of Rio de Janeiro, if there is a predominance of the teaching of Sports content (collective and with the use of the ball) in Physical Education classes, in the early years of Elementary School. The technique of Content Analysis was used to process the data. The results point to a presence of the aforementioned content - Sport (collective with the use of the ball) - in the teaching plans of the regent teachers of the classes accompanied by the students of the PPE 2 discipline and, also, in the teaching projects of these students, however, the study did not find the existence of a predominance of this content, in the supervised internships carried out, in this stage of Basic Education62 p.Mattos, Luiz Otavio Neveshttp://lattes.cnpq.br/9111237561585952Ghiggi, Micheli Verginiahttp://lattes.cnpq.br/8640728847329105Pinheiro, Paulo de Tarso Macielhttp://lattes.cnpq.br/3863249114954461Faustino, Pollyana Marques2024-08-05T15:58:32Z2024-08-05T15:58:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFAUSTINO, Pollyana Marques. A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33892http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-05T15:58:36Zoai:app.uff.br:1/33892Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-05T15:58:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?
title A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?
spellingShingle A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?
Faustino, Pollyana Marques
Esporte
Educação Física
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Educação física
Esporte
Ensino fundamental
Sport
Physical Education
Initial Years of Elementary School
title_short A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?
title_full A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?
title_fullStr A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?
title_full_unstemmed A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?
title_sort A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?
author Faustino, Pollyana Marques
author_facet Faustino, Pollyana Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Luiz Otavio Neves
http://lattes.cnpq.br/9111237561585952
Ghiggi, Micheli Verginia
http://lattes.cnpq.br/8640728847329105
Pinheiro, Paulo de Tarso Maciel
http://lattes.cnpq.br/3863249114954461
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino, Pollyana Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte
Educação Física
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Educação física
Esporte
Ensino fundamental
Sport
Physical Education
Initial Years of Elementary School
topic Esporte
Educação Física
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Educação física
Esporte
Ensino fundamental
Sport
Physical Education
Initial Years of Elementary School
description O trabalho de conclusão de curso, de abordagem mista - quali-quantitativa -, teve como objetivo geral investigar, por intermédio de um estudo exploratório, realizado com alunos e ex-alunos da disciplina Pesquisa Prática de Ensino 2, de um curso de Licenciatura em Educação Física, localizado na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, se existe predominância do ensino do conteúdo Esporte (coletivo e com o uso de bola) nas aulas de Educação Física, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados. Os resultados apontam para uma presença do referido conteúdo - Esporte (coletivo com o uso de bola) - , nos planos de ensino dos professores regentes das turmas acompanhadas pelos alunos da disciplina PPE 2 e, também, nos projetos de ensino destes alunos, todavia, o estudo não constatou a existência de uma predominância deste conteúdo, nos estágios supervisionados realizados, nesta etapa da Educação Básica
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-05T15:58:32Z
2024-08-05T15:58:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FAUSTINO, Pollyana Marques. A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33892
identifier_str_mv FAUSTINO, Pollyana Marques. A predominância do ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental: apenas indícios ou realidade?. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838824306311168