Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/235 |
Resumo: | Nosso objetivo neste artigo é investigar significações de recursos semióticos como elementos ideológicos do gênero anúncio publicitário no meio digital. Valendo-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, o corpus constitui-se de uma peça publicitária de O Boticário no Instagram, na qual se priorizam categorias de análise das metafunções ideacional e interpessoal da Gramática Sistêmico-Funcional, bem como das metafunções representacional e interativa da Gramática do Design Visual (Teoria Multimodal). Os resultados elencados nessas categorias metafuncionais mostram que a estratégia publicitária de associar valores culturais a produtos e marcas visam construir identidades, conceitos, estilos e hábitos, por intermédio do imaginário coletivo, trabalhado a partir dos processos mentais, assim como pelas semioses representadas nas imagens. |
id |
UFF-4_60864ff42c987d51fd753317cb8a0b1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/235 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digitalNosso objetivo neste artigo é investigar significações de recursos semióticos como elementos ideológicos do gênero anúncio publicitário no meio digital. Valendo-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, o corpus constitui-se de uma peça publicitária de O Boticário no Instagram, na qual se priorizam categorias de análise das metafunções ideacional e interpessoal da Gramática Sistêmico-Funcional, bem como das metafunções representacional e interativa da Gramática do Design Visual (Teoria Multimodal). Os resultados elencados nessas categorias metafuncionais mostram que a estratégia publicitária de associar valores culturais a produtos e marcas visam construir identidades, conceitos, estilos e hábitos, por intermédio do imaginário coletivo, trabalhado a partir dos processos mentais, assim como pelas semioses representadas nas imagens.Liceu Literário Português2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/23510.18364/rc.v1i56.235Confluência; 2019: Número 56; 296-328Confluência; 2019: Número 56; 296-328Confluência; 2019: Número 56; 296-328Confluência; 2019: Número 56; 296-328Confluência; 2019: Número 56; 296-3282317-41531415-740310.18364/rc.v1i56reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/235/189Copyright (c) 2021 Arlete Ribeiro Nepomuceno, Vera Lúcia Viana de Paesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNepomuceno, Arlete Ribeirode Paes, Vera Lúcia Viana2019-08-01T15:14:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/235Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2019-08-01T15:14:01Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital |
title |
Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital |
spellingShingle |
Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital Nepomuceno, Arlete Ribeiro |
title_short |
Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital |
title_full |
Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital |
title_fullStr |
Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital |
title_full_unstemmed |
Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital |
title_sort |
Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital |
author |
Nepomuceno, Arlete Ribeiro |
author_facet |
Nepomuceno, Arlete Ribeiro de Paes, Vera Lúcia Viana |
author_role |
author |
author2 |
de Paes, Vera Lúcia Viana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nepomuceno, Arlete Ribeiro de Paes, Vera Lúcia Viana |
description |
Nosso objetivo neste artigo é investigar significações de recursos semióticos como elementos ideológicos do gênero anúncio publicitário no meio digital. Valendo-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, o corpus constitui-se de uma peça publicitária de O Boticário no Instagram, na qual se priorizam categorias de análise das metafunções ideacional e interpessoal da Gramática Sistêmico-Funcional, bem como das metafunções representacional e interativa da Gramática do Design Visual (Teoria Multimodal). Os resultados elencados nessas categorias metafuncionais mostram que a estratégia publicitária de associar valores culturais a produtos e marcas visam construir identidades, conceitos, estilos e hábitos, por intermédio do imaginário coletivo, trabalhado a partir dos processos mentais, assim como pelas semioses representadas nas imagens. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/235 10.18364/rc.v1i56.235 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/235 |
identifier_str_mv |
10.18364/rc.v1i56.235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/235/189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Arlete Ribeiro Nepomuceno, Vera Lúcia Viana de Paes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Arlete Ribeiro Nepomuceno, Vera Lúcia Viana de Paes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2019: Número 56; 296-328 Confluência; 2019: Número 56; 296-328 Confluência; 2019: Número 56; 296-328 Confluência; 2019: Número 56; 296-328 Confluência; 2019: Número 56; 296-328 2317-4153 1415-7403 10.18364/rc.v1i56 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705458751045632 |