Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cândido Samuel Fonseca de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Souza, Ricardo Augusto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/635
Resumo: Investigations on the topic of argument structure acquisition have been resulting in important discoveries concerning the understanding of how bilinguals minds work. The present article reports the results of an acceptability judgment task that demonstrated the behavior of high proficient Brazilian Portuguese and English bilinguals when dealing with the resultative constructions. The results of this research showed that these bilinguals are capable of learning this construction and of being sensitive to its idiosyncrasies. Thus, this study corroborates the idea that the learnability of a construction may be related to the L1 and L2 involved.
id UFF-4_7b5caae2b4556cff2aceb5ae296c9676
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/635
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglêsL2 acquisitionAcceptability judgementResultative constructionAquisição de L2Julgamento de aceitabilidadeConstrução resultativaInvestigations on the topic of argument structure acquisition have been resulting in important discoveries concerning the understanding of how bilinguals minds work. The present article reports the results of an acceptability judgment task that demonstrated the behavior of high proficient Brazilian Portuguese and English bilinguals when dealing with the resultative constructions. The results of this research showed that these bilinguals are capable of learning this construction and of being sensitive to its idiosyncrasies. Thus, this study corroborates the idea that the learnability of a construction may be related to the L1 and L2 involved.Investigações de questões relacionadas à aquisição de estrutura argumental cada vez mais trazem revelações não triviais para o entendimento do funcionamento da mente bilíngue. Este artigo relata os resultados de uma tarefa de julgamento de aceitabilidade que demonstrou o comportamento de bilíngues do português do Brasil e inglês com alta proficiência frente à construção resultativa. Os resultados desta pesquisa sugerem que tais bilíngues são capazes de aprender essa construção e de apresentar sensibilidade significativa às idiossincrasias da seleção adjetival presentes na mesma. O estudo ora descrito, assim, corrobora a ideia de que o grau de aprendizibilidade de uma construção pode estar ligado ao tipo de relação da L1 e da L2 envolvidas.Liceu Literário Português2012-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/635Confluência; 2012: Número 43; 242-260Confluência; 2012: Número 43; 242-260Confluência; 2012: Número 43; 242-260Confluência; 2012: Número 43; 242-260Confluência; 2012: Número 43; 242-2602317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/635/403https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cândido Samuel Fonseca deSouza, Ricardo Augusto de2022-02-01T12:14:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/635Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-01T12:14:11Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês
title Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês
spellingShingle Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês
Oliveira, Cândido Samuel Fonseca de
L2 acquisition
Acceptability judgement
Resultative construction
Aquisição de L2
Julgamento de aceitabilidade
Construção resultativa
title_short Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês
title_full Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês
title_fullStr Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês
title_full_unstemmed Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês
title_sort Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês
author Oliveira, Cândido Samuel Fonseca de
author_facet Oliveira, Cândido Samuel Fonseca de
Souza, Ricardo Augusto de
author_role author
author2 Souza, Ricardo Augusto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cândido Samuel Fonseca de
Souza, Ricardo Augusto de
dc.subject.por.fl_str_mv L2 acquisition
Acceptability judgement
Resultative construction
Aquisição de L2
Julgamento de aceitabilidade
Construção resultativa
topic L2 acquisition
Acceptability judgement
Resultative construction
Aquisição de L2
Julgamento de aceitabilidade
Construção resultativa
description Investigations on the topic of argument structure acquisition have been resulting in important discoveries concerning the understanding of how bilinguals minds work. The present article reports the results of an acceptability judgment task that demonstrated the behavior of high proficient Brazilian Portuguese and English bilinguals when dealing with the resultative constructions. The results of this research showed that these bilinguals are capable of learning this construction and of being sensitive to its idiosyncrasies. Thus, this study corroborates the idea that the learnability of a construction may be related to the L1 and L2 involved.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/635
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/635/403
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2012: Número 43; 242-260
Confluência; 2012: Número 43; 242-260
Confluência; 2012: Número 43; 242-260
Confluência; 2012: Número 43; 242-260
Confluência; 2012: Número 43; 242-260
2317-4153
1415-7403
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705459793330176