Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/635 |
Resumo: | Investigations on the topic of argument structure acquisition have been resulting in important discoveries concerning the understanding of how bilinguals minds work. The present article reports the results of an acceptability judgment task that demonstrated the behavior of high proficient Brazilian Portuguese and English bilinguals when dealing with the resultative constructions. The results of this research showed that these bilinguals are capable of learning this construction and of being sensitive to its idiosyncrasies. Thus, this study corroborates the idea that the learnability of a construction may be related to the L1 and L2 involved. |
id |
UFF-4_7b5caae2b4556cff2aceb5ae296c9676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/635 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglêsL2 acquisitionAcceptability judgementResultative constructionAquisição de L2Julgamento de aceitabilidadeConstrução resultativaInvestigations on the topic of argument structure acquisition have been resulting in important discoveries concerning the understanding of how bilinguals minds work. The present article reports the results of an acceptability judgment task that demonstrated the behavior of high proficient Brazilian Portuguese and English bilinguals when dealing with the resultative constructions. The results of this research showed that these bilinguals are capable of learning this construction and of being sensitive to its idiosyncrasies. Thus, this study corroborates the idea that the learnability of a construction may be related to the L1 and L2 involved.Investigações de questões relacionadas à aquisição de estrutura argumental cada vez mais trazem revelações não triviais para o entendimento do funcionamento da mente bilíngue. Este artigo relata os resultados de uma tarefa de julgamento de aceitabilidade que demonstrou o comportamento de bilíngues do português do Brasil e inglês com alta proficiência frente à construção resultativa. Os resultados desta pesquisa sugerem que tais bilíngues são capazes de aprender essa construção e de apresentar sensibilidade significativa às idiossincrasias da seleção adjetival presentes na mesma. O estudo ora descrito, assim, corrobora a ideia de que o grau de aprendizibilidade de uma construção pode estar ligado ao tipo de relação da L1 e da L2 envolvidas.Liceu Literário Português2012-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/635Confluência; 2012: Número 43; 242-260Confluência; 2012: Número 43; 242-260Confluência; 2012: Número 43; 242-260Confluência; 2012: Número 43; 242-260Confluência; 2012: Número 43; 242-2602317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/635/403https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cândido Samuel Fonseca deSouza, Ricardo Augusto de2022-02-01T12:14:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/635Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-01T12:14:11Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês |
title |
Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês |
spellingShingle |
Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês Oliveira, Cândido Samuel Fonseca de L2 acquisition Acceptability judgement Resultative construction Aquisição de L2 Julgamento de aceitabilidade Construção resultativa |
title_short |
Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês |
title_full |
Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês |
title_fullStr |
Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês |
title_full_unstemmed |
Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês |
title_sort |
Uma exploração da aprendizibilidade da construção resultativa do inglês por bilíngues do par linguístico português do Brasil e inglês |
author |
Oliveira, Cândido Samuel Fonseca de |
author_facet |
Oliveira, Cândido Samuel Fonseca de Souza, Ricardo Augusto de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Ricardo Augusto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cândido Samuel Fonseca de Souza, Ricardo Augusto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
L2 acquisition Acceptability judgement Resultative construction Aquisição de L2 Julgamento de aceitabilidade Construção resultativa |
topic |
L2 acquisition Acceptability judgement Resultative construction Aquisição de L2 Julgamento de aceitabilidade Construção resultativa |
description |
Investigations on the topic of argument structure acquisition have been resulting in important discoveries concerning the understanding of how bilinguals minds work. The present article reports the results of an acceptability judgment task that demonstrated the behavior of high proficient Brazilian Portuguese and English bilinguals when dealing with the resultative constructions. The results of this research showed that these bilinguals are capable of learning this construction and of being sensitive to its idiosyncrasies. Thus, this study corroborates the idea that the learnability of a construction may be related to the L1 and L2 involved. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/635 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/635/403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2012: Número 43; 242-260 Confluência; 2012: Número 43; 242-260 Confluência; 2012: Número 43; 242-260 Confluência; 2012: Número 43; 242-260 Confluência; 2012: Número 43; 242-260 2317-4153 1415-7403 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705459793330176 |