Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iorio, Patrícia Silvestre Leite Di
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nogueira, Sonia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/82
Resumo: RESUMO: Este trabalho discute o processo de implementação do ensino da Língua Portuguesa no Nordeste com os métodos de ensino: Mútuo (século XIX) e Multisseriado (século XXI). Busca-se, assim, identificar as (des)continuidades linguísticas das concepções de gramática e língua/linguagem, para isso, toma-se como corpus a Grammatica Elementar da Lingua Portugueza, de Filippe B. O. Condurú (1888); o Caderno de ensino e aprendizagem: Língua Portuguesa 4 e 5 e o Caderno do Educador: Língua Portuguesa, de Selma A. P. W. Dias (2010). O trabalho ancora-se nas proposições da Historiografia Linguística, representada por Konrad Köerner (1996), bem como na organização proposta por Swiggers (2013). PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; Historiografia Linguística; Ensino mútuo; Ensino multisseriado
id UFF-4_c408baef31f4d6a4da885d7bf6c9ca5d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/82
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no NordesteRESUMO: Este trabalho discute o processo de implementação do ensino da Língua Portuguesa no Nordeste com os métodos de ensino: Mútuo (século XIX) e Multisseriado (século XXI). Busca-se, assim, identificar as (des)continuidades linguísticas das concepções de gramática e língua/linguagem, para isso, toma-se como corpus a Grammatica Elementar da Lingua Portugueza, de Filippe B. O. Condurú (1888); o Caderno de ensino e aprendizagem: Língua Portuguesa 4 e 5 e o Caderno do Educador: Língua Portuguesa, de Selma A. P. W. Dias (2010). O trabalho ancora-se nas proposições da Historiografia Linguística, representada por Konrad Köerner (1996), bem como na organização proposta por Swiggers (2013). PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; Historiografia Linguística; Ensino mútuo; Ensino multisseriadoLiceu Literário Português2015-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/8210.18364/rc.v1i49.82Confluência; 2015: Número 49; 255-270Confluência; 2015: Número 49; 255-270Confluência; 2015: Número 49; 255-270Confluência; 2015: Número 49; 255-270Confluência; 2015: Número 49; 255-2702317-41531415-740310.18364/rc.v1i49reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/82/71Copyright (c) 2021 Patrícia Silvestre Leite Di Iorio, Sonia Maria Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessIorio, Patrícia Silvestre Leite DiNogueira, Sonia Maria2017-08-26T02:19:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/82Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2017-08-26T02:19:54Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste
title Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste
spellingShingle Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste
Iorio, Patrícia Silvestre Leite Di
title_short Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste
title_full Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste
title_fullStr Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste
title_full_unstemmed Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste
title_sort Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste
author Iorio, Patrícia Silvestre Leite Di
author_facet Iorio, Patrícia Silvestre Leite Di
Nogueira, Sonia Maria
author_role author
author2 Nogueira, Sonia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iorio, Patrícia Silvestre Leite Di
Nogueira, Sonia Maria
description RESUMO: Este trabalho discute o processo de implementação do ensino da Língua Portuguesa no Nordeste com os métodos de ensino: Mútuo (século XIX) e Multisseriado (século XXI). Busca-se, assim, identificar as (des)continuidades linguísticas das concepções de gramática e língua/linguagem, para isso, toma-se como corpus a Grammatica Elementar da Lingua Portugueza, de Filippe B. O. Condurú (1888); o Caderno de ensino e aprendizagem: Língua Portuguesa 4 e 5 e o Caderno do Educador: Língua Portuguesa, de Selma A. P. W. Dias (2010). O trabalho ancora-se nas proposições da Historiografia Linguística, representada por Konrad Köerner (1996), bem como na organização proposta por Swiggers (2013). PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; Historiografia Linguística; Ensino mútuo; Ensino multisseriado
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/82
10.18364/rc.v1i49.82
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/82
identifier_str_mv 10.18364/rc.v1i49.82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/82/71
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Patrícia Silvestre Leite Di Iorio, Sonia Maria Nogueira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Patrícia Silvestre Leite Di Iorio, Sonia Maria Nogueira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2015: Número 49; 255-270
Confluência; 2015: Número 49; 255-270
Confluência; 2015: Número 49; 255-270
Confluência; 2015: Número 49; 255-270
Confluência; 2015: Número 49; 255-270
2317-4153
1415-7403
10.18364/rc.v1i49
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705458209980416