A produção escrita no ensino fundamental: o quê, como e para quem se escreve?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vanessa Wendhausen
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferretti-Soares, Vanessa Arlésia de Souza, Silveira, Ederson Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/42
Resumo: RESUMO: A partir de 69 relatórios de 17 professores acerca do trabalho desenvolvido em turmas do Ensino Fundamental II, na região do Vale do Itajaí/SC, o presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca de três pontos norteadores: a) o quê; b) como e c) para quem se escreve nas aulas de português. A partir de reflexões pautadas no estudo dos letramentos, percebeu-se que há legitimação de práticas de letramento escolar pautadas no modelo autônomo e eventos reconfiguradores dessas práticas, que contribuem para a efetivação do letramento ideológico, com interações que envolvem sujeitos para além da sala de aula, incorporando também os sujeitos situados nas instâncias de ensino e aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: ensino de língua portuguesa, letramento; produção textual; gêneros discursivos.
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