A produção escrita no ensino fundamental: o quê, como e para quem se escreve?
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/42 |
Resumo: | RESUMO: A partir de 69 relatórios de 17 professores acerca do trabalho desenvolvido em turmas do Ensino Fundamental II, na região do Vale do Itajaí/SC, o presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca de três pontos norteadores: a) o quê; b) como e c) para quem se escreve nas aulas de português. A partir de reflexões pautadas no estudo dos letramentos, percebeu-se que há legitimação de práticas de letramento escolar pautadas no modelo autônomo e eventos reconfiguradores dessas práticas, que contribuem para a efetivação do letramento ideológico, com interações que envolvem sujeitos para além da sala de aula, incorporando também os sujeitos situados nas instâncias de ensino e aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: ensino de língua portuguesa, letramento; produção textual; gêneros discursivos. |
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A produção escrita no ensino fundamental: o quê, como e para quem se escreve?RESUMO: A partir de 69 relatórios de 17 professores acerca do trabalho desenvolvido em turmas do Ensino Fundamental II, na região do Vale do Itajaí/SC, o presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca de três pontos norteadores: a) o quê; b) como e c) para quem se escreve nas aulas de português. A partir de reflexões pautadas no estudo dos letramentos, percebeu-se que há legitimação de práticas de letramento escolar pautadas no modelo autônomo e eventos reconfiguradores dessas práticas, que contribuem para a efetivação do letramento ideológico, com interações que envolvem sujeitos para além da sala de aula, incorporando também os sujeitos situados nas instâncias de ensino e aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: ensino de língua portuguesa, letramento; produção textual; gêneros discursivos.Liceu Literário Português2015-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/4210.18364/rc.v1i47.42Confluência; 2015: NÚMERO 47; 261-284Confluência; 2015: NÚMERO 47; 261-284Confluência; 2015: NÚMERO 47; 261-284Confluência; 2015: NÚMERO 47; 261-284Confluência; 2015: NÚMERO 47; 261-2842317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/42/31Copyright (c) 2021 Vanessa Wendhausen Lima, Vanessa Arlésia de Souza Ferretti-Soares, Ederson Luís Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Vanessa WendhausenFerretti-Soares, Vanessa Arlésia de SouzaSilveira, Ederson Luís2022-02-13T15:48:00Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/42Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-13T15:48Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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