Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/82 |
Resumo: | RESUMO: Este trabalho discute o processo de implementação do ensino da Língua Portuguesa no Nordeste com os métodos de ensino: Mútuo (século XIX) e Multisseriado (século XXI). Busca-se, assim, identificar as (des)continuidades linguísticas das concepções de gramática e língua/linguagem, para isso, toma-se como corpus a Grammatica Elementar da Lingua Portugueza, de Filippe B. O. Condurú (1888); o Caderno de ensino e aprendizagem: Língua Portuguesa 4 e 5 e o Caderno do Educador: Língua Portuguesa, de Selma A. P. W. Dias (2010). O trabalho ancora-se nas proposições da Historiografia Linguística, representada por Konrad Köerner (1996), bem como na organização proposta por Swiggers (2013). PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; Historiografia Linguística; Ensino mútuo; Ensino multisseriado |
id |
UFF-4_c408baef31f4d6a4da885d7bf6c9ca5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/82 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no NordesteRESUMO: Este trabalho discute o processo de implementação do ensino da Língua Portuguesa no Nordeste com os métodos de ensino: Mútuo (século XIX) e Multisseriado (século XXI). Busca-se, assim, identificar as (des)continuidades linguísticas das concepções de gramática e língua/linguagem, para isso, toma-se como corpus a Grammatica Elementar da Lingua Portugueza, de Filippe B. O. Condurú (1888); o Caderno de ensino e aprendizagem: Língua Portuguesa 4 e 5 e o Caderno do Educador: Língua Portuguesa, de Selma A. P. W. Dias (2010). O trabalho ancora-se nas proposições da Historiografia Linguística, representada por Konrad Köerner (1996), bem como na organização proposta por Swiggers (2013). PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; Historiografia Linguística; Ensino mútuo; Ensino multisseriadoLiceu Literário Português2015-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/8210.18364/rc.v1i49.82Confluência; 2015: Número 49; 255-270Confluência; 2015: Número 49; 255-270Confluência; 2015: Número 49; 255-270Confluência; 2015: Número 49; 255-270Confluência; 2015: Número 49; 255-2702317-41531415-740310.18364/rc.v1i49reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/82/71Copyright (c) 2021 Patrícia Silvestre Leite Di Iorio, Sonia Maria Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessIorio, Patrícia Silvestre Leite DiNogueira, Sonia Maria2017-08-26T02:19:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/82Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2017-08-26T02:19:54Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste |
title |
Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste |
spellingShingle |
Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste Iorio, Patrícia Silvestre Leite Di |
title_short |
Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste |
title_full |
Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste |
title_fullStr |
Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste |
title_full_unstemmed |
Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste |
title_sort |
Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste |
author |
Iorio, Patrícia Silvestre Leite Di |
author_facet |
Iorio, Patrícia Silvestre Leite Di Nogueira, Sonia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Sonia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iorio, Patrícia Silvestre Leite Di Nogueira, Sonia Maria |
description |
RESUMO: Este trabalho discute o processo de implementação do ensino da Língua Portuguesa no Nordeste com os métodos de ensino: Mútuo (século XIX) e Multisseriado (século XXI). Busca-se, assim, identificar as (des)continuidades linguísticas das concepções de gramática e língua/linguagem, para isso, toma-se como corpus a Grammatica Elementar da Lingua Portugueza, de Filippe B. O. Condurú (1888); o Caderno de ensino e aprendizagem: Língua Portuguesa 4 e 5 e o Caderno do Educador: Língua Portuguesa, de Selma A. P. W. Dias (2010). O trabalho ancora-se nas proposições da Historiografia Linguística, representada por Konrad Köerner (1996), bem como na organização proposta por Swiggers (2013). PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; Historiografia Linguística; Ensino mútuo; Ensino multisseriado |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/82 10.18364/rc.v1i49.82 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/82 |
identifier_str_mv |
10.18364/rc.v1i49.82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/82/71 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Patrícia Silvestre Leite Di Iorio, Sonia Maria Nogueira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Patrícia Silvestre Leite Di Iorio, Sonia Maria Nogueira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2015: Número 49; 255-270 Confluência; 2015: Número 49; 255-270 Confluência; 2015: Número 49; 255-270 Confluência; 2015: Número 49; 255-270 Confluência; 2015: Número 49; 255-270 2317-4153 1415-7403 10.18364/rc.v1i49 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705458209980416 |