Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/122 |
Resumo: | RESUMO: Ensinar a falar uma língua viva a estrangeiros não é tarefa fácil e fazê-lo pela escrita torna-se ainda mais complexo. Isso comprova-se na transição do século XIX para o XX, no processo de ensino/aprendizagem da pronúncia do Português como Língua Estrangeira (PLE) para francófonos. Naquela época, em França, ao ensinar a falar PLE através do método da “pronúncia figurada”, privilegiavam a escrita. Este recurso foi seguido pelos gramáticos-pedagogos G. Hamonière, Paulino de Souza e Luís Simões da Fonseca. Damos uma visão geral das suas propostas, comparando-as quanto ao vocalismo oral, a fim de saber que pronúncia ensinavam. PALAVRAS-CHAVE: PLE, França, gramáticas oitocentistas, pronúncia figurada, vocalismo tónico |
id |
UFF-4_9b2a685c042c1f5a142b637d51116437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/122 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na FrançaRESUMO: Ensinar a falar uma língua viva a estrangeiros não é tarefa fácil e fazê-lo pela escrita torna-se ainda mais complexo. Isso comprova-se na transição do século XIX para o XX, no processo de ensino/aprendizagem da pronúncia do Português como Língua Estrangeira (PLE) para francófonos. Naquela época, em França, ao ensinar a falar PLE através do método da “pronúncia figurada”, privilegiavam a escrita. Este recurso foi seguido pelos gramáticos-pedagogos G. Hamonière, Paulino de Souza e Luís Simões da Fonseca. Damos uma visão geral das suas propostas, comparando-as quanto ao vocalismo oral, a fim de saber que pronúncia ensinavam. PALAVRAS-CHAVE: PLE, França, gramáticas oitocentistas, pronúncia figurada, vocalismo tónicoLiceu Literário Português2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/12210.18364/rc.v1i50.122Confluência; 2016: número 50; 122-142Confluência; 2016: número 50; 122-142Confluência; 2016: número 50; 122-142Confluência; 2016: número 50; 122-142Confluência; 2016: número 50; 122-1422317-41531415-740310.18364/rc.v1i50reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/122/86Copyright (c) 2021 Helena Rebelo, Thierry Proença dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebelo, Helenados Santos, Thierry Proença2017-08-26T02:19:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/122Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2017-08-26T02:19:32Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França |
title |
Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França |
spellingShingle |
Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França Rebelo, Helena |
title_short |
Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França |
title_full |
Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França |
title_fullStr |
Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França |
title_full_unstemmed |
Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França |
title_sort |
Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França |
author |
Rebelo, Helena |
author_facet |
Rebelo, Helena dos Santos, Thierry Proença |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Thierry Proença |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Helena dos Santos, Thierry Proença |
description |
RESUMO: Ensinar a falar uma língua viva a estrangeiros não é tarefa fácil e fazê-lo pela escrita torna-se ainda mais complexo. Isso comprova-se na transição do século XIX para o XX, no processo de ensino/aprendizagem da pronúncia do Português como Língua Estrangeira (PLE) para francófonos. Naquela época, em França, ao ensinar a falar PLE através do método da “pronúncia figurada”, privilegiavam a escrita. Este recurso foi seguido pelos gramáticos-pedagogos G. Hamonière, Paulino de Souza e Luís Simões da Fonseca. Damos uma visão geral das suas propostas, comparando-as quanto ao vocalismo oral, a fim de saber que pronúncia ensinavam. PALAVRAS-CHAVE: PLE, França, gramáticas oitocentistas, pronúncia figurada, vocalismo tónico |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/122 10.18364/rc.v1i50.122 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/122 |
identifier_str_mv |
10.18364/rc.v1i50.122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/122/86 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Helena Rebelo, Thierry Proença dos Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Helena Rebelo, Thierry Proença dos Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2016: número 50; 122-142 Confluência; 2016: número 50; 122-142 Confluência; 2016: número 50; 122-142 Confluência; 2016: número 50; 122-142 Confluência; 2016: número 50; 122-142 2317-4153 1415-7403 10.18364/rc.v1i50 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705458248777728 |