Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tender, Manuela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Assunção, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/331
Resumo: Resumo Este texto tem por objetivo nuclear identificar o lugar que a gramática tem ocupado nos textos programáticos do último século, nomeadamente pela referência ao seu relevo, à metodologia do seu ensino-aprendizagem e aos materiais indicados para apoiar esse processo. Faremos, assim, uma digressão pelos textos que historicamente foram constituindo a disciplina no último século, delimitando nos conteúdos que lhe foram sendo associados os aspetos mais importantes referentes à gramática, quer a metodologia do seu ensino-aprendizagem, quer os materiais indicados para os alunos. Na conclusão, para além de uma sistematização do que foi tratado, far-se-á uma breve referência à tentativa recente de reabilitação da gramática, através da menção a investigadores das áreas da linguística, da Literatura e da Didática. Palavras-chave: Gramática; programas de português; ensino Abstract The main objective of this text is to identify the place that grammar has occupied in the programmatic texts of the last century, namely by reference to its relevance, the methodology of its teaching / learning and the materials indicated to support this process. Thus, we will digress through the texts that have historically constituted the discipline in the last century, delimiting in the contents that have been associated with its most important aspects relating to grammar, both the methodology of its teaching/learning and the materials indicated for the students. In conclusion, in addition to systematising what was discussed, a brief reference will be made to the recent attempt to rehabilitate grammar, by referring to researchers in the areas of linguistics, literature and didactics. Keywords: Grammar; programs of Portuguese; teaching
id UFF-4_2717e4de0011ad5b809c9769d8cd3b50
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/331
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXIResumo Este texto tem por objetivo nuclear identificar o lugar que a gramática tem ocupado nos textos programáticos do último século, nomeadamente pela referência ao seu relevo, à metodologia do seu ensino-aprendizagem e aos materiais indicados para apoiar esse processo. Faremos, assim, uma digressão pelos textos que historicamente foram constituindo a disciplina no último século, delimitando nos conteúdos que lhe foram sendo associados os aspetos mais importantes referentes à gramática, quer a metodologia do seu ensino-aprendizagem, quer os materiais indicados para os alunos. Na conclusão, para além de uma sistematização do que foi tratado, far-se-á uma breve referência à tentativa recente de reabilitação da gramática, através da menção a investigadores das áreas da linguística, da Literatura e da Didática. Palavras-chave: Gramática; programas de português; ensino Abstract The main objective of this text is to identify the place that grammar has occupied in the programmatic texts of the last century, namely by reference to its relevance, the methodology of its teaching / learning and the materials indicated to support this process. Thus, we will digress through the texts that have historically constituted the discipline in the last century, delimiting in the contents that have been associated with its most important aspects relating to grammar, both the methodology of its teaching/learning and the materials indicated for the students. In conclusion, in addition to systematising what was discussed, a brief reference will be made to the recent attempt to rehabilitate grammar, by referring to researchers in the areas of linguistics, literature and didactics. Keywords: Grammar; programs of Portuguese; teachingLiceu Literário Português2020-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/33110.18364/rc.v1i58.331Confluência; 2020: Número 58; 56-81Confluência; 2020: Número 58; 56-81Confluência; 2020: Número 58; 56-81Confluência; 2020: Número 58; 56-81Confluência; 2020: Número 58; 56-812317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/331/220Copyright (c) 2021 Manuela Tender, Carlos Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTender, ManuelaAssunção, Carlos2022-02-13T15:27:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/331Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-13T15:27:47Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI
title Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI
spellingShingle Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI
Tender, Manuela
title_short Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI
title_full Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI
title_fullStr Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI
title_full_unstemmed Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI
title_sort Considerações para a história do ensino da gramática, em Portugal: da última década do séc. XIX à primeira do séc. XXI
author Tender, Manuela
author_facet Tender, Manuela
Assunção, Carlos
author_role author
author2 Assunção, Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tender, Manuela
Assunção, Carlos
description Resumo Este texto tem por objetivo nuclear identificar o lugar que a gramática tem ocupado nos textos programáticos do último século, nomeadamente pela referência ao seu relevo, à metodologia do seu ensino-aprendizagem e aos materiais indicados para apoiar esse processo. Faremos, assim, uma digressão pelos textos que historicamente foram constituindo a disciplina no último século, delimitando nos conteúdos que lhe foram sendo associados os aspetos mais importantes referentes à gramática, quer a metodologia do seu ensino-aprendizagem, quer os materiais indicados para os alunos. Na conclusão, para além de uma sistematização do que foi tratado, far-se-á uma breve referência à tentativa recente de reabilitação da gramática, através da menção a investigadores das áreas da linguística, da Literatura e da Didática. Palavras-chave: Gramática; programas de português; ensino Abstract The main objective of this text is to identify the place that grammar has occupied in the programmatic texts of the last century, namely by reference to its relevance, the methodology of its teaching / learning and the materials indicated to support this process. Thus, we will digress through the texts that have historically constituted the discipline in the last century, delimiting in the contents that have been associated with its most important aspects relating to grammar, both the methodology of its teaching/learning and the materials indicated for the students. In conclusion, in addition to systematising what was discussed, a brief reference will be made to the recent attempt to rehabilitate grammar, by referring to researchers in the areas of linguistics, literature and didactics. Keywords: Grammar; programs of Portuguese; teaching
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/331
10.18364/rc.v1i58.331
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/331
identifier_str_mv 10.18364/rc.v1i58.331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/331/220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Manuela Tender, Carlos Assunção
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Manuela Tender, Carlos Assunção
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2020: Número 58; 56-81
Confluência; 2020: Número 58; 56-81
Confluência; 2020: Número 58; 56-81
Confluência; 2020: Número 58; 56-81
Confluência; 2020: Número 58; 56-81
2317-4153
1415-7403
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705458821300224