A fluência e compreensão leitora em diferentes níveis de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/172 |
Resumo: | RESUMO: Fluência de leitura é a habilidade e precisão com que o indivíduo decodifica um texto. Leitores em processo de escolarização, por gastarem muito tempo na decodificação, apresentam níveis de velocidade e precisão de leitura inferiores aos níveis de leitores escolarizados. Por essa razão, a compreensão da leitura também é comprometida, uma vez que não sobra espaço e tempo para a realização de operações complexas como análise sintática, integração semântica dos constituintes da frase e integração das frases na organização textual, processos importantes na compreensão da leitura. O nosso objetivo foi investigar em que medida a velocidade, precisão e compreensão de leitura se relacionam com o nível de escolaridade. PALAVRAS-CHAVE: Fluência de leitura; compreensão de leitura; nível de escolaridade. |
id |
UFF-4_db936ce3a246490c387c77f961bebae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/172 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
A fluência e compreensão leitora em diferentes níveis de escolaridadeRESUMO: Fluência de leitura é a habilidade e precisão com que o indivíduo decodifica um texto. Leitores em processo de escolarização, por gastarem muito tempo na decodificação, apresentam níveis de velocidade e precisão de leitura inferiores aos níveis de leitores escolarizados. Por essa razão, a compreensão da leitura também é comprometida, uma vez que não sobra espaço e tempo para a realização de operações complexas como análise sintática, integração semântica dos constituintes da frase e integração das frases na organização textual, processos importantes na compreensão da leitura. O nosso objetivo foi investigar em que medida a velocidade, precisão e compreensão de leitura se relacionam com o nível de escolaridade. PALAVRAS-CHAVE: Fluência de leitura; compreensão de leitura; nível de escolaridade.Liceu Literário Português2017-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/17210.18364/rc.v1i52.172Confluência; 2017: número 52; 232-256Confluência; 2017: número 52; 232-256Confluência; 2017: número 52; 232-256Confluência; 2017: número 52; 232-256Confluência; 2017: número 52; 232-2562317-41531415-740310.18364/rc.v1i52reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/172/116Copyright (c) 2021 Alcione de Jesus Santos, Vera Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alcione de JesusPacheco, Vera2017-08-26T02:15:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/172Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2017-08-26T02:15:30Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fluência e compreensão leitora em diferentes níveis de escolaridade |
title |
A fluência e compreensão leitora em diferentes níveis de escolaridade |
spellingShingle |
A fluência e compreensão leitora em diferentes níveis de escolaridade Santos, Alcione de Jesus |
title_short |
A fluência e compreensão leitora em diferentes níveis de escolaridade |
title_full |
A fluência e compreensão leitora em diferentes níveis de escolaridade |
title_fullStr |
A fluência e compreensão leitora em diferentes níveis de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A fluência e compreensão leitora em diferentes níveis de escolaridade |
title_sort |
A fluência e compreensão leitora em diferentes níveis de escolaridade |
author |
Santos, Alcione de Jesus |
author_facet |
Santos, Alcione de Jesus Pacheco, Vera |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Vera |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alcione de Jesus Pacheco, Vera |
description |
RESUMO: Fluência de leitura é a habilidade e precisão com que o indivíduo decodifica um texto. Leitores em processo de escolarização, por gastarem muito tempo na decodificação, apresentam níveis de velocidade e precisão de leitura inferiores aos níveis de leitores escolarizados. Por essa razão, a compreensão da leitura também é comprometida, uma vez que não sobra espaço e tempo para a realização de operações complexas como análise sintática, integração semântica dos constituintes da frase e integração das frases na organização textual, processos importantes na compreensão da leitura. O nosso objetivo foi investigar em que medida a velocidade, precisão e compreensão de leitura se relacionam com o nível de escolaridade. PALAVRAS-CHAVE: Fluência de leitura; compreensão de leitura; nível de escolaridade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/172 10.18364/rc.v1i52.172 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/172 |
identifier_str_mv |
10.18364/rc.v1i52.172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/172/116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Alcione de Jesus Santos, Vera Pacheco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Alcione de Jesus Santos, Vera Pacheco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2017: número 52; 232-256 Confluência; 2017: número 52; 232-256 Confluência; 2017: número 52; 232-256 Confluência; 2017: número 52; 232-256 Confluência; 2017: número 52; 232-256 2317-4153 1415-7403 10.18364/rc.v1i52 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705458277089280 |