Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/629 |
Resumo: | In this article are analyzed, with the parameters proposed by Lima- Hernandez (2004), forms of sentences connection involving expression of time. It is intended here, with the backing of theoretical linguistic functionalism, verify and quantify, in percentage terms, the ways in which the notion of time is established in student’s writings, seeking to uncover the motivations that influence this organization. In the results, we highlight evidence that the manifestation of time in complex sentences takes place preferentially through hypotactic finite clauses, with a clear preference in terms of ordering by allocating in initial position the sentence that carries the time expression. |
id |
UFF-4_dbf0ba6c9a2d7687b8691a1640795b9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/629 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamentalClauses connectionTime expressionLinguistic functionalismConexão de oraçõesExpressão do tempoFuncionalismo linguísticoIn this article are analyzed, with the parameters proposed by Lima- Hernandez (2004), forms of sentences connection involving expression of time. It is intended here, with the backing of theoretical linguistic functionalism, verify and quantify, in percentage terms, the ways in which the notion of time is established in student’s writings, seeking to uncover the motivations that influence this organization. In the results, we highlight evidence that the manifestation of time in complex sentences takes place preferentially through hypotactic finite clauses, with a clear preference in terms of ordering by allocating in initial position the sentence that carries the time expression.Neste artigo são analisadas, com os parâmetros propostos por Lima-Hernandes (2004), as formas de conexão de orações envolvendo a expressão do tempo. Pretende-se aqui, com o respaldo teórico do funcionalismo linguístico, verificar e quantificar, em termos percentuais, as formas pelas quais a noção de tempo é estabelecida nas redações, buscando desvelar as motivações que influenciam tal organização. Nos resultados encontrados, destacam-se evidências de que a manifestação de tempo em orações complexas se dá, preferencialmente, através de orações hipotáticas finitas, havendo clara preferência, em termos de ordenação, por alocar em posição inicial a oração que carrega a marca temporal.Liceu Literário Português2012-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/629Confluência; 2012: Número 43; 136-159Confluência; 2012: Número 43; 136-159Confluência; 2012: Número 43; 136-159Confluência; 2012: Número 43; 136-159Confluência; 2012: Número 43; 136-1592317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/629/397https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria Luiza Macêdo deAbraçado, Jussara2022-02-01T12:14:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/629Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-01T12:14:11Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental |
title |
Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental |
spellingShingle |
Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental Lima, Maria Luiza Macêdo de Clauses connection Time expression Linguistic functionalism Conexão de orações Expressão do tempo Funcionalismo linguístico |
title_short |
Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental |
title_full |
Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental |
title_fullStr |
Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental |
title_sort |
Conexão de orações: expressão do tempo em redações de alunos do segundo segmento do ensino fundamental |
author |
Lima, Maria Luiza Macêdo de |
author_facet |
Lima, Maria Luiza Macêdo de Abraçado, Jussara |
author_role |
author |
author2 |
Abraçado, Jussara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria Luiza Macêdo de Abraçado, Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clauses connection Time expression Linguistic functionalism Conexão de orações Expressão do tempo Funcionalismo linguístico |
topic |
Clauses connection Time expression Linguistic functionalism Conexão de orações Expressão do tempo Funcionalismo linguístico |
description |
In this article are analyzed, with the parameters proposed by Lima- Hernandez (2004), forms of sentences connection involving expression of time. It is intended here, with the backing of theoretical linguistic functionalism, verify and quantify, in percentage terms, the ways in which the notion of time is established in student’s writings, seeking to uncover the motivations that influence this organization. In the results, we highlight evidence that the manifestation of time in complex sentences takes place preferentially through hypotactic finite clauses, with a clear preference in terms of ordering by allocating in initial position the sentence that carries the time expression. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/629 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/629/397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2012: Número 43; 136-159 Confluência; 2012: Número 43; 136-159 Confluência; 2012: Número 43; 136-159 Confluência; 2012: Número 43; 136-159 Confluência; 2012: Número 43; 136-159 2317-4153 1415-7403 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705459783892992 |