Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Helena
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: dos Santos, Thierry Proença
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/122
Resumo: RESUMO: Ensinar a falar uma língua viva a estrangeiros não é tarefa fácil e fazê-lo pela escrita torna-se ainda mais complexo. Isso comprova-se na transição do século XIX para o XX, no processo de ensino/aprendizagem da pronúncia do Português como Língua Estrangeira (PLE) para francófonos. Naquela época, em França, ao ensinar a falar PLE através do método da “pronúncia figurada”, privilegiavam a escrita. Este recurso foi seguido pelos gramáticos-pedagogos G. Hamonière, Paulino de Souza e Luís Simões da Fonseca. Damos uma visão geral das suas propostas, comparando-as quanto ao vocalismo oral, a fim de saber que pronúncia ensinavam. PALAVRAS-CHAVE: PLE, França, gramáticas oitocentistas, pronúncia figurada, vocalismo tónico
id UFF-4_9b2a685c042c1f5a142b637d51116437
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/122
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na FrançaRESUMO: Ensinar a falar uma língua viva a estrangeiros não é tarefa fácil e fazê-lo pela escrita torna-se ainda mais complexo. Isso comprova-se na transição do século XIX para o XX, no processo de ensino/aprendizagem da pronúncia do Português como Língua Estrangeira (PLE) para francófonos. Naquela época, em França, ao ensinar a falar PLE através do método da “pronúncia figurada”, privilegiavam a escrita. Este recurso foi seguido pelos gramáticos-pedagogos G. Hamonière, Paulino de Souza e Luís Simões da Fonseca. Damos uma visão geral das suas propostas, comparando-as quanto ao vocalismo oral, a fim de saber que pronúncia ensinavam. PALAVRAS-CHAVE: PLE, França, gramáticas oitocentistas, pronúncia figurada, vocalismo tónicoLiceu Literário Português2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/12210.18364/rc.v1i50.122Confluência; 2016: número 50; 122-142Confluência; 2016: número 50; 122-142Confluência; 2016: número 50; 122-142Confluência; 2016: número 50; 122-142Confluência; 2016: número 50; 122-1422317-41531415-740310.18364/rc.v1i50reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/122/86Copyright (c) 2021 Helena Rebelo, Thierry Proença dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebelo, Helenados Santos, Thierry Proença2017-08-26T02:19:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/122Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2017-08-26T02:19:32Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França
title Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França
spellingShingle Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França
Rebelo, Helena
title_short Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França
title_full Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França
title_fullStr Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França
title_full_unstemmed Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França
title_sort Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França
author Rebelo, Helena
author_facet Rebelo, Helena
dos Santos, Thierry Proença
author_role author
author2 dos Santos, Thierry Proença
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Helena
dos Santos, Thierry Proença
description RESUMO: Ensinar a falar uma língua viva a estrangeiros não é tarefa fácil e fazê-lo pela escrita torna-se ainda mais complexo. Isso comprova-se na transição do século XIX para o XX, no processo de ensino/aprendizagem da pronúncia do Português como Língua Estrangeira (PLE) para francófonos. Naquela época, em França, ao ensinar a falar PLE através do método da “pronúncia figurada”, privilegiavam a escrita. Este recurso foi seguido pelos gramáticos-pedagogos G. Hamonière, Paulino de Souza e Luís Simões da Fonseca. Damos uma visão geral das suas propostas, comparando-as quanto ao vocalismo oral, a fim de saber que pronúncia ensinavam. PALAVRAS-CHAVE: PLE, França, gramáticas oitocentistas, pronúncia figurada, vocalismo tónico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/122
10.18364/rc.v1i50.122
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/122
identifier_str_mv 10.18364/rc.v1i50.122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/122/86
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Helena Rebelo, Thierry Proença dos Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Helena Rebelo, Thierry Proença dos Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2016: número 50; 122-142
Confluência; 2016: número 50; 122-142
Confluência; 2016: número 50; 122-142
Confluência; 2016: número 50; 122-142
Confluência; 2016: número 50; 122-142
2317-4153
1415-7403
10.18364/rc.v1i50
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705458248777728