Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Paes, Vera Lúcia Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/235
Resumo: Nosso objetivo neste artigo é investigar significações de recursos semióticos como elementos ideológicos do gênero anúncio publicitário no meio digital. Valendo-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, o corpus constitui-se de uma peça publicitária de O Boticário no Instagram, na qual se priorizam categorias de análise das metafunções ideacional e interpessoal da Gramática Sistêmico-Funcional, bem como das metafunções representacional e interativa da Gramática do Design Visual (Teoria Multimodal). Os resultados elencados nessas categorias metafuncionais mostram que a estratégia publicitária de associar valores culturais a produtos e marcas visam construir identidades, conceitos, estilos e hábitos, por intermédio do imaginário coletivo, trabalhado a partir dos processos mentais, assim como pelas semioses representadas nas imagens.
id UFF-4_60864ff42c987d51fd753317cb8a0b1f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/235
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digitalNosso objetivo neste artigo é investigar significações de recursos semióticos como elementos ideológicos do gênero anúncio publicitário no meio digital. Valendo-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, o corpus constitui-se de uma peça publicitária de O Boticário no Instagram, na qual se priorizam categorias de análise das metafunções ideacional e interpessoal da Gramática Sistêmico-Funcional, bem como das metafunções representacional e interativa da Gramática do Design Visual (Teoria Multimodal). Os resultados elencados nessas categorias metafuncionais mostram que a estratégia publicitária de associar valores culturais a produtos e marcas visam construir identidades, conceitos, estilos e hábitos, por intermédio do imaginário coletivo, trabalhado a partir dos processos mentais, assim como pelas semioses representadas nas imagens.Liceu Literário Português2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/23510.18364/rc.v1i56.235Confluência; 2019: Número 56; 296-328Confluência; 2019: Número 56; 296-328Confluência; 2019: Número 56; 296-328Confluência; 2019: Número 56; 296-328Confluência; 2019: Número 56; 296-3282317-41531415-740310.18364/rc.v1i56reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/235/189Copyright (c) 2021 Arlete Ribeiro Nepomuceno, Vera Lúcia Viana de Paesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNepomuceno, Arlete Ribeirode Paes, Vera Lúcia Viana2019-08-01T15:14:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/235Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2019-08-01T15:14:01Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital
title Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital
spellingShingle Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital
Nepomuceno, Arlete Ribeiro
title_short Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital
title_full Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital
title_fullStr Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital
title_full_unstemmed Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital
title_sort Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital
author Nepomuceno, Arlete Ribeiro
author_facet Nepomuceno, Arlete Ribeiro
de Paes, Vera Lúcia Viana
author_role author
author2 de Paes, Vera Lúcia Viana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nepomuceno, Arlete Ribeiro
de Paes, Vera Lúcia Viana
description Nosso objetivo neste artigo é investigar significações de recursos semióticos como elementos ideológicos do gênero anúncio publicitário no meio digital. Valendo-se de uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, o corpus constitui-se de uma peça publicitária de O Boticário no Instagram, na qual se priorizam categorias de análise das metafunções ideacional e interpessoal da Gramática Sistêmico-Funcional, bem como das metafunções representacional e interativa da Gramática do Design Visual (Teoria Multimodal). Os resultados elencados nessas categorias metafuncionais mostram que a estratégia publicitária de associar valores culturais a produtos e marcas visam construir identidades, conceitos, estilos e hábitos, por intermédio do imaginário coletivo, trabalhado a partir dos processos mentais, assim como pelas semioses representadas nas imagens.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/235
10.18364/rc.v1i56.235
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/235
identifier_str_mv 10.18364/rc.v1i56.235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/235/189
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Arlete Ribeiro Nepomuceno, Vera Lúcia Viana de Paes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Arlete Ribeiro Nepomuceno, Vera Lúcia Viana de Paes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2019: Número 56; 296-328
Confluência; 2019: Número 56; 296-328
Confluência; 2019: Número 56; 296-328
Confluência; 2019: Número 56; 296-328
Confluência; 2019: Número 56; 296-328
2317-4153
1415-7403
10.18364/rc.v1i56
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705458751045632