Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Givan Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Souza, Sônia Regina Antunes Naufal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/153
Resumo: RESUMO: Este artigo tem por objetivos apresentar e analisar a aplicação de uma proposta didática de trabalho com leitura na escola, com base em operações de pensamento - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, para auxiliar o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes a competência leitora de textos. A pesquisa concebe a leitura numa visão cognitiva e sociointeracional e se caracteriza, basicamente, como de campo, experimental e analítica. Os resultados demonstram uma apropriação satisfatória dos estudantes sobre as operações de pensamento e seu uso consciente como estratégia para chegar ao entendimento global e coerente de textos. PALAVRAS-CHAVE: Ensino escolar de leitura de textos. Operações de pensamento. Proposta didática.
id UFF-4_d59232f7df5ac80feeeb5ae0ebe53c6f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/153
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didáticaRESUMO: Este artigo tem por objetivos apresentar e analisar a aplicação de uma proposta didática de trabalho com leitura na escola, com base em operações de pensamento - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, para auxiliar o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes a competência leitora de textos. A pesquisa concebe a leitura numa visão cognitiva e sociointeracional e se caracteriza, basicamente, como de campo, experimental e analítica. Os resultados demonstram uma apropriação satisfatória dos estudantes sobre as operações de pensamento e seu uso consciente como estratégia para chegar ao entendimento global e coerente de textos. PALAVRAS-CHAVE: Ensino escolar de leitura de textos. Operações de pensamento. Proposta didática.Liceu Literário Português2017-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/15310.18364/rc.v1i52.153Confluência; 2017: número 52; 180-211Confluência; 2017: número 52; 180-211Confluência; 2017: número 52; 180-211Confluência; 2017: número 52; 180-211Confluência; 2017: número 52; 180-2112317-41531415-740310.18364/rc.v1i52reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/153/114Copyright (c) 2021 Givan Ferreira Santos, Sônia Regina Antunes Naufal de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Givan Ferreirade Souza, Sônia Regina Antunes Naufal2017-08-26T02:15:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/153Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2017-08-26T02:15:30Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
title Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
spellingShingle Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
Santos, Givan Ferreira
title_short Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
title_full Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
title_fullStr Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
title_full_unstemmed Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
title_sort Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
author Santos, Givan Ferreira
author_facet Santos, Givan Ferreira
de Souza, Sônia Regina Antunes Naufal
author_role author
author2 de Souza, Sônia Regina Antunes Naufal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Givan Ferreira
de Souza, Sônia Regina Antunes Naufal
description RESUMO: Este artigo tem por objetivos apresentar e analisar a aplicação de uma proposta didática de trabalho com leitura na escola, com base em operações de pensamento - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, para auxiliar o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes a competência leitora de textos. A pesquisa concebe a leitura numa visão cognitiva e sociointeracional e se caracteriza, basicamente, como de campo, experimental e analítica. Os resultados demonstram uma apropriação satisfatória dos estudantes sobre as operações de pensamento e seu uso consciente como estratégia para chegar ao entendimento global e coerente de textos. PALAVRAS-CHAVE: Ensino escolar de leitura de textos. Operações de pensamento. Proposta didática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/153
10.18364/rc.v1i52.153
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/153
identifier_str_mv 10.18364/rc.v1i52.153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/153/114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Givan Ferreira Santos, Sônia Regina Antunes Naufal de Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Givan Ferreira Santos, Sônia Regina Antunes Naufal de Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2017: número 52; 180-211
Confluência; 2017: número 52; 180-211
Confluência; 2017: número 52; 180-211
Confluência; 2017: número 52; 180-211
Confluência; 2017: número 52; 180-211
2317-4153
1415-7403
10.18364/rc.v1i52
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705458267652096