Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/331 |
Resumo: | Resumo Este texto tem por objetivo nuclear identificar o lugar que a gramática tem ocupado nos textos programáticos do último século, nomeadamente pela referência ao seu relevo, à metodologia do seu ensino-aprendizagem e aos materiais indicados para apoiar esse processo. Faremos, assim, uma digressão pelos textos que historicamente foram constituindo a disciplina no último século, delimitando nos conteúdos que lhe foram sendo associados os aspetos mais importantes referentes à gramática, quer a metodologia do seu ensino-aprendizagem, quer os materiais indicados para os alunos. Na conclusão, para além de uma sistematização do que foi tratado, far-se-á uma breve referência à tentativa recente de reabilitação da gramática, através da menção a investigadores das áreas da linguística, da Literatura e da Didática. Palavras-chave: Gramática; programas de português; ensino Abstract The main objective of this text is to identify the place that grammar has occupied in the programmatic texts of the last century, namely by reference to its relevance, the methodology of its teaching / learning and the materials indicated to support this process. Thus, we will digress through the texts that have historically constituted the discipline in the last century, delimiting in the contents that have been associated with its most important aspects relating to grammar, both the methodology of its teaching/learning and the materials indicated for the students. In conclusion, in addition to systematising what was discussed, a brief reference will be made to the recent attempt to rehabilitate grammar, by referring to researchers in the areas of linguistics, literature and didactics. Keywords: Grammar; programs of Portuguese; teaching |
id |
UFF-4_2717e4de0011ad5b809c9769d8cd3b50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/331 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXIResumo Este texto tem por objetivo nuclear identificar o lugar que a gramática tem ocupado nos textos programáticos do último século, nomeadamente pela referência ao seu relevo, à metodologia do seu ensino-aprendizagem e aos materiais indicados para apoiar esse processo. Faremos, assim, uma digressão pelos textos que historicamente foram constituindo a disciplina no último século, delimitando nos conteúdos que lhe foram sendo associados os aspetos mais importantes referentes à gramática, quer a metodologia do seu ensino-aprendizagem, quer os materiais indicados para os alunos. Na conclusão, para além de uma sistematização do que foi tratado, far-se-á uma breve referência à tentativa recente de reabilitação da gramática, através da menção a investigadores das áreas da linguística, da Literatura e da Didática. Palavras-chave: Gramática; programas de português; ensino Abstract The main objective of this text is to identify the place that grammar has occupied in the programmatic texts of the last century, namely by reference to its relevance, the methodology of its teaching / learning and the materials indicated to support this process. Thus, we will digress through the texts that have historically constituted the discipline in the last century, delimiting in the contents that have been associated with its most important aspects relating to grammar, both the methodology of its teaching/learning and the materials indicated for the students. In conclusion, in addition to systematising what was discussed, a brief reference will be made to the recent attempt to rehabilitate grammar, by referring to researchers in the areas of linguistics, literature and didactics. Keywords: Grammar; programs of Portuguese; teachingLiceu Literário Português2020-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/33110.18364/rc.v1i58.331Confluência; 2020: Número 58; 56-81Confluência; 2020: Número 58; 56-81Confluência; 2020: Número 58; 56-81Confluência; 2020: Número 58; 56-81Confluência; 2020: Número 58; 56-812317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/331/220Copyright (c) 2021 Manuela Tender, Carlos Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTender, ManuelaAssunção, Carlos2022-02-13T15:27:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/331Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-13T15:27:47Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI |
title |
Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI |
spellingShingle |
Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI Tender, Manuela |
title_short |
Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI |
title_full |
Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI |
title_fullStr |
Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI |
title_full_unstemmed |
Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI |
title_sort |
Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI |
author |
Tender, Manuela |
author_facet |
Tender, Manuela Assunção, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Assunção, Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tender, Manuela Assunção, Carlos |
description |
Resumo Este texto tem por objetivo nuclear identificar o lugar que a gramática tem ocupado nos textos programáticos do último século, nomeadamente pela referência ao seu relevo, à metodologia do seu ensino-aprendizagem e aos materiais indicados para apoiar esse processo. Faremos, assim, uma digressão pelos textos que historicamente foram constituindo a disciplina no último século, delimitando nos conteúdos que lhe foram sendo associados os aspetos mais importantes referentes à gramática, quer a metodologia do seu ensino-aprendizagem, quer os materiais indicados para os alunos. Na conclusão, para além de uma sistematização do que foi tratado, far-se-á uma breve referência à tentativa recente de reabilitação da gramática, através da menção a investigadores das áreas da linguística, da Literatura e da Didática. Palavras-chave: Gramática; programas de português; ensino Abstract The main objective of this text is to identify the place that grammar has occupied in the programmatic texts of the last century, namely by reference to its relevance, the methodology of its teaching / learning and the materials indicated to support this process. Thus, we will digress through the texts that have historically constituted the discipline in the last century, delimiting in the contents that have been associated with its most important aspects relating to grammar, both the methodology of its teaching/learning and the materials indicated for the students. In conclusion, in addition to systematising what was discussed, a brief reference will be made to the recent attempt to rehabilitate grammar, by referring to researchers in the areas of linguistics, literature and didactics. Keywords: Grammar; programs of Portuguese; teaching |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/331 10.18364/rc.v1i58.331 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/331 |
identifier_str_mv |
10.18364/rc.v1i58.331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/331/220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Manuela Tender, Carlos Assunção info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Manuela Tender, Carlos Assunção |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2020: Número 58; 56-81 Confluência; 2020: Número 58; 56-81 Confluência; 2020: Número 58; 56-81 Confluência; 2020: Número 58; 56-81 Confluência; 2020: Número 58; 56-81 2317-4153 1415-7403 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705458821300224 |