Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Luiza Macêdo de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Abraçado, Jussara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/629
Resumo: In this article are analyzed, with the parameters proposed by Lima- Hernandez (2004), forms of sentences connection involving expression of time. It is intended here, with the backing of theoretical linguistic functionalism, verify and quantify, in percentage terms, the ways in which the notion of time is established in student’s writings, seeking to uncover the motivations that influence this organization. In the results, we highlight evidence that the manifestation of time in complex sentences takes place preferentially through hypotactic finite clauses, with a clear preference in terms of ordering by allocating in initial position the sentence that carries the time expression.
id UFF-4_dbf0ba6c9a2d7687b8691a1640795b9c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/629
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamentalClauses connectionTime expressionLinguistic functionalismConexão de oraçõesExpressão do tempoFuncionalismo linguísticoIn this article are analyzed, with the parameters proposed by Lima- Hernandez (2004), forms of sentences connection involving expression of time. It is intended here, with the backing of theoretical linguistic functionalism, verify and quantify, in percentage terms, the ways in which the notion of time is established in student’s writings, seeking to uncover the motivations that influence this organization. In the results, we highlight evidence that the manifestation of time in complex sentences takes place preferentially through hypotactic finite clauses, with a clear preference in terms of ordering by allocating in initial position the sentence that carries the time expression.Neste artigo são analisadas, com os parâmetros propostos por Lima-Hernandes (2004), as formas de conexão de orações envolvendo a expressão do tempo. Pretende-se aqui, com o respaldo teórico do funcionalismo linguístico, verificar e quantificar, em termos percentuais, as formas pelas quais a noção de tempo é estabelecida nas redações, buscando desvelar as motivações que influenciam tal organização. Nos resultados encontrados, destacam-se evidências de que a manifestação de tempo em orações complexas se dá, preferencialmente, através de orações hipotáticas finitas, havendo clara preferência, em termos de ordenação, por alocar em posição inicial a oração que carrega a marca temporal.Liceu Literário Português2012-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/629Confluência; 2012: Número 43; 136-159Confluência; 2012: Número 43; 136-159Confluência; 2012: Número 43; 136-159Confluência; 2012: Número 43; 136-159Confluência; 2012: Número 43; 136-1592317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/629/397https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria Luiza Macêdo deAbraçado, Jussara2022-02-01T12:14:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/629Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-01T12:14:11Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental
title Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental
spellingShingle Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental
Lima, Maria Luiza Macêdo de
Clauses connection
Time expression
Linguistic functionalism
Conexão de orações
Expressão do tempo
Funcionalismo linguístico
title_short Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental
title_full Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental
title_fullStr Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental
title_full_unstemmed Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental
title_sort Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental
author Lima, Maria Luiza Macêdo de
author_facet Lima, Maria Luiza Macêdo de
Abraçado, Jussara
author_role author
author2 Abraçado, Jussara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Luiza Macêdo de
Abraçado, Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv Clauses connection
Time expression
Linguistic functionalism
Conexão de orações
Expressão do tempo
Funcionalismo linguístico
topic Clauses connection
Time expression
Linguistic functionalism
Conexão de orações
Expressão do tempo
Funcionalismo linguístico
description In this article are analyzed, with the parameters proposed by Lima- Hernandez (2004), forms of sentences connection involving expression of time. It is intended here, with the backing of theoretical linguistic functionalism, verify and quantify, in percentage terms, the ways in which the notion of time is established in student’s writings, seeking to uncover the motivations that influence this organization. In the results, we highlight evidence that the manifestation of time in complex sentences takes place preferentially through hypotactic finite clauses, with a clear preference in terms of ordering by allocating in initial position the sentence that carries the time expression.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/629
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/629/397
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2012: Número 43; 136-159
Confluência; 2012: Número 43; 136-159
Confluência; 2012: Número 43; 136-159
Confluência; 2012: Número 43; 136-159
Confluência; 2012: Número 43; 136-159
2317-4153
1415-7403
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705459783892992